quarta-feira, 22 de novembro de 2017



A Magia da  Infância






Ana Karla Farias

     Os ombros suportam o mundo e ele não pesa mais do que a mão de uma criança, assim já dizia o poeta itabirano, em uma de suas obras magistrais. Mal sabia ele que esse trecho poético seria suficiente para traduzir os caminhos traçados por José.

     Menino de oito anos, de corpo esguio, Zezinho como costumeiramente era chamado pelos conhecidos e familiares, apesar da pouca idade, já conhecia muito bem os encargos da vida adulta e todos os percalços de quem precisa lutar pela sobrevivência diária. Acordar ainda de barriga vazia e com a pesada consciência de que necessita arrumar uns trocados para comprar o pão lá na padaria do bairro.

     Filho de lavandeira, Zezinho morava em um casebre na periferia. Era um lar humilde, de apenas dois cômodos e banheiro, mas lá vivenciava seus poucos momentos de infância. Brinquedos quase não os tinha, só quinquilharias que encontrava pelas ruas, algumas doadas por vizinhos, mas os carinhos de sua mãe Dora e da irmã mais nova Dulce, acalentavam seu espírito e arrancavam sorrisos marcantes do semblante da criança.

      Por motivos circunstanciais, Zezinho era um menino mais amadurecido do que os outros coleguinhas de sua idade. Cresceu com a ausência do pai. No início essa falta lhe doía, chegava a ser latejante. Na escola, indagavam ao menino sobre seu pai e as outras crianças de quando em quando mencionavam a figura paterna. Os pais iam deixá-las na escola ou lhes presenteavam com brinquedos. No entanto, Zezinho foi aprendendo a conviver com o vazio deixado pela indiferença do pai. O menino esperto começou a encarar a ausência não como falta, mas como uma companheira inseparável. O próprio já se auto-intitulava o homem da casa, baseado na idéia patriarcal de entidade familiar.

      O fato de não ter a figura paterna para lhe dar ensinamentos e arcar com as despesas do lar, apesar de sofrível, serviu para tornar a criança mais altruísta, sempre dedicada a ser útil e zelar pela sua família, que se reduzia à Dora e Dulce. Os vizinhos comentavam com freqüência: “Dora, seu filho é um menino de ouro”. E a mãe enchia o peito de orgulho, posto que apesar das pedras no caminho, seu filho crescia cheio de valores humanos e ela conseguia manter um lar, com muitas dificuldades, mas feliz. 

      Era doloroso ver o filho tão pequenino ainda, tendo de fazer bicos para ajudar no orçamento da casa. Queria ter uma renda melhor, para poupá-lo das intempéries da responsabilidade de uma vida adulta. Desejava Dora que seu filho tivesse um dia-a-dia comum às demais crianças, sem preocupações, dedicado à escola e a aproveitar a leveza de uma infância lúdica. Mas os caminhos tortuosos lhes reservaram outra realidade. Só restava enfrentá-la e, quem sabe, futuramente converter os pedregulhos em flores.

     Hoje, Zezinho levantou cedo como de praxe, mas está de bolsos vazios. Não conseguiu ninharia alguma para saciar a fome. O menino acabara então de conhecer o sentimento de revolta, estava triste e indignado por ter de voltar para casa sem um único tostão e por não ter tido a sorte de ter uma situação financeira confortável e uma vida digna, como muitas crianças de sua faixa etária. 

        A pobre criança maldizia a Deus que o abandonara, mesmo conhecendo suas fraquezas e esbravejava pensando no pai desnaturado que tinha ou não tinha. Enquanto percorria o caminho de casa, Zezinho ouviu gritarem por seu nome. Era um amigo do bairro que lhe convidava para jogar uma pelada junto aos outros pequenos. O mundo pueril bradou mais alto e os problemas, por ora, se dissiparam. Era a magia da infância e o seu poder de tornar os dissabores da vida leves como uma pena.

E lá se ia o menino, estampando a felicidade no rosto, com uma bola ao alcance da mão.

ANA KARLA FARIAS é jornalista e acadêmica de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.


 Escrito por Paulo Martins às 13h52
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Decisão do STF preocupa Assembleia de Deus

O pastor Francisco Vicente de Oliveira, segundo-vice-presidente da Assembleia de Deus em Mossoró, disse que a sociedade brasileira vive momentos de turbulência. No culto de instrução da palavra de Deus, nesta sexta-feira, no templo sede daquela igreja, ele se referiu à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu, por unanimidade, como união estável ou entidade familiar a união homoafetiva, ou, em palavras mais claras, o casamento entre homossexuais e os direitos decorrentes do ato.

No seio da igreja o clima é de preocupação com as conseqüências que a decisão do STF trará para o evangelho.

No entanto, o pastor Francisco Vicente disse que a igreja não deve desanimar, mas atuar como um muro de proteção para a sociedade. Francisco Vicente exortou a igreja, mencionando as palavras do Senhor Jesus Cristo, segundo as quais “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja” (Livro de Mateus, capítulo 16, versículo 18).


 Escrito por Paulo Martins às 00h13
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Pastor Silas Daniel critica decisão Supremo Tribunal Federal

O escritor e chefe de jornalismo da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD), pastor Silas Daniel, escreveu artigo no site CPAD News e criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).


A decisão do STF e o preocupante espírito do nosso tempo

Fim dos tempos: Em nome do liberalismo social, nem a Constituição vale mais para “A guardiã da Constituição”

O que o Supremo Tribunal Federal fez ontem é uma das demonstrações mais clamorosas do absurdo do espírito do nosso tempo. A decisão de dar status de entidade familiar às uniões entre pessoas do mesmo sexo já é uma evidência da acelerada mudança de valores em nossos dias, que, segundo as Escrituras, sinaliza o avizinhamento do fim da História (Rm 1.24-27); mas, o que aconteceu ontem foi muito mais além. A instituição fundada com a missão de ser “A guardiã da Constituição” simplesmente desprezou solenemente o texto constitucional em nome do cumprimento da agenda do liberalismo social.
 Leia mais AQUI.


 Escrito por Paulo Martins às 00h11
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Entrevista, música e evangelho no programa “Vida...”

A professora Maria Iale Cunha será entrevistada do programa “Vida Abundante”, que vai ao ar, neste sábado, às 8 horas, na TV Ponta Negra, canal 3 em Mossoró.

O programa terá a participação do cantor Allisson Miranda, da congregação da Asssembleia de Deus Carnaubla 2, em Mossoró.

A odontóloga e coordenadora de mulheres da AD Mossoró, Fátima Araújo Silva, ministrará uma mensagem especial para as mães.

O programa “Vida...” é uma realização da Assembleia de Deus em Mossoró.


 Escrito por Paulo Martins às 23h46
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Corpo do pastor Deusdedith Farias vai ser sepultado nesta sexta-feira


O corpo do pastor Deusdedith Farias, presidente da Assembleia de Deus, Ministério do Templo Central no Estado do Ceará (Conadec), será sepultado nesta sexta-feira, às 4 horas da tarde, no cemitério Parque da Paz, em Fortaleza.

O velório está acontecendo no templo central da Assembleia de Deus, localizado na Rua Tereza Cristina, número 673, no centro de Fortaleza. O cortejo sairá do templo às 2 horas da tarde.

O pastor Deusdedith foi vítima de uma virose e teve complicações neurológicas, que levaram ao falecimento, nesta quinta-feira (5). Ele estava internado no hospital São Mateus, desde o domingo passado, dia 1º deste mês.

História
Conhecido pela dedicação à obra do Senhor e à pregação da palavra de Deus, o pastor Deusdedith Farias foi um dos fundadores da Convenção Geral das ADs no Brasil (CGADB) e também da União dos Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste (Umadene).

Há 30 anos, o pastor servia à igreja no Estado do Ceará. Com o falecimento do pastor Sebastião Mendes (então presidente daquela igreja), no ano passado,  o pastor Deusdedith assumiu a presidência da igreja, cargo em que permaneceu menos de um ano.

Sobre o pastor Deusdedith, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), escreveu no blog dele: “era um ganhador de almas, um evangelista de mão cheia”, ressaltou.

O pastor José Wellington disse também que o pastor Deusdedith deixa sua marca na vida de muitos crentes espalhados por todo o Brasil.


 Escrito por Paulo Martins às 12h37
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Rosalba quer complementação do Governo Federal para piso nacional de salários

A governadora Rosalba Ciarlini solicitou, nesta quarta-feira, em Brasília, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que o Governo Federal complemente o piso nacional do professor. Rosalba quer a revisão dos critérios de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Adesão – Enquanto isso, o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Rômulo Arnaud, afirma que 90% dos professores da rede de ensino do Estado estão em greve. Os professores reivindicam, entre outras coisas, melhores condições de trabalho e aumento dos salários.

Na agenda – Poucas lideranças de Governador Dix-sept Rosado são citadas com tanta regularidade quanto o ex-prefeito Gilberto Martins, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em jornais e blog de cidades da região e de Dix-sept Rosado, volta e meia Gilberto é mencionado. Na maioria das vezes, são conjecturas e especulações sobre o futuro político. (O blog volta ao assunto).


 Escrito por Paulo Martins às 23h28
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Da TV Câmara

Comitê discute influência das novas mídias na imprensa

Com o advento da internet e a evolução das tecnologias de comunicação, as redações se tornaram multimídias. Os jornais ganharam sites onde a imagem em movimento de repórteres e entrevistados confunde-se com a televisão. Emissoras de rádio, com redações filmadas em tempo real por webcams levam imagens e sons via internet para o mundo inteiro.

Leia mais AQUI.

Mídia – Os jornais “Gazeta do Oeste” e “O Mossoroense” entram pra valer com os seus portais, que contam com equipes de plantão para atualizar o conteúdo jornalístico. E não vai demorar para que os dois veículos usem outros recursos como áudio e vídeo, nesses tempos de convergência das mídias.  


Paulo Linhares – O advogado Paulo Afonso Linhares tem dedicado às tardes de sábado à participação em programas da Rádio Difusora de Mossoró (1.170 KHz). A partir da uma hora da tarde, ele comenta sobre política, economia e outros assuntos, no programa “Política em Debate”, que conta ainda com as presenças de Émerson Linhares, diretor de programação da emissora, e do advogado Jefferson Freire.

“Aí, pode!” – Depois, Paulo Linhares dialoga sobre música com Tonheca Nascimento, apresentador do programa “Carga Pesada”. Parte da seleção musical é cedida pelo advogado e as músicas são tocadas direto do iPod dele, que se utiliza dessa nova tecnologia.



 Escrito por Paulo Martins às 00h18
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Rompimento de “ponte” prejudica acesso de moradores no Bairro Ilha de Santa Luzia

A força das águas romperam na tarde desta terça-feira o dique de barro sobre um dos canais do rio Mossoró, que interliga as ruas Benício Filho (Ilha de Santa Luzia) e Manoel Antônio (Alto São Manoel).

Com o rompimento do dique – que funciona como um improviso de ponte – moradores daquela área terão que se deslocar por outras vias.

Há mais de 20 anos, moradores do Bairro Ilha de Santa Luzia reivindicam à Prefeitura de Mossoró a construção de uma ponte ou equipamento semelhante interligando as Ruas Benício Filho e  e o Conjunto Inocoop Alto São Manoel.

Nesse tempo, todo ano é a mesma coisa: quando vêm as cheias do rio, o dique rompe e milhares de metros cúbicos de aterro assoreiam o leito. Naquele setor, há esgoto que “abastece” o rio com dejetos, vinte quatro horas por dia. E há animais, como burros e cavalos, criados no leito do Mossoró.

É ali, entre o dique de barro construído pela Prefeitura de Mossoró (na Rua Benício Filho, Ilha de Santa Luzia) e a ponte sobre o Rio, na Avenida Presidente Dutra, próximo ao antigo restaurante Flávio’s, um dos trechos mais poluídos do rio Mossoró.

Moradores do Bairro Ilha de Santa Luzia continuam cobrando a atenção da Prefeitura de Mossoró, dos Governos do Estado e Federal, no sentido de resolver problemas daquela área e de melhorar a qualidade de vida da população residente no local.

Eles reivindicam a despoluição e o aprofundamento do rio Mossoró e dos dois canais (dicotomização e tricotomização) que foram assoreados nos últimos vinte anos devido à falta de cuidados por parte dos poderes públicos, nos três níveis.


 Escrito por Paulo Martins às 23h19
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Projeto Conviver trabalha com idosos

Em Governador Dix-sept Rosado, o Projeto Conviver desenvolve atividades diversas com 120 idosos. Trata-se de uma ação da Prefeitura Municipal que realiza orientação social, esclarecimento sobre direito do idoso, palestras sobre nutrição e hábitos saudáveis, dinâmicas de grupo e interação social.

Às 4 da tarde desta terça-feira, estava programada a realização da 8ª Confraternização com os idosos do Projeto Conviver. A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promove o evento, no Centro de Formação São José (Rua Manoel Joaquim).

No início da programação, estava prevista uma palestra motivacional sob a ministração da assistente social e professora Agslene Agripino.

Segundo o secretário de Assistência Social do município, Itamir Vieira os encontros de confraternização ocorrem uma vez a cada mês e são aguardados com expectativa pelos idosos que integram o projeto.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado).


 Escrito por Paulo Martins às 19h18
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Morre Zezito Amaral, pai da secretária de planejamento Jaqueline

Foto: site azougue.com


Faleceu nesta segunda-feira o contador mossoroense José Lourenço do Amaral, Zezito.

Seu Zezito era casado com dona Eliete Amaral. Pai de Jeanine e Jaqueline.

Zezito Amaral era um profissional respeitado. Uma figura humana muito querida em Mossoró.


 Escrito por Paulo Martins às 00h23
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Do Uol

Osama bin Laden está morto; EUA estão em posse do corpo do terrorista

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo foi resgatado por autoridades dos Estados Unidos, informou a rede de televisão CNN no fim da noite do domingo. De acordo com as fontes ouvidas pela CNN, Bin Laden morreu durante um ataque dos EUA a uma mansão nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão, país vizinho ao Afeganistão.

Leia mais AQUI.


 Escrito por Paulo Martins às 00h32
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Portal Gazeta repercute a morte de Osama bin Laden, informa Mário Gerson


O jornal “Gazeta do Oeste”, de Mossoró, transformou o site em portal. O jornalista Mário Gerson parece estar mais entusiasmado com o novo projeto do que a diretora do jornal, dona Maria Emilia.


Mário não dorme e informou agora há pouco sobre a morte de Osama bin Laden, anunciada pela TV Americana. Acesse www.gazetadooeste.com.br


 Escrito por Paulo Martins às 00h20
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 


Marketing Eleitoral

O especialista em Marketing Michael Charles se prepara para atuar na campanha eleitoral de 2012. Ele vai prestar de serviços de consultoria em cidades da região. Michael se pós-graduou na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, divide-se entre a Universidade Potiguar (UnP), onde é professor, e a FM Abolição (95 MHz).  

De mudança

Pelo Messenger, o comerciário Júlio Cezar Simão do Nascimento informa que está de mudança pronta para Terezina. Na capital do Piauí, Julião vai está à frente de mais uma loja da rede de óticas Diniz.


 Escrito por Paulo Martins às 00h11
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Conversão marca “Culto com a Família”
Pelo menos uma pessoa se converteu ao evangelho, neste domingo, à noite, na congregação da Assembleia de Deus no Bairro Boa Vista (Rua Coelho Neto).

O pregador Alex Douglas ministrou a palavra de Deus no “Culto com a Família”. Ele fundamentou pregação no livro de São Lucas, capítulo 25 – “A parábola das dez virgens” – e enfocou o tema “Prudência”.

O culto teve a direção do jovem Kenneth Kalafange.

A congregação da Assembleia de Deus no Bairro Boa Vista é dirigida pelo presbítero Rossinaldo Souza.


 Escrito por Paulo Martins às 23h05

Nenhum comentário:

Postar um comentário