quarta-feira, 22 de novembro de 2017



Dix-huit Rosado nascia há 99 anos


Nascia no dia 21 de maio de 1912, Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, filho de Jerônimo Rosado e Isaura Rosado. Irmão de Dix-sept, Vingt, Dix-neuf, Vingt-Un, Onzieme, Trezieme e outros.

Dix-huit Rosado era médico, agricultor pecuarista, industrial, tenente-coronel médico da Polícia Militar. Exerceu mandatos de deputado estadual (constituinte), deputado federal (1951 a 1958), senador da República (1959-1966) e ocupou o cargo de presidente do extinto Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário (Inda), atual Incra. Foi criador da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), hoje Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Elegeu-se prefeito de Mossoró, três vezes: 1973-1976; 1982-1988; e 1993-1996.


 Escrito por Paulo Martins às 21h11
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



O homem que apertou a mão de Mao, antes de Nixon


Mao Tsé-tung

O ex-prefeito Dix-huit Rosado era uma espécie de marqueteiro de si mesmo e usava uma linguagem considerada, por muitos, prolixa, mas, para ele, o povo entendia sua fala.

O décimo-oitavo filho de Jerônimo Rosado se autodenominava o velho burgo-mestre de Mossoró, cidade à qual declarava um forte sentimento. “Não é amor, não é paixão. É obsessão”, frisava, recorrendo a uma conhecida música.

Em seus pronunciamentos, Dix-huit se orgulhava de um dia ter atravessado as fronteiras brasileiras, representando o País, e de ter “apertado a mão de Mao (Tsé-tung), antes de (Richard) Nixon, numa referência ao líder comunista chinês e ao ex-presidente dos Estados unidos. “Vi a China. Tinha vontade de conhecer o povo que descobrira a pólvora e inventara a bússola e sabia mais do que nós”.

Dix-huit enaltecia o próprio trabalho, quando falava aos veículos de comunicação. Listava a água de qualidade como uma realização sua. Denominava de “água mineral-termal-crenoterápica”.

Os canais de dicotomização e tricotomização do Rio Mossoró, no Bairro Ilha de Santa Lucia, também são obras lembradas de suas gestões.

Ao referir-se ao cemitério novo, destacava o material empregado na obra: “milenar calcário calcítico”.

Nos seus discursos, o ex-líder mossoroense sempre reforçar a disposição de servir a Mossoró. A propósito cunhou uma frase que marcou a memória política local: “Quem não faz um pouco por sua terra, não fará nada pela terra ninguém”.

Ainda em relação ao trabalho, costumava contar, em entrevistas a emissoras de rádio, a história de uma bailarina que dançou até morrer. Usava a ilustração para dizer que morreria trabalhando por Mossoró. E faleceu no exercício do terceiro mandato.  
Numa expressão peculiar à sua linguagem, Dix-huit Rosado dizia: “quando completar o ciclo do carbono”, para prenunciar a própria morte, referindo-se ao processo em que o homem nasce, cresce e morre, e sua matéria se decompõe, voltando a alimentar a natureza.


 Escrito por Paulo Martins às 21h06
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Urra, Márcio!


O técnico em construção e acadêmico de engenharia civil Márcio Bruno Dantas aniversaria neste dia 21. Tem comemoração com a esposa, Ingrid Suzy, e os pais, José Célis Dantas e Norma Lúcia Souza. E, claro, a companhia do filho de Márcio, o pequeno Daniel Lucas.


 Escrito por Paulo Martins às 19h08
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Parabéns, Barnabé


Os cumprimentos ao presbítero Barnabé Freire Honorato, dirigente da Assembleia de Deus Sumaré 2, em Mossoró, que aniversaria neste sábado, 21. Barnabé é dix-septiense, filho do saudoso presbítero Sinval Honorato e da irmão Tica Freire.


 Escrito por Paulo Martins às 19h00
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Está no site da Prefeitura

Olavo Hamilton aceita convite da Prefeita Fafá Rosado e assumirá Procuradoria Geral do Município


Advogado Olavo Hamilton

O advogado Olavo Hamilton será o novo Procurador-Geral do Município, em substituição a Anselmo Carvalho, que assume a Secretaria de Administação do governo do Estado. Olavo foi convidado pela prefeita Fafá Rosado nesta sexta-feira (20/05) e, de imediato, aceitou o desafio.

Leia mais AQUI.


 Escrito por Paulo Martins às 13h10
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Governadora convoca Anselmo Carvalho para o cargo de secretário da Administração


Secretário Anselmo Carvalho

Os cumprimentos ao doutor José Anselmo de Carvalho Júnior, novo secretário de Estado da Administração, convocado para assumir a pasta pela governadora Rosalba Ciarlini.

Anselmo Carvalho exercia até então o cargo de procurador geral do município de Mossoró.

Além da afinidade política com a governadora, Anselmo também é bastante identificado com o secretário estadual do Planejamento e das Finanças (Seplan), Obery Rodrigues Júnior, do qual foi assessor na Prefeitura de Mossoró.  
Anselmo é graduado em Agronomia pela antiga Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM) e em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). É professor auxiliar da Faculdade de Direito, da Uern, lecionando as disciplinas de Direito Tributário, Administrativo, Constitucional e Teoria Geral do Estado.


Foi Assistente Jurídico do Banco do Nordeste do Brasil e ocupou a função de Chefe da Assessoria Técnica de Planejamento, da Secretaria Municipal do Planejamento e Gestão Financeira na administração da prefeita Rosalba Ciarlini (2001-2004).



 Escrito por Paulo Martins às 10h55
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Ex-procurador de Mossoró agora é promotor de Justiça no Estado de Rondônia


Promotor Tiago Nunes, o quarto, a partir da esquerda

O ex-procurador do município de Mossoró, Tiago Lopes Nunes, iniciou desde o dia 9 deste mês, o “I Curso de Aperfeiçoamento para Promotor de Justiça em Estágio Probatório”, realizado pelo Centro de Ensino e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), na sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho.

Ao lado de quatro promotores recém-empossados, Tiago Nunes recebeu, na segunda-feira, dia 9, as boas-vindas do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, e do diretor do CEAF, Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula.

Após a conclusão do curso, que terá duração de 45 dias, o promotor de Justiça Tiago Nunes deverá ser nomeado para atuar no município de Vilhena, naquele Estado.


 Escrito por Paulo Martins às 21h21
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 




Tiago Nunes (segundo à esquerda), toma posse ao lado de outros promotores

Tiago Lopes Nunes assumiu o cargo de promotor de Justiça no Estado de Rondônia, no dia 6 de maio. Ele foi aprovado em concurso público que contou com a participação de mais de 900 candidatos.

Formado em Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor), Tiago Nunes atuou como procurador do município de Mossoró, durante 3 anos.


 Escrito por Paulo Martins às 21h16
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Louvor e a palavra de Deus no programa “Vida...”



Michele Darly na TV
A cantora evangélica Michele Darly, da Assembleia de Deus no Conjunto Vingt Rosado, em Mossoró, partipa do programa “Vida Abundante”, às 8 horas da manhã deste sábado, na TV Ponta Negra.

A apresentadora Danielle Oliveira conversa com Michele Darly, que também interpreta hinos sacros no programa.

No “Vida...”, o repórter Paulo Martins entrevista o pastor Martim Alves da Silva. O líder assembleia fala sobre sua trajetória como presidente da Assembleia de Deus em Mossoró e região.   


 Escrito por Paulo Martins às 21h14
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Rio em cartaz


O filme de animação Rio Continua em cartaz no cinema do Mossoró West Shopping. Rio tem a cidade do Rio como cenário e vem sendo campeão de bilheteria até nos cinemas americanos. Em abril, já arrecadara, só nos States, algo em torno de U$ 40 milhões (o equivalente a R$ 63,1 milhões). O filme foi escrito e é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (”A Era do Gelo 3”).


 Escrito por Paulo Martins às 00h17
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

País se mobiliza contra a exploração sexual

Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizado em todo o País. Um esforço para diminuir a prostituição, que afeta crianças e adolescentes. A exploração sexual infantil é uma chaga que corta a carne de milhões de inocentes e precisa ser tratada.

Silêncio - A greve dos trabalhadores da Educação do Estado tende a se prolongar. De acordo com a direção do sindicato, o governo do Estado instiga o movimento grevista ao silenciar diante das reivindicações apresentadas pelos servidores.

Equiparação - A secretaria Educação de Governador Dix-sept Rosado, Luciana Silveira, informa que o município analisa a lista de reivindicações dos professores, principalmente no que diz respeito à equiparação do piso salarial da categoria.  


 Escrito por Paulo Martins às 23h40
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



A palavra de Deus é bálsamo para a alma

Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.

Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.

Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.

Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Salmos 126, versículos 1 a 6.


 Escrito por Paulo Martins às 09h42
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Prefeitura de Mossoró

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até sexta-feira

A Gerência Executiva da Saúde prorrogou até a próxima sexta-feira (20/05) a campanha municipal de vacinação contra a gripe. A intenção é aumentar o percentual de imunização do Município que ficou em 58,4% no final da campanha nacional no último dia 13.

Leia mais AQUI.


 Escrito por Paulo Martins às 09h35
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



A superficialidade da cobertura jornalística

Com a rapidez que os crimes de homicídio ocorrem em Mossoró, só mesmo sites e blogs mantêm atualizadas as estatísticas.

Mas a mídia impressa bem que poderia fazer uma cobertura analítica da situação.

Atualmente, o noticiário se limita a mostrar o nome da vítima, número que representa no ranking da criminalidade e a relação com o tráfico de drogas, na maioria dos casos.

Além disso, a mídia impressa denuncia a fragilidade do sistema de segurança do Estado.

Entretanto, falta uma reportagem sobre a origem das vítimas.

Quem eram elas, seus pais?

Onde viveram essas vítimas?

As condições sociais em termos de trabalho, por exemplo, não figuram nas notícias dos jornais.

Matérias mais elaboradas explicariam ao leitor que fatores pesaram para que tantos jovens fossem tragados pelo tráfico de drogas.    

 Escrito por Paulo Martins às 04h17

Nenhum comentário:

Postar um comentário