domingo, 26 de novembro de 2017




Prefeitura de Mossoró prorroga prazo para pagamento do IPTU 2013

Veja, na íntegra, o ato administrativo assinado pela secretário da Fazenda, José Hélio de Araújo, com o novo calendário de pagamento do tributo.

 PORTARIA Nº 005/2013
 O Secretário Municipal da Fazenda de Mossoró-RN, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 285 da Lei 538, de 14 dezembro de 1990 – Código Tributário Municipal, e
 CONSIDERANDO que algumas dificuldades de caráter interno impuseram um pequeno atraso na impressão e distribuição dos carnês do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano - IPTU, relativo ao exercício de 2013, 
RESOLVE:
Art. 1º - Prorrogar para os seguintes dias, as datas do calendário para fins de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano - IPTU, relativo ao exercício de 2013, cujos vencimentos, inicialmente foram fixados pelo art. 1º, da Portaria nº 007/2012 para os dias 28/03/2013, 30/04/2013, 31/05/2013, 28/06/2013, 31/07/2013 e 30/08/2013:
 Quota única e/ou/1ª quota  - Vencimento:         10/05/2013
 2ª quota       - Vencimento:         10/06/2013
3ª quota       - Vencimento:         10/07/2013
4ª quota       - Vencimento:         09/08/2013
5ª quota       - Vencimento:         10/09/2013
6ª quota       - Vencimento:         10/10/2013
Art. 2º. Permanecem inalteradas as demais disposições do citado ato normativo.
Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas às disposições em contrário.
 Gabinete do Secretário Municipal da Fazenda, Mossoró- RN, em 21 de março de 2013.  
 José Hélio de Araújo
Secretário da Fazenda



 Escrito por Paulo Martins às 10h28
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 




Do papel à blogosfera

A palavra como semente em terra fértil

Ao navegar na Internet, na quarta-feira, li que 20 de março é o Dia do Blogueiro. Mas não encontrei nada que confirmasse a informação. Para mim, todo dia é dia para quem escreve. Blogueiro. Confesso, não gosto da palavra.
Parece-me, não estou só. O jornalista Alberto Dines contesta o termo. Em relação à jornalista cubana Yoani Sanchez, Dines escreveu: “Yoani não é blogueira. Blog não é ofício, nem status profissional, é formato de veículo. Ninguém diz ‘fulano é revisteiro’, diz ‘fulano é jornalista’ porque hoje pode estar num semanário e, amanhã, à frente de um vistoso blog”.
Mas, isso pouco importa. Gosto do exercício da escrita, que me dá satisfação, embora, muitas vezes, essa prática seja tão penosa como a labuta de quem quebra pedras. Falta-me a facilidade dos grandes escritores, no manejo da palavra. No seu afã e habilidade, o texto desses homens e mulheres flui como as águas de um rio.  
Apesar da limitação de quem não teve tanto acesso aos livros na infância, havia a sede da palavra (meu material escolar se resumia a um pequeno caderno e lápis grafite, com uma borracha na cabeça, em um saco plástico transparente). Mesmo sendo muito tímido, sempre arrisquei quando a professora primária mandava fazer uma composição, nome da redação, naquela época.
As primeiras letras na escola estimularam a pretensão. Decidimos criar um “jornal”. Assim, nasceu “O Beija-Flor”, de apenas uma página, manuscrita, que passava pelas mãos de uns cinco colegas em sala de aula. Depois, passamos a colaborar com jornais. Aumentava, digamos, a interação. A resposta de alguns “leitores”, poderosos, que se sentiam contrariados, não era exatamente o que se poderia chamar de pacífica.  
Eis que chegamos à era tecnológica, com os blogs. Um novo suporte para a escrita, com múltiplas possibilidades de disseminação de conteúdo. Texto, fotografia, áudio e vídeo num mesmo espaço. A convergência das mídias. A notícia e a opinião. O comentário do leitor, por vezes agressivo e tingido pelas cores que revelam a paixão e a preferência político-partidária, é combustível para a resposta à altura, com respaldo nos fatos e nos argumentos.
A condição de moderador, no entanto, inibe o impulso contra o desaforo. Mostra que a lâmina que corta pra lá, também dilacera pra cá. Pela falta desse controle, muita gente já não vive. Um mínimo de razão vence a emoção. Então, melhor seguir o conselho bíblico e optar pela palavra que abranda o furor e, como uma espécie de bálsamo, trata as feridas à flor da pele.
Fascina-me na blogosfera, quando seu potencial de hiperlink desfaz fronteiras e aproxima pessoas, remetendo à sabedoria do poeta Vinícius de Moraes. “A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida”. Com os olhos da fé, listo dois fatos, como providência divina, em que o blog se constituiu em mero instrumento.  
Uma norte-rio-grandense de Ipanguaçú, residente no Rio de Janeiro, encontrou o blog via sistema de busca do Google e, através dele, a madrinha, em cuja casa, há 30 anos, morou. Também após 30 anos, um jovem capixaba conheceu o pai que o deixara, com sua mãe, quando tinha 12 anos.
Do suporte de papel à impressão virtual, são muitos anos. Escrevo como quem busca no lugar distante a pessoa amada. Uma palavra atrás da outra. Persisto como o agricultor que lança a semente em terra fértil e vislumbra o trigo que será pão para saciar a fome da criança. 
Navego nesse ciberespaço e corro atrás da oportunidade para a construção/desconstrução, a afirmação e o contraditório do dito e do não-escrito. Esforço-me para conceber a interação como alma e essência da blogosfera. Tenho esperança de que, qualquer dia, as palavras reunidas aqui caiam nos corações das pessoas, como sementes numa terra boa e produzam bons frutos.



 Escrito por Paulo Martins às 21h59
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



AeC confirma unidade com 2 mil empregos em Mossoró

Depois que várias empresas prestadoras de serviço anunciaram o encerramento de suas atividades em Mossoró, delineando um quadro de desemprego, surge uma boa notícia.
De acordo com informação publicada no site da Prefeitura de Mossoró, duas mil novas vagas de empregos diretos devem ser abertas na cidade com a implantação de uma unidade da AeC, empresa de Business Process Outsourcing (BPO) que oferece soluções e serviços integrados de call center, consultoria, software e saúde   

Leia mais AQUI.



 Escrito por Paulo Martins às 20h14
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 




Contribuinte terá até a quinta-feira, 28, para pagar IPTU-2013

Se você ainda não pagou o IPTU-2013 (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), vai ter até a quinta-feira da próxima semana, dia 28, para cumprir com a obrigação tributária, junto à Prefeitura de Mossoró. Você pode pagar em parcela única, com desconto de até 40 por cento, se estiver regular com o IPTU de anos anteriores. É possível parcelar o IPTU em até 6 vezes.Para saber mais, acesse o site da Prefeitura de Mossoró, AQUI. Emita o boleto.

 Animais – A solução para o problema dos animais nas estradas da região não passa apenas pela apreensão ou pela construção de cerca como barreira para evitar o acesso deles às rodovias. É uma questão de consciência e de educação, porque vez por outra veículos são vistos liberando animais às margens das estradas. Tem gente grande por trás da prática. Outros animais.
    
Calor – Cada vez mais prédios são erguidos em Mossoró e há cada vez mais asfalto nas ruas da cidade. Aumentam as reclamações com o calor intenso. O concreto, o ferro e o composto betuminoso se espalham progressivamente nas ruas da cidade e elevam a temperatura.  

Crise – Em Mossoró, o Hospital da Mulher também enfrenta dificuldades para se manter em funcionamento. A população mossoroense já viu outros hospitais fecharem as suas portas. Casa de Saúde Santa Luzia, Hospital Duarte Filho e Hospital Pediátrico Uniped estão na lista dos que tiveram que encerrar suas atividades devido à falta de recursos para fazer face aos custos operacionais.

 Sobrevida – O Hospital São Camilo de Lelis fechou as portas, mas reabriu administrado pela Prefeitura de Mossoró. O Hospital Unimed quase encerrou totalmente suas atividades, porém, manteve-se em tamanho bem menor, como uma seção do Hospital Wilson Rosado.  


 Escrito por Paulo Martins às 21h02

Nenhum comentário:

Postar um comentário