quarta-feira, 22 de novembro de 2017



Tráfico faz conexão da Bolívia para Mossoró

Brasília está numa rota do crime organizado e do tráfico de droga, que espalham os tentáculos por Mossoró e região. A constatação da Polícia Federal ocorre após a apreensão, no domingo 10 deste mês, de uma droga transportada por um motorista, residente na capital federal, detido por agentes da corporação numa churrascaria local, que receberam denúncia anônima.

De acordo com um agente de Comunicação da PF, as investigações indicam que a rota do tráfico começa na Bolívia, Foz do Iguaçu e Brasília, até chegar ao Rio Grande do Norte.

Os nove quilos de cocaína apreendidos renderiam ao crime organizado cerca de R$ 200.000,00. A droga seria transformada em 18.000 doses de crack, suficiente para viciar ou causar dependência química numa população de jovens.

Mais do que tornar meninos e meninas em usuários, a droga teria (e tem) o poder multiplicador de transformá-los em novos traficantes e de arrastá-los para a prática de outros delitos.

É o que indicam as estatísticas da violência em Mossoró, onde, só em 2011, ocorreram 53 mortes (execuções), que estariam relacionadas ao tráfico de drogas.

No caso, da apreensão da cocaína, porém, o crime organizado perdeu, graças a atuação diligente da Polícia Federal.  


 Escrito por Paulo Martins às 08h44
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Alunos da Ufersa estão expostos a risco de acidentes

As autoridades de Mossoró precisam tomar medidas urgentes com relação ao trânsito na Avenida Francisco Mota, em cujas margens funcionam cursos da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A sinalização precária e a imprudência de motoristas poderão causar tragédias naquela via. Diariamente, alunos da Ufersa são expostos a enorme risco de acidente, ao se deslocarem àquela instituição.


Residencial – A mansão do médico Edgardo Benavides, no Bairro Nova Betânia, em Mossoró, vai dar lugar a um condomínio residencial de luxo, de 10 andares, cada um com 4 apartamentos. Segundo uma fonte do blog, a empresa C A S engenharia, de João Pessoa (PB), adquiriu o imóvel por valor não revelado. De acordo com a informação, o médico Edgardo receberá 6 apartamentos, das 40 unidades a serem construídas. O imóvel ocupa um quarteirão, com acesso pela Rua João da Escóssia e as outras três ruas da quadra.  
  

Posse - O jornalista e escritor Mário Gerson Fernandes Oliveira assumiu, na noite desta quinta-feira, a cadeira número 26 da Academia Mossoroense de Letras (Amol). Mário lançou o livro de poemas, intitulado “A Noite de Luvas Brancas”. A posse aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, em solenidade conduzida pelo presidente da Amol, Elder Heronildes.

Amigos - Foi ótimo rever amigos, na noite de Mário Gerson. Reencontramos alguns colegas do curso de Comunicação Social, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Mário Ilo Garcia, Raimundo Antônio, Fernando Leite, Fabiano Régis e Aline Linhares. E também a escritora e poetisa Ângela Gurgel. Por lá, estiveram o professor Pádua Campos, Carolina Formiga e os vereadores Genivan Vale e Cláudia Regina.   

Ivo de Justino - É um prazer muito grande receber o comentário de Ivo Alves de Paula, conhecido em Governador Dix-sept Rosado como Ivo de Justino, numa alusão ao nome de seu pai. Ivo, que segundo fui informado reside em São Paulo, faz parte das nossas lembranças, da lista de amigos, dos treinos de futsal, onde o pessoal o elogiava devido a sua elasticidade como goleiro. Ele também era dono de um raro senso de humor. Dix-septiense, irmão de Paulo de Justino, Olívia, Chico, Luzia e Edinor, entre outros. Gente de nossa terra.   
Leitora - Agradecemos à professora Liana Alves (Escola Manoel Joaquim em Governador Dix-sept Rosado) pela leitura deste espaço.


 Escrito por Paulo Martins às 23h54
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Imóveis apresentam falhas

São muitas as reclamações de proprietários de apartamentos e de salas comerciais em condomínios de Mossoró. Falhas na construção desses imóveis motivam as reclamações. E a demora na solução dos problemas desgasta ainda mais a relação entre os condôminos e as construtoras.

PSD – Partido Sem Descência, Partido Sem Destino, Partido Seguidor da Dilma. São vários os rótulos aplicados ao Partido Social Democrático (PSD), cuja criação é o novo fato político do ano. Ao que tudo indica, o PSD nasce na base do governo Dilma Rousseff.

Promotor – O procurador do município Tiago Lopes Nunes vai deixar Mossoró em maio. Ele foi aprovado em concurso para o cargo de promotor de Justiça no Estado de Rondônia. Em torno de 930 candidatos concorreram. Vinte um conseguiram aprovação. Tiago é cearense, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Livro – É nesta quinta-feira à noite que o jornalista e escritor Mário Gerson vai assumir uma cadeira na Academia Mossoroense de Letras (Amol). A posse de Mário Gerson acontecerá na Biblioteca Ney Pontes Duarte. Na mesma ocasião, o escritor lançará o livro de poemas “A Noite de Luvas Brancas”, pela Editora Queima-Bucha.

Buracos – Na Rua Benício Filho, em Mossoró, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizou serviço do saneamento básico há cerca de um ano e deixou a rua esburacada. E esburacada continua a Benício Filho.


 Escrito por Paulo Martins às 00h34
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



A passagem do trem

Dias atrás, recebi uma ligação do repórter Carlos Adams, da InterTV Cabugi. Ele procurava fotos antigas do trem que, no passado, fazia o percurso Mossoró-Sousa. Buscava fotos da “Maria Fumaça”, locomotiva do trem, tendo como cenário Governador Dix-sept Rosado, município sobre o qual ele produzia matéria jornalística.

Mantive contatos com algumas pessoas, mas não consegui fotos do trem nem da locomotiva. Mas, imagens da década de 70 passaram em minha mente. Lembrei-me das primeiras vezes que vi o trem e a locomotiva, entre 1972 e 73, quando ainda era menino.

Recordei da primeira vez em que vi o trem chegar à antiga Estação em Dix-sept Rosado. Pareceu-me algo majestoso. O barulho da máquina, do comboio e das pessoas naquele lugar.

A passagem do trem era uma festa nas manhãs e tardes de Dix-sept Rosado. Os rapazes tentavam chamar a atenção das moças no local. Vendedores de cocada, de alho e cebola se acotovelavam próximo às janelas dos vagões. Outras pessoas aguardavam amigos e parentes que chegavam de viagem.

Minutos depois da rápida parada, o comboio partia. Alguns meninos subiam no trem (pegando um “morcego”, como se dizia) e saltavam adiante, próximo à caixa d’água, localizada à margem da linha férrea, distante quase um quilômetro da estação.

Guardo na lembrança as poucas viagens de trem, que fiz de Dix-sept Rosado a Mossoró. Momentos de marcantes que ficaram gravados na memória.

Com a inauguração da Rodovia 117, por volta de 1977, as linhas de empresas de ônibus contribuíram ainda mais para o enfraquecimento do transporte ferroviário, que logo seria desativado.  
Hoje, até em fotografia é difícil encontrar vestígios da história do transporte ferroviário, tão importante para a economia e a vida social da região.


 Escrito por Paulo Martins às 23h24

Nenhum comentário:

Postar um comentário