quarta-feira, 22 de novembro de 2017



Falsa cooperativa explorava trabalhadores, diz Vandinho

A propósito de nota publicada neste espaço, Evandro Carlos de Araújo, escreve de Governador Dix-sept Rosado, e denomina de falsa a organização constituída como cooperativa, que recrutou trabalhadores para a atividade de beneficiamento de castanha de caju, naquele município:

Olá! Paulo Martins, parabéns pelo espaço.

Cooperativa? Será? A justiça trabalhista as denomina de falsas cooperativas, pois não havia entre os cooperados autêntica associação, nem sócios que fossem tratados igualmente em torno de um objetivo comum.

Vandinho, como é conhecido, afirma que empresa obteve lucros e não pagou direitos aos trabalhadores

Enfim a “cooperativa” era mera gerenciadora de mão de obra, o que contraria os primados do verdadeiro cooperativismo. É o que tem decidido os nossos tribunais, inclusive a corte maior da justiça do trabalho, o TST. Eles reconhecem que, com o uso de falsa cooperativa, direitos assegurados pela legislação eram sonegados aos trabalhadores, favorecendo lucros exorbitantes ao empresário dono da castanha, que não pagava os direitos trabalhistas.

Para Vandinho, tratava-se de uma empresa como outra qualquer.

A falsa cooperativa desenvolvia atividades-fins da empresa, o que é ilegal. Quanto a renda quem mais ganhou foi o empresário. Quem tem a coragem de ir para praça pública defender essa prática ilegal? Talvez quem lhe deu a informação.

Evandro Carlos de Araujo - evandrocarlos.araujo@hotamail.com

NOTA: Em sendo assim, espera-se que os trabalhadores constituam uma cooperativa, que venha a ser gerenciada por eles, de modo a garantir oportunidade e renda, a partir do potencial econômico da cajucultura, como ocorre no município de Serra do Mel.


 Escrito por Paulo Martins às 19h35
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



A morte do presidente no dia 21 de abril

Tancredo Neves - (1910-1985)


No dia 21 de abril de 1985, quando a nação lembrava o enforcamento do Mártir da Independência - "O Tiradentes", a notícia do falecimento de outro brasileiro ilustre era anunciada: “Morre, às vésperas da posse, o presidente da República, Tancredo de Almeida Neves”.

A partir de então, o País acalenta as lembranças do político que possuiu o mais formidável currículo que um homem público poderia ter: vereador, deputado federal, ministro da Justiça, primeiro-ministro, senador, governador e presidente da República.

O Articulador da Nova República, como passou a ser chamado, era um mestre na arte da conciliação.

Tancredo é lembrado como hábil negociador da transição do regime de exceção, em vigor há mais de 20 anos no País, para um sistema livre e democrático.

Homem com trânsito e confiabilidade das correntes divergentes politicamente, coube a ele ser o costureiro das sutilezas, evitar os revanchismos, inibir os excessos de ambos os lados, afastar as radicalizações para congregar estas forças e convencer os seus representantes a permanecerem unidos na votação do, até então em vigor, Colégio Eleitoral, para a vitória final.

Esta hábil articulação foi, sem dúvida, a parte mais brilhante da sua vida política.

Tancredo Neves foi um marco na solidificação das instituições da democracia brasileira, e o Panteão da Pátria, com seu nome, procura manter viva a chama dos ideais da liberdade.

Nascido em São João Del Rei, no dia 04 de março de 1910, Tancredo participou ativamente da política nacional durante quase 50 anos, dos quais 22 deles vividos em Brasília.



 Escrito por Paulo Martins às 13h34
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Tiradentes, um heroi que lutou pela Independência do Brasil

O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.

Leia mais AQUI.


 Escrito por Paulo Martins às 06h29
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 




Getran continua realizando mudanças no trânsito

A Gerência de Trânsito do município aos poucos executa mudanças no trânsito de Mossoró e melhora a sinalização de vias públicas.

Recentemente, a Getran implantou um semáforo no cruzamento das ruas José Damião e Ferreira Itajubá, onde vinham sendo registrados vários acidentes.

Em decorrência da medida, o trânsito ficou mais lento naquela área o que gerou reclamações por parte dos condutores de veículos. Mas, segundo a gestão do trânsito em Mossoró, a mudança tinha que ocorrer.

Outras mudanças já haviam sido realizadas. Um exemplo é a Rua Jerônimo Rosado, no centro da cidade, que se tornou mão-única (sentido centro-Avenida Dix-neuf Rosado).

Na Avenida Presidente Dutra a Getran colocou placas em locais era proibido manobras de retorno, mas não havia a sinalização adequada. Além disso, agentes de trânsito passaram a atuar diariamente naquela avenida e têm aplicado multas a motoristas que desobedecem as normas de trânsito.


Do blog de Francileno Gois

O empresário Tico Nogueira, estabelecido na cidade de Caraúbas, pretende ser candidato a prefeito no município de Governador Dix-sept Rosado. Ele não é o primeiro nome com origem caraubense com essa intenção. O médico e ex-prefeito daquele município, Marinaldo Holanda, de saudosa memória, pretendia ser candidato a prefeito nas eleições de 2000. Um acidente automobilístico o tirou da disputa daquele ano, quando o ex-prefeito Gilberto Martins obteve reeleição com ampla maioria de votos. Leia mais AQUI.

Custo - Um preso de justiça custa ao Estado algo em torno de R$ 2.000,00. Se algum dia determinados presos tivessem ganhado salários nesse valor, talvez jamais tivessem ingressado numa vida de delitos.


 Escrito por Paulo Martins às 23h52
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Deu no Uol

Político norte-americano diz que iPad é responsável pelo desemprego nos EUA

Uma das críticas seculares contra a sociedade pós Revolução Industrial, e principalmente a capitalista, é que o avanço tecnológico é inversamente proporcional à quantidade de vagas de empregos disponíveis. Ora, parece lógico que, quanto mais as máquinas ficam sofisticadas, mais elas substituirão o trabalho humano.

Leia mais AQUI.


 Escrito por Paulo Martins às 23h27
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Complexo Acrópole sai do chão



O grupo comandado pelo empresário Rútilo Coelho anuncia: o Complexo Acrópole (residencial e comercial) vendeu 100 por cento das unidades do primeiro bloco. O Acrópole vai se localizar na Avenida Presidente Dutra, no Bairro Ilha de Santa Luzia. O empreendimento imobiliário foi lançado em 2009, com toda pompa, tendo como garota-propaganda a apresentadora Amanda Françozo.


 Escrito por Paulo Martins às 00h02
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Sinalização - A Gerência de Trânsito de Mossoró (Getran) sinalizou pontos da Avenida Presidente Dutra, em Mossoró. Entre eles, locais onde é proibida a manobra de retorno. Agentes de trânsito estão atuando na área e vão notificar os condutores que desobedecerem à sinalização.

Agradecendo - O jornalista e escritor Mário Gerson liga para agradecer pela divulgação, neste espaço, da programação que culminou com o lançamento de seu 7º livro – “A Noite de Luvas Brancas”. O evento aconteceu na quinta-feira à noite, quando Mário assumiu a cadeira 26, da Academia Mossoroense de Letras (Amol).

Atual - Em Governador Dix-sept Rosado, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realiza a atualização do cadastro de filiados. O presidente da sigla, José Emídio de Oliveira, diz que a sigla se organiza e se fortalece. O PMDB é o partido da prefeita Lanice Ferreira.

Cooperativa - Por falar em Dix-sept Rosado, o blog recebeu a informação de que seguidas ações na Justiça do Trabalho atingem e inviabilizam uma cooperativa de beneficiamento de castanha de caju, criada para fomentar a geração de renda.


 Escrito por Paulo Martins às 00h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário