domingo, 26 de novembro de 2017




Horto florestal e educação ambiental

Foto: Paulo Martins

A imagem acima é do horto florestal da Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado, criado na administração do ex-prefeito Gilberto Martins (1997-2000/2001-2004).
Também chamado centro de produção ou viveiro de mudas, o empreendimento faz parte de uma campanha de educação ambiental realizada pela citada gestão, com objetivo de produzir plantas nativas em extinção, ornamentais e medicinais.
As plantas ali produzidas foram destinadas a recuperação de áreas devastadas, à arborização de ruas, ornamentação de praças e à Farmácia Viva, implantada àquela época para manipular remédios fitoterápicos.
A campanha de educação ambiental obteve considerável aceitação e participação popular. Compreendia, ainda, a revitalização do Rio Apodi-Mossoró, a coleta seletiva de lixo e a implantação de um aterro sanitário.   



 Escrito por Paulo Martins às 21h23
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Porque o povo quer

 O grupo do ex-prefeito Adail Vale publicou nas redes sociais o slogan da campanha do candidato a prefeito Anaximandro Vale (DEM): “A mudança que o povo quer”.
 A frase remete ao slogan da campanha da atual prefeita, Lanice Ferreira, nas eleições de 2008. “Porque o povo quer”.
 Nas campanhas eleitorais em Dix-sept Rosado, a criação de alguns slogans partiu dos líderes, outros, da voz popular.
 Criamos slogan em duas campanhas. A da reeleição do então prefeito Gilberto Martins, em 2000. “Uma nova história”. Concebemos, também, em 2008, o slogan “Porque o povo quer”, da eleição da prefeita Lanice Ferreira.
 Os slogans das administrações do ex-prefeito Gilberto Martins – “O futuro começa agora” (1997-2000) – e “Tempo de trabalho, tempo de progresso” (2001-2004) também foram nossos.


Slogan
Frase concisa, marcante, geralmente incisiva, atraente, de fácil percepção e memorização, que apregoa as qualidades e a superioridade de um produto, serviço ou ideia. Palavra inglesa, derivada da gálica sluagh-ghairm, que significa chamamento às armas, convocação para o exército, grito de guerra e, portanto, em sentido mais alto, grito de chamada para um partido ou uma situação política, frase de propaganda associada a uma empresa, produto, serviço, instituição, país, etc. Em publicidade, costuma-se utilizar um mesmo slogan em todas as peças de uma campanha ou durante longos períodos repetidamente e sem alteração. Embora o slogan não seja um elemento indispensável na propaganda, a maior parte das mensagens publicitárias faz desse recurso, como forma de sintetizar a imagem que se pretende “vender” para o público e de fixar os principais atributos do que é anunciado.
(Do Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa)




 Escrito por Paulo Martins às 20h59

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