sexta-feira, 17 de novembro de 2017



Evilásia Gildênia vai participar de culto em Mossoró

A prefeita eleita de Patu, Evilásia Gildênia, vai participar, em data a ser definida, do culto de doutrina, realizado às sextas-feiras, às 7 horas da noite, no Templo Sede da Assembleia de Deus em Mossoró (Avenida Dix-neuf Rosado, Centro).
Ao lado do marido, ex-prefeito patuense Ednardo Moura, Evilásia vai agradecer a Deus pela vitória na eleição suplementar do último domingo (1º de março).
O pastor Martim Alves da Silva, presidente da Assembleia de Deus em Mossoró, ministra a palavra do Senhor no culto de doutrina, que conta com a frequencia de evangélicos das congregações daquela igreja, além de outro convidados.
Evangélica, Evilásia congrega na Assembleia de Deus em Patu, que é liderada pelo pastor Valdemar Félix Sobrinho.

Fique por dentro

Candidata da coligação "Justiça e Paz" (PSB-PV-PT-DEM e PR), Evilásia venceu a eleição suplementar em Patu com 52,14% dos votos válidos, ou seja, 3.526 votos.

O segundo colocado, Alexandrino Suassuna Barreto Filho (PMDB) que encabeçou a coligação "União e Trabalho" (PMDB,PDT,PP,PMN,PC do B, PPS) recebeu 47,86%. Alexandrino ocupava a prefeitura, pois tinha sido eleito presidente da Câmara de Vereadores. Em termos de votos nominais, ele obteve 3.236 votos.

Evilásia saiu candidata depois que o marido, Ednardo Moura, teve o registro cassado pelo TSE após vencer o pleito municipal em Patu, no dia 5 de outubro.


 Escrito por Paulo Martins às 17h29
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Os jovens e as drogas

Transcrevemos texto publicado no fotoblog Acari do Meu Amor


Cristo,
Será que é possível, nos dias de hoje, atravessar a adolescência de forma sadia? Será que é possível a criança passar à fase adulta, sem enveredar por caminhos que possam causar cicatrizes profundas no seu caráter? Será que é possível minimizar os riscos de que um futuro seja precocemente colocado na lata do lixo?

A sexualidade explorada de forma prematura; a homossexualidade iniciada em uma fase da vida que poucas são as certezas e muitas são as dúvidas, para que a criança adolescente possa tomar decisões com maturidade, são assuntos que merecem reflexão. Não se trata de conservadorismo, preconceito, nem homofobia, apenas receio que decisões que possam causar arrependimento possam ser tomadas precipitadamente.

Músicas exaustivamente tocadas nos paredões funcionam quase como uma lavagem cerebral, a empurrar a juventude rumo ao sexo fútil, a bebida e o que mais vier. “Beber, cair e levantar...”; “Senta, que é de menta...”; etc...; talvez sejam as trilhas sonoras de filmes que tendem a não proporcionar final feliz à adolescência.

Mas, nada causa tanto receio quanto o caminho sedutor das drogas. Nesse aspecto eu sou preconceituoso convicto. O roteiro, na maioria das vezes, é o mesmo: um amigo oferece; desperta a curiosidade; então resolve experimentar. Aí, o estrago está feito. Às vezes, o início é uma “inocente” loló. Outras vezes o começo já é com a maconha, cocaína ou êxtase, que nem sempre leva a dependência imediata. Mas também existem os que já são iniciados no voraz crack. Uma única experiência é o suficiente para liquidificar o cérebro do usuário e torná-lo dependente. Talvez você se pergunte: - Mas por que essa abordagem assim, fora de contexto, sem mais, nem menos? É que há algum tempo que venho cismado com as conversas que ouço, sempre que visito Acari, a respeito da escalada das drogas no município. Pode até ser que alguém diga: - Esse não é um problema só de Acari! Até concordo, mas simplesmente não aceito que também seja nosso. A Vedete do Seridó sempre foi um refúgio diante das pragas da cidade grande e não devemos consentir passivamente que seja contagiada por elas. O combate é difícil, mas de braços cruzados é muito mais difícil, ainda. Filhos de amigos, crianças que vi crescer, pessoas conhecidas, hoje afundadas em um submundo, no fundo do poço ou mergulhando em direção a ele.


 Escrito por Paulo Martins às 20h51
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



No final de semana passado (07 e 08/02) estive no Seridó e voltei para Mossoró, mais preocupado que nunca. É que no sábado resolvi ir a uma festa com uma banda de forró que muito gosto, também com o pensamento de vigiar as minhas crias. Porém, o que deveria ser um momento de lazer, para mim se transformou em um momento de tristeza. Não me conformei em ver crianças que deveriam está pensando em paquerar ou “ficar” e em vez disso, estavam ocupadas flertando a loló abertamente, sem necessidade de nenhuma dissimulação. Se eu que estava ali para me divertir, para onde me virava, via menino cheirando loló, é possível que o Conselho Tutelar, se estivesse presente e com o propósito exclusivo de cumprir o seu papel, talvez pudesse coibir o que presenciei. Eu olhava o panorama e lembrava o relato de um empresário amigo, que emprega legalmente mão-de-obra adolescente, mas está propenso a não mais empregar, diante do grau de exigência das fiscalizações do Ministério do Trabalho. Aqueles funcionários públicos que são designados para exercer tão rigorosa fiscalização do trabalho adolescente, seriam muito mais úteis se estivesse presente em eventos como esse, que eu me encontrava. Num breve momento de reflexão eu pensava: - trabalhar não pode, mas ficar até a manhã, bebendo e cheirando loló, isso pode.
Citei o Conselho Tutelar, anteriormente, sem nenhuma intenção de apontar os culpados. Aliás, esse talvez seja o último intento desse meu relato. Certamente o Conselho deve está buscando incansavelmente combater o problema, porém, sem muito sucesso. Na realidade o que gostaria é que a droga passasse a ser tratada, em Acari, com o vigor que merece. Faz-se necessário um debate mais intenso nas escolas, com o envolvimento e empenho de todos os educadores. Acho que os pais talvez não estejam enxergando o perigo que espreita seus filhos e, por isso, ainda não deram a importância que o problema requer. O policiamento ostensivo e o investigativo precisam direcionar as suas atuações no sentido de uma maior eficiência nas suas ações, afinal de contas, os principais suspeitos de tráfico e comercialização são bastante conhecidos. Os que comercializam da loló ao crack precisam temer pelos crimes que praticam.

Entendo que o judiciário também não esteja conseguindo cumprir o seu papel, em sua plenitude. Sei que os tempos são outros, mas o estilo Cristóvão Praxedes faz muita falta: aquele juiz presente, que encaminhava os meninos para casa, quando na rua fora de hora; que fiscalizava pessoalmente os bares para ver se estava sendo comercializado bebida alcoólica para menores; que morava e frequentava a vida social da cidade; que impunha respeito por onde passava. Infelizmente os tempos são outros e a coisa está tão banal, que para fazer essa constatação não precisaria nem ir aos bares. Basta pôr a cadeira na calçada e esperar a noite chegar. Logo, logo vai ser possível ver crianças embriagadas, transitando de moto, sem capacetes e em alta velocidade. Tudo muito normal. Aliás, é proibido o uso de capacetes em Acari?

Espero que ninguém se sinta atingido, assim como também espero que ninguém se sinta acima dos problemas, sem responsabilidades e sem intenção de envolvimento. Na realidade a solução não passa por outro caminho que não a mobilização e engajamento de toda a sociedade e suas instituições constituídas.
Pedrinho, de Dr. Pedro Pires (é bancário).
NOTA: qualquer município da região Oeste se enquadra no quadro descrito acima.


 Escrito por Paulo Martins às 20h46
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



A emergência do “caçador”


Lula x Collor, em 1989

Fernando Collor de Melo (PTB-AL) está de volta ao epicentro das decisões políticas em Brasília. Ele venceu a senadora Ideli Salvatti (PT) na disputa para presidir a comissão de Infraestrutura, no Senado. Uma manobra de Renan Calheiros, ex-presidente do Senado e ex-ministro do governo Collor (1990-1992).
Pela comissão de Infraestrutura passarão projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), espécie de “menina dos olhos” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, segundo os oposicionistas, mola propulsora da pré-candidatura da ministra Dilma Roussef à Presidência da República.
Para saber mais sobre Collor clique AQUI

 Ilha perde Parque da Cidade
Há cerca de um ano, o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Josivan Barbosa, anunciou a construção do Parque da Cidade, no Bairro Ilha de Santa Luzia. Agora, o reitor confirma a execução da obra em terreno da instituição, no Bairro Costa e Silva.
 À época, o reitor disse que a licitação para a obra somente seria efetivada quando a Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado aprofundassem em 4 metros os canais do Rio Mossoró, no Bairro Ilha de Santa Luiza.
 Nada foi feito e os moradores da Ilha perderam o empreendimento, que será composto por uma área verde, quadra de esportes e playground.



 Escrito por Paulo Martins às 00h42
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



CONVENÇÃO NACIONAL
Nos dias 20 a 24 do próximo mês, em Vitória (Espírito Santo), a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) vai eleger seu presidente. Pastores e evangelistas de todo o país vão votar na convenção assembleiana. O atual presidente, pastor José Wellington, da Assembleia de Deus em Belenzinho (SP), e o pastor Samuel Câmara, da AD em Belém do Pará, disputam a liderança nacional da igreja.

BATISMO EM ÁGUAS
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Natal vai realizar batismo em águas, no domingo, dia 29 deste mês, às 2 horas da tarde. O pastor Raimundo Santana, presidente da Assembleia de Deus no Estado, dirigirá a solenidade, quando novos convertidos ao Evangelho descerão águas batismais.

OTONIEL MAIA
O repórter Otoniel Maia vem se submetendo a tratamento de hemodiálise, mas continua desempenhando suas atividades profissionais. Otoniel apresenta o programa policial “Linha de Fogo”, na TV Mossoró, canal 7, ao lado do repórter Ciro Robson. Ao mesmo tempo exerce mandato de vereador no município de Felipe Guerra e congrega na Assembleia de Deus.


 Escrito por Paulo Martins às 05h29
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



MÁRIO GERSON
O jornalista Mário Gerson informa que no trecho próximo à congregação da Assembleia de Deus Rua Seis de Janeiro, no Bairro Santo Antônio, em Mossoró, quase toda semana há acidentes de trânsito. Na madrugada do domingo 1º de fevereiro dois carros bateram de frente, no cruzamento da Rua Seis de Janeiro com a Rua Geraldo Couto, e três pessoas ficaram presas às ferragens. 

MEDIDAS URGENTES
De acordo com Mário Gerson não é viável colocar “quebra mola” devido à localização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), naquela área. Mas, segundo o jornalista, as autoridades precisam adotar providências para diminuir a ocorrência de acidentes no local.   

MORRO PINTADO
O presbítero Jefferson Barreto, dirigente da Assembleia de Deus em Morro Pintado, zona rural de Areia Branca, intensifica a realização de trabalhos evangelização. O objetivo é alcançar as pessoas residentes na localidade com a pregação da palavra de Deus.

DEFESA DA FAMÍLIA
Cada vez mais jovens estão viciados no consumo de bebidas, nas drogas, na marginalização. Pelo menos três meninos, com idade média de 15 anos, foram executados entre janeiro e fevereiro em Mossoró. Igreja, poder público, sociedade precisam se unir em defesa das famílias. 

EMBAIXADOR DE CRISTO
Em Mossoró, o advogado José Marle de Queiroz Lucena se dedica à pregação da palavra de Deus em vias públicas. Ao lado de outros irmãos, Marle Lucena prega o Evangelho na Praça da Independência (a Praça do Mercado Central), no centro da cidade, e no Mercado do Vuco-vuco (Bairro Santo Antônio). Marle é corretor de imóveis, poeta, cantor e pregador.

“O AMIGO” (JESUS)
“Quem nesse mundo amor tão grande pode ter/De entregar a própria vida sem temer?/Quem já sentiu a dor de ser cravado em uma cruz/Pagando pelos erros que não cometeu?” – Letra do cantor Sérgio Lopes.

LÓGICA DIVINA
“...pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são”.
Primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 1, versículos 27 e 28.


 Escrito por Paulo Martins às 05h27
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



COMENTÁRIOS EDIFICANTES
Ótimo o contato neste espaço, com o webleitor. Especialmente com aquele que interage e traz o comentário que edifica. A opinião que soma, acrescenta e leva à reflexão. Os temas mencionados por tais pessoas enriquecem os diários virtuais.
GLOBO EM MOSSORÓ
Mossoró vai ganhar um canal local de televisão, afiliado à Rede Globo. É possível que até 2010 os mossoroenses possam contar com o sinal aberto de mais uma emissora.

SEM TV DIÁRIO
São muitas as reclamações, em Mossoró, devido à retirada do ar do sinal da TV Diário de Fortaleza, canal 21, captado via antena parabólica. Mais uma imposição da TV Globo, que impõe ideologia e muitas outras coisas neste país.  
 POSSE DE EVILÁSIA
A posse da prefeita eleita de Patu, Evilásia Gildênia (PSB), deve ocorrer no dia 27 deste mês. Evilásia é esposa do ex-prefeito Ednardo Moura, de quem contará com a orientação para administrar o município.

DEFESA NA CÃMARA
O vereador Ricardo Martins, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), tem se pronunciado em defesa da administração da prefeita Lanice Ferreira, de Governador Dix-sept Rosado.

DIFICULDADES INICIAIS
Ricardo afirma que Lanice Ferreira está vencendo as dificuldades iniciais da administração, sobretudo em relação aos problemas deixados pela gestão que esteve à frente do município nos últimos quatro anos. 
MAIS DE 50 POÇOS
O vereador acredita que a nova administração vai dar sequência ao programa de recursos hídricos implantado na gestão do ex-prefeito Gilberto Martins. De acordo com Ricardo, à época a Secretaria de Agricultura do município perfurou mais de 50 poços.
CHUVA E ESPERANÇA
As chuvas caem como um bálsamo na região. A aridez da terra é substituída pela vegetação verde nos campos. No mínimo, pasto garantido para o rebanho. Mas há sempre a esperança de uma boa safra para os pequenos produtores. Graças a Deus.
CONVERSA FIADA
Os resultados das últimas eleições, em cidades da região, mostram que os eleitores cada vez mais confrontam as ações de gestores com os discursos nos palanques e em veículos da mídia. Há casos em que a conversa na mídia é uma e a prática recente, outra. E a maioria da população não deixa se levar na hora do voto.


 Escrito por Paulo Martins às 22h38
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Deu no blog de Aluísio Dutra
Notícia do resultado em Patu e estatística

Evilásia, Aluísio Dutra e Gorete Dantas
A candidata Evilásia Gildênia de Oliveira (PSB), da coligação "Justiça e Paz" (PSB-PV-PT-DEM e PR), venceu a eleição suplementar em Patu com 52,14% dos votos válidos, ou seja, 3.526 votos. A totalização da votação foi concluída às 17h36.
Ela é esposa de Ednardo Moura, que teve o registro cassado pelo TSE após vencer o pleito municipal em Patu, no dia 5 de outubro.
O segundo colocado, Alexandrino Suassuna Barreto Filho (PMDB) que encabeçou a coligação "União e Trabalho" (PMDB,PDT,PP,PMN,PC do B, PPS) recebeu 47,86%. Alexandrino ocupava a prefeitura, pois tinha sido eleito presidente da Câmara de Vereadores. Em termos de votos nominais, ele obteve 3.236 votos.
A maioria de Evilásia foi de 290 votos.
Para saber mais, leia AQUI.
NOTA: Evilásia é a primeira mulher a exercer o mandato de prefeito no município de Patu. Além disso, ela é evangélica da Assembléia de Deus naquele município.



 Escrito por Paulo Martins às 22h22
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Patu - Eleição Suplementar Resumo

Total de votos apurados: 7.172
Votos Válidos: 6.762 (94,28%)
Votos em Branco: 92 (1,28%)
Votos Nulos: 318 (4,43%)
Seções Totalizadas: 26 (100%)
Comparecimento: 7.172 (91,02%)
Abstenção: 708 (8,98%)
Fonte: TRE-RN.


 Escrito por Paulo Martins às 22h07
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Patu elege prefeito
Candidata Evilásia Gildênia
A população de Patu vai eleger, neste domingo, seu novo prefeito. São candidatos, Alexandrino Suassuna Filho, o Xanxan (coligação União e Trabalho), e Evilásia Gildênia (coligação Justiça e Paz).
A vice-prefeita do candidato Xanxan, da coligação União e Trabalho, é Hosana Tavares. Já Evilásia Gildênia tem como vice, Gorete Dantas.
A eleição em Patu se realiza sob forte segurança. Polícia Militar, Exército e Polícia Federal trabalham para manter a normalidade nas eleições suplementares.
O pleito ocorre devido o prefeito eleito, em outubro do Ana passado, Ednardo Moura, ter enfrentado problemas em sua prestação de contas relativa ao uso de recursos da União, quando de gestão anterior no município. Ednardo é casado com a candidata Evilásia Gildênia.


 Escrito por Paulo Martins às 09h58
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Locais de votação

Xanxan é uma das opções do eleitorado
As seções eleitorais da eleição suplementar de Patu vão funcionar nos seguintes locais:
Escola Estadual João Godeiro: Seções: 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 e 31.
Campus vançado Prof. João Ismar de Moura: Seções: 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39.
Escola Municipal Francisco Francelino de Moura: Seções: 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 49 e 52. Estão aptos a votar 7880 eleitores.


 Escrito por Paulo Martins às 09h55
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Perfil de Patu
O município de Patu fica situado na microrregião serrana do Rio Grande do Norte, uma zona de agricultura e pecuária, que no início da colonização estava ligada ao ciclo dos currais. Os primeiros habitantes da região foram os índios Cariris. Tem 11.303 habitantes.
O topônimo Patu tem duas versões para sua origem. Na primeira, conforme contos populares, dois irmãos tinham seus terrenos próximos ao pé da serra. Certo dia um disse ao outro: “Quando eu morrer isto aqui fica PA-TU”. Desde então o nome do lugar ficou conhecido como Patu.
No entanto, a versão mais aceita é a segunda. Para o historiador Câmara Cascudo, Patu significa lugar de terra alta em tupi, sendo esta a denominação que os índios Cariris utilizavam para identificar o local.


 Escrito por Paulo Martins às 09h48

Nenhum comentário:

Postar um comentário