sexta-feira, 17 de novembro de 2017



Marcha para Jesus anuncia paz para Mossoró
A Marcha para Jesus, realizada no fim da tarde e começo da noite deste sábado, foi considerada uma das maiores em Mossoró. Gente de todas as denominações evangélicas desceu a Avenida Presidente Dutra, seguindo por outras ruas do centro até chegar à Praça de Eventos, local de encerramento da movimentação.
O objetivo da Marcha é anunciar o evangelho à população de Mossoró, e propagar nome de Jesus Cristo como único Salvador. Mais. É possível viver bem, sem bebidas, sem drogas. É possível viver bem ao lado de pais, irmãos, esposa, filhos. É possível amar o próximo, ser solidário com o necessitado.
É mais ou menos por aí, que os organizadores da Marcha para Jesus levam a mensagem à população de Mossoró. Busca de paz e amor na cidade.
De parabéns todos que organizaram a Marcha, à frente a Segunda Igreja Batista de Mossoró, liderada pelo pastor Alanar Romão Caldas.   


 Escrito por Paulo Martins às 21h44
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Nomes resistem a propaganda negativa
As candidaturas de Lanice Ferreira (a prefeita) e Júnior Afonso (vice), em Governador Dix-sept Rosado, resistem ao bombardeio constante da mídia contra os dois nomes peemedebistas e de seus aliados. Segundo observadores da política dix-septiense, nos últimos quatro anos o sistema governista investiu alto na propaganda negativa contra Lanice e Júnior, com o objetivo de atingir a imagem de ambos.
Mas, mesmo assim, de acordo com essa ótica, Lanice permanece na dianteira da disputa eleitoral, nas movimentações políticas. Na cidade, em setores como a várzea (Monte Alegre, Camurim e etc.) e no eleitorado de dix-septienses residentes em Mossoró, as manifestações apontam para a vantagem da candidata.
Nos jornais da região, no rádio, televisão e Internet as referências negativas a Lanice e Júnior foram recorrentes, mas segundo os analistas isso não influenciou a aceitação dos dois na preferência popular.
Contudo, conforme fontes do blog, o marketing situacionista deve tentar criar novos fatos. Sem a força financeira de seus adversários, para influenciar setores da mídia, Lanice, Júnior e companhia, precisam continuar resistindo.


 Escrito por Paulo Martins às 16h53
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



CEFET-RN/ Mossoró sedia jornada astronômica do município

Por Edmairy Araújo

            Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia 2009 e aos 400 anos das primeiras observações astronômicas feitas por Galileu Galilei, a Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA) realiza o Projeto Jornada Astronômica.

O projeto atinge cerca de 300 pessoas em cada município por onde passa. Até agora, as cidades contempladas foram: Acari, Carnaúba dos Dantas, Poço Branco, Parnamirim, João Câmara e Mossoró. A Jornada Astronômica de Mossoró acontecerá no sábado, dia 13 de setembro, a partir das 15h30, no CEFET-RN/Mossoró.

Ensinar a manusear instrumentos telescópicos, identificar planetas e constelações, ler a simbologia das estrelas na bandeira nacional, conhecer o relógio de sol, o princípio do lançamento de foguetes e acima de tudo socializar o conhecimento científico são alguns dos objetivos dessa Jornada astronômica. Segundo o presidente da ANRA e professor do CEFET-RN/ Unidade Sede, Antônio Araújo, de acordo com o projeto cada entidade é livre para organizar os seus eventos.

            A proposta de trabalho conseguiu reúne cerca de 25 docentes e alunos dos cursos técnicos e das licenciaturas em Física e Geografia do CEFET-RN, que atuam como monitores nos eventos, que serão realizados uma vez por mês.

Data: 13 de setembro de 2008
Hora: a partir das 15h30min
Local: Centro Federal de Educação Tecnológica

Programação:
- Palestra: Uma visão cósmica do infinito
- Explicação e observação do Sol (com instrumentos)
- O foguete PET
- O relógio de Sol e as distâncias estrelares
- Observação da Lua
- Observação de planetas
- Identificação e observação de estrelas e constelações


 Escrito por Paulo Martins às 02h37
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Vestibular da Ufersa oferece 770 vagas

Por Amanda Melo

Para o vestibular 2009.1 a UFERSA irá oferecer 770 vagas distribuídas entre os seguintes cursos: Agronomia (80 vagas), Bacharelado em Ciência e Tecnologia (200), Biotecnologia (25), Ecologia (25), Engenharia de Pesca (25), Licenciatura em Matemática (30), Medicina Veterinária (25) e Zootecnia (25), no período diurno, somando 435 vagas; e no período noturno serão oferecidos os cursos de Administração (50), Bacharelado em Ciência e Tecnologia (10), Ciências da Computação (25) e Ciências Contábeis (40), num total de 215 vagas.

            O período de isenção da taxa de inscrição do vestibular, que começou no dia 27 de agosto, segue até o dia 12 de setembro. As inscrições serão realizadas no período de 6 a 30 de outubro e as provas serão aplicadas entre os dias 14 e 16 de dezembro.

Mais informações:

Comissão Permanente de Processo Seletivo (CPPS) - Professor marlon Feijó - 3315-1791

Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) - Professor José de Arimatea de Matos - 3315-1769


 Escrito por Paulo Martins às 02h30
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Por que defender o diploma para exercício do Jornalismo?

Luciana Araújo

Alguns comentários que circulam na mídia mossoroense, se posicionando de forma contrária à bandeira de luta sustentada pelos estudantes do curso de Comunicação Social e por alguns jornalistas pela obrigatoriedade do diploma para exercício do Jornalismo, suscitam a minha indignação.

            Até concordo, em certo ponto, que um diploma nem sempre é sinônimo de qualidade profissional, mas certamente, é o melhor caminho para alcançá-la. Há quem possa alegar que alguns jornalistas diplomados cometem erros graves, uma outra verdade. No entanto, qual categoria pode ser apontada pela isenção de falhas? Mesmo assim, tenho convicção de que nenhum dos partidários dessa idéia seria capaz de entregar sua saúde nas mãos de um médico que não possuísse um diploma. (que não fosse graduado) "Ah! Mas com a vida é diferente" alguém pode dizer, e novamente não tenho como discordar, afinal, cada profissão tem suas características e, como afirma Luiz Costa Pereira Junior, em seu Guia para Edição Jornalística, "o Jornalismo é campo da difusão de informações vitais à sobrevivência em comunidade, a instância que vigia as diversas manifestações de poder e facilita a tomada de nossas decisões cotidianas". Ao menos é isso que se procura e é na academia que se encontram os subsídios necessários para a concretização dessa função. Além disso, uma palavra divulgada não pode ser apagada ou retirada e é capaz de ter implicações consideráveis na vida de um grande número de pessoas.

            Entre os que divergem da luta sustentada pelos estudantes de Comunicação Social existem ainda aqueles que dizem que a universidade não ensina a escrever, porém, não é essa a sua função. Essa era a responsabilidade das escolas quando a meta do Governo não era simplesmente aumentar os índices de alfabetização. À universidade cabe o papel de oferecer disciplinas como Ética, Filosofia, Sociologia, Teoria do Jornalismo, História da Comunicação, Pesquisa em Comunicação Social e Edição, entre outras que servem de base para uma reflexão profunda capaz de estimular a busca constante pelo ideal de Jornalismo.

            Também argumentam que a obrigatoriedade do diploma é uma afronta à liberdade de expressão, mas, como bem lembrou o colega de comunicação Social, Mário Ilo Gárcia, durante o protesto realizado pela obrigatoriedade do diploma, no dia 20 de agosto, é importante não confundir liberdade de expressão com liberdade de imprensa. E, enquanto motor social, o Jornalismo deve fortalecer o pluralismo, princípio que, como menciona o próprio Pereira Junior, precisa mais ser demonstrado que defendido.

            Por fim, em relação aos profissionais práticos, é necessário ressaltar que a academia não representa uma ameaça aos seus empregos. Ao contrário, ela está aberta para contribuir com a qualificação dos profissionais, prova disso é o número crescente de práticos presentes nos bancos da universidade.

Luciana Araújo

Acadêmica do 6º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo


 Escrito por Paulo Martins às 02h24
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Ícaro Dias na TV Mossoró
Ícaro Dias vem se destacando na apresentação do programa “Jogo Aberto”, da TV Mossoró, canal 7. O garoto integra a equipe de esportes da emissora, composta por Fábio Oliveira, Carlos Cavalcante e Alcindo Júnior. Ícaro é concluinte do curso de Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Preço do Leite - De um consumidor, próximo às gôndolas de um supermercado em Mossoró:
 “Há seis meses, comprei Leite Ninho por nove reais”, ressaltou. – “Agora estou comprando por R$ 5,98”. Outro pergunta: “Que houve? Efeito Atacadão?”

Diferença - A propósito do assunto, para o comerciante Nilton Santana, a diferença entre os comerciantes de fora e os de Mossoró é a seguinte: os mossoroenses enfrentam todas as dificuldades, mas não abandonam a cidade. O dinheiro que ganham, investem aqui. Os que vêm de outras cidades, com raras exceções, ganham aqui e aplicam em outros centros. E, quando surge a menor dificuldade vão embora.

Didática - Tem sido didática a campanha da candidata à Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado, Netinha Silva. Segundo informações, candidata petista em cada visita que faz mostra as propostas do partido e explica pacientemente aos eleitores quais os deveres de um vereador ou prefeito.  

Liberdade - Setembro, de novo, é mês de festa em Mossoró. Tem o Auto da Liberdade, nas comemorações da libertação dos escravos.

PMDB - Segundo observadores da política de Governador Dix-sept Rosado, líderes da sigla têm explorado pouco o potencial histórico do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) junto ao eleitorado. De acordo com a ótica, o PMDB é o partido que mais disputou eleições, tendo vencido quatro disputas sucessivamente. Quando se fala em partido, é o primeiro que vem à mente do eleitor.

Jerônimo Rosado - Sábado houve festa em Governador Dix-sept Rosado para comemorar os 70 anos de história da Escola Estadual Jerônimo Rosado. A direção da escola organizou um jantar para funcionários, familiares e pais de alunos. Tudo ao custo de R$ 4,00 por pessoa. O dinheiro arrecadado será aplicado na construção de uma sala de aula. Pela Escola Jerônimo Rosado passaram muitas gerações de dix-septienses, o que justifica as comemorações. Entretanto, até hoje professores, funcionários e alunos sofrem devido à falta de estrutura do estabelecimento. Para se ter uma idéia, alguns dos problemas enfrentados pela atual diretora, Elizângela Freire, são os mesmos desde os tempos da primeira diretora da Jerônimo Rosado, professora Raimunda Dias.

Nomes - Webleitores informam que no sistema governista dois candidatos à Câmara Municipal em Governador Dix-sept Rosado devem ter boas votações. Um deles é o ex-secretário do município e vereador Edílson Freitas, o Didil de Batista. O outro atende pelo apelido de Brejeirinho.    

Quando entrar setembro
Beto Guedes - Sol de Primavera
Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez

Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender


 Escrito por Paulo Martins às 00h21

Nenhum comentário:

Postar um comentário