| 07/02/2009 |
Deu na coluna de Wodem Madruga
Leia na Tribuna do Norte, AQUI
Garibaldi
O senador Garibaldi Filho passa o final de semana na terrinha, depois dos dias agitados que antecederam e se seguiram à eleição da Mesa do Senado. Volta segunda-feira à Brasilia. Na terça-feira vamos ter novas emoções cívicas, pois haverá a eleição para as comissões técnicas da Casa. Garibaldi é candidato à presidente da Comissão de Estudos Econômicos.
Escrito por Paulo Martins às 19h45[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Julgamento popular
![]()
Júnior Afonso
O vice-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Espedito Paulo Pereira Filho, aconselha os adversários políticos a terem dignidade e a trabalharem porque daqui a quatro anos haverá novo julgamento da população, que se manifestará nas urnas.
A sugestão de Júnior Afonso, como é conhecido o vice-prefeito, tem a ver com as audiências eleitorais realizadas quarta e quinta-feiras última, nas quais nada ficou provado contra a prefeita Lanice Ferreira. Júnior acredita que está frustrada a tentativa do ex-prefeito Adail Vale de reverter o resultado das urnas em outubro do ano passado, favorável aos candidatos da coligação Unidade Democrática.
Escrito por Paulo Martins às 19h20[ (3) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 06/02/2009 |
Menos frutas, menos emprego
Segundo Paula, presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex), disse que a produção de frutas tropicais deve cair este ano por aqui. É que o consumo nos supermercados de países europeus declinou 30 por cento.
Se a produção vai cair, significa que haverá menos mão de obra. Pelas projeções, seriam 9 mil empregos a menos. No Nordeste – disse a Folha de São Paulo – serão menos 20 mil empregos.
Reflexo da crise econômica internacional.
Para reduzir a queda, Segundo aponta como saída aumentar as vendas no mercado interno, que consome apenas 25 por cento da produção, enquanto as exportações chegam a 75 por cento.
Ele diz que seria preciso a realização de uma campanha de incentivo para o brasileiro consumir frutas. Pelos números atuais, o consumo no mercado interno é de 50 quilos de fruta por pessoa. Enquanto isso, os ingleses consomem 200 quilos per capta.
Na opinião de Segundo, pode-se colocar o melhor melão do mundo por aqui que o consumo não aumenta. A média de consumo do brasileiro é 1 quilo de melão por pessoa.
Escrito por Paulo Martins às 06h44[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Melão faz bem à saúde
Que tal uma campanha na mídia nos moldes daquelas realizadas pelos fabricantes de bebidas e cigarros? “Antártica, uma paixão nacional”, que divulgava a famosa marca de cerveja, e “Os valentes se encontram no Arizona”, que apresentava caubóis estimulando a venda de cigarros.
Algo “inédito" do tipo “Melão, uma paixão nacional”. “Quem come melão não engole qualquer coisa”. “Melão desce redondo”.
(Atualmente, “músicas” tocadas na mídia, por exemplo, mencionam frutas. Mas uva e melão remetem a outro sentido: a mulher como objeto de atração sexual).
A propaganda exerce forte pressão sobre o consumidor. E a televisão no Brasil exalta há 60 anos o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. Para se ter uma idéia, os maços de cigarros hoje trazem impressos fotografias de pessoas acometidas de câncer, mas pessoas continuam fumando. A impressão é de que elas enxergam, no lugar daquelas fotos, “os caubóis do Arizona”.
Em relação às bebidas, o apelo é tão forte que, mesmo nos dias atuais saindo aquela frase na mídia, “Beba com moderação”, o consumo ainda é muito alto. Qual será o consumo per capta de cerveja no Brasil, hein?
Então, a realização de uma campanha em prol do melão pode aumentar o consumo dessa fruta tropical. Quem sabe, daqui a 60 anos seja preciso recomendar: “Coma melão, mas com moderação”. “O Ministério da Saúde adverte: Comer melão demais é prejudicial à saúde”.
Agora, se depender da qualidade de certas frutas vendidas nos supermercados de Mossoró, o pessoal vai continuar bebendo e fumando.
Escrito por Paulo Martins às 06h41[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 05/02/2009 |
Ei, você aí, me dá um dinheiro aí
Devido aos elevados gastos realizados por gestões de municípios em carnavais passados, é crescente a pressão sobre administradores atuais para repetir tais eventos com a mesma estrutura e custos. Uma minoria reivindica a contratação de bandas de outros centros, que cobram altos cachês. E há um frenesi porque a programação da festa de momo não é anunciada (embora tais programações e atrações sejam as mesmas em cidades da região).
Mas há quem questione se há dinheiro público para promover grandes carnavais em municípios que enfrentam dificuldades financeiras para investir na saúde, educação, agricultura, habitação, etc.
A propósito do assunto, um pernambucano disse ao blog que Olinda, em Pernambuco, realiza anualmente um dos movimentados carnavais do país. “Terminada a festa, Olinda continua com os mesmos problemas; mas as bandas e seus empresários levam muita grana”.
Por outro lado, a realização de tais eventos não significa popularidade para gestores de municípios que os bancam. Os resultados das urnas estão bem recentes para comprovar isso.
Escrito por Paulo Martins às 21h11[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Testemunha denuncia
Na audiência realizada na última quarta-feira, em Governador Dix-sept Rosado, uma das testemunhas fez séria denúncia verbal à Justiça. Afirmou, no depoimento, que a pressionaram a dizer em juízo que a prefeita Lanice Ferreira teria lhe doado material de construção, no período eleitoral, em troca de voto.
De acordo com a testemunha, adversários de Lanice Ferreira a procuraram e fizeram a seguinte proposta: a testemunha declararia ter recebido o material e, em troca, seu marido seria liberado da prisão (o marido da testemunha).
Ao ouvir o relato - conforme fonte do blog - o promotor disse que a testemunha deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia de Dix-sept Rosado, para dar origem a um inquérito.
Para entender o caso
O grupo político do ex-prefeito Adail Vale, derrotado nas urnas nas eleições municipais de 2008, pôs um cinegrafista de plantâo na frente de um depósito de material de construção para filmar clientes comprando e transportando material de construção. A testemunha teria sido uma delas. Após a filmagem, o passo seguinte seria entrar com uma ação na Justiça Eleitoral e depois convencer a testemunha a depor na Justiça, contra Lanice Ferreira.
Nota do blog
![]()
Pelas as informações passadas ao blog, há no caso vocação para o cinema. Tem gente que que domina as técnicas de captação de imagens e cria até o enredo para a produção ficcional. Tom Cruise está perdendo...
Escrito por Paulo Martins às 18h05[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Deu no THE PLACE, blog de Wilton Júnior
Assalto aos Correios
Hoje às 11h30 da manhã, a agência dos Correios local foi assaltada por dois elementos, ainda não identificados.
Eles renderam a funcionária da agência Salete Benevides e mais cinco clientes que usavam os serviços bancários do local. Os assaltantes portavam revólveres e permaneceram na agência por cinco minutos levando uma quantidade de dinheiro dos Correios e dos clientes ainda não divulgada.
A Polícia já foi acionada, e ainda não tem pistas dos assaltantes.
Os clientes que foram assaltados dentro da agência, devem reivindicar as quantias que foram roubadas aos Correios, visto que é responsabilidade da empresa manter a segurança do local.
Policiamento
Há muito precisamos de mais cuidados no que diz respeito a falta de policiamento na cidade.
A polícia militar não tem estrutura nem destacamento de policiais necessários para manter a ordem e a segurança em Dix-sept. O correto seria solicitar da Secretaria de Segurança, uma equipe do GTC – Grupo Tático de Combate, que deveria ter os custos rateados com a Prefeitura.
O período mais calmo e seguro por que passamos em Dix-sept, foi no governo de Gilberto Martins, quando ele mantinha em conjunto com a Secretaria de Segurança e outras prefeituras da região, uma equipe GTC que servia a várias cidades.
Escrito por Paulo Martins às 17h44[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 04/02/2009 |
Parabéns, Ingrid Susy
![]()
Na foto, a advogada Ingrid Susy, formada recentemente, com seu namorado, Márcio Bruno Dantas, futuro engenheiro civil. Ingrid é filha do casal médico Eliezer Laurindo-enfermeira Netinha Silva.
Som de qualidade
Em breve a Rádio Difusora de Mossoró terá transmissores digitais e som com mais qualidade, garante Emerson Linhares, diretor de programação da emissora.
Emissora top
A Rádio Difusora de Mossoró, emissora top em audiência, não pretende ficar para trás no esporte. O repórter Jota Nobre deverá comandar a equipe esportiva da emissora, segundo fonte do blog.
Aline Linhares
O ótimo blog da radialista (Universitária FM 103.3) e apresentadora (TV Mossoró) Aline Linhares obteve 35 mil acessos, só no mês de janeiro. Eis aqui um de seus leitores diários.
Escrito por Paulo Martins às 20h04[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Governo Lula
Os altos índices de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ocorrem por acaso. As políticas públicas lançadas pelo governo Lula obtêm aprovação e resposta imediata da população brasileira: 84 por cento.
No Rio
No Rio de Janeiro, o presidente Lula está levando obras aos morros. O governo Lula enfrenta a violência com obras de repercussão social e econômica. “Quarteirões” inteiros em favelas vão ser substituídos por casas populares. Escolas e bibliotecas serão construídas.
No país
O Governo Federal anuncia a construção de meio milhão de casas populares no país, como forma de diminuir o déficit habitacional e de enfrentar a crise financeira mundial. Para contrariar o capitalismo selvagem.
Em 2008
Só no ano passado o governo investiu 30 bilhões para a construção de casas.
Em Dix-sept Rosado
Mas as ações da gestão Lula da Silva chegam a diferentes pontos do país. O Governo Federal vai investir R$ 4 milhões para transformar a Escola Estadual Manoel Joaquim, em Governador Dix-sept Rosado, num centro de referência semelhante aos Cefets, com recursos do programa “Brasil Profissionalizado”.
Fala, Lula!
"Precisamos gerar empregos. Nessa crise, vamos dizer para os países ricos, que até ontem diziam o que deveríamos fazer, para eles fazerem o que nós estamos fazendo", disse Lula durante evento de inauguração de uma escola que faz parte das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Manguinhos (zona norte do Rio).
De novo
Se o Congresso Nacional aprovasse hoje o direito a mais uma eleição para o presidente Lula não haveria qualquer rejeição por parte do povo brasileiro, em qualquer parte do país.
Escrito por Paulo Martins às 19h49[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Prefeita Lanice
Em Governador Dix-sept Rosado, a prefeita Lanice Ferreira compareceu a mais uma Audiência eleitoral, nesta quarta-feira.
No tapetão
Os adversários de Lanice, que perderam a segunda eleição seguida, entraram com uma ação na Justiça alegando que a coligação da prefeita vitoriosa teria trocado material de construção por votos.
Discurso era outro
Na campanha eleitoral, adversários de Lanice Ferreira tentavam convencer os eleitores de que venceriam as eleições por contarem com recursos financeiros, material de construção, combustível e muitas bandeiras vermelhas. Mas a força econômica não foi suficiente para reverter a desvantagem nas urnas.
Verdade das urnas
À época, contrataram uma pesquisa que apontava uma vitória do adversário de Lanice com maioria de 9 por cento (coisa de mil votos). Contados os votos, deu Lanice com 5 por cento (545 de maioria).
Escrito por Paulo Martins às 19h45[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Retratos do Brasil
Comentário de Ângela Gurgel
Paulo, são apenas dois meninos, mas representam, negativamente, milhares de outros meninos e meninas que não conhecem a escola, desconhecem o que seja uma família estruturada, perderam seus sonhos e não tem motivos para acreditar na justiça. Meninos que foram arrancada da vida e jogados na difícil caminhada de andar sem direção nenhuma, sofrer chagas sociais que não plantadas por eles e colher os amargos frutos da desilgualdade social, que eles não plantaram, mas receberam de forma gratuita, da mesma forma que lhes foi negado o direito a escola, saúde e moradia. Eles não tem 3 metros onde dormir e sem ter onde descansar o corpo, suas mentes já não sonham. Retratos do Brasil, infelizmente!
Abraços.
argurgel@oi.com.br
Escrito por Paulo Martins às 17h48[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 02/02/2009 |
Lília Paz
Integrante da gravadora Patmos Music, a cantora Lília Paz, do Rio de Janeiro, é um dos destaques da música evangélica no país.
Escrito por Paulo Martins às 23h55[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Empenho no PAC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede o empenho de prefeitos e governadores para agilizar a execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em todo o país. Segundo Lula, somente assim serão diminuídas as desigualdades sociais no país.
Voto contra
Vereadores ligados ao ex-prefeito Adail Vale votaram contra a criação da Secretaria do Esporte e da Juventude (Sejuv), em Governador Dix-sept Rosado. O projeto obteve os votos favoráveis dos vereadores Dário Pio, João de Freitas Neto, Ricardo Martins, Antônio Freire e Nicélia Medeiros. Edmar Carlos, Luzia Melo, Chagas Cruz e Daniel Marcolino não apoiaram a implantação da Sejuv.
História se repete
Em 1997, o ex-prefeito Adail Vale articulou para que os vereadores da época se posicionassem contra a criação da Secretaria da Agricultura, na gestão do então prefeito Gilberto Martins. A postura do grupo adailista retardou a realização de projetos no setor, entre os quais a aquisição de uma máquina perfuratriz e a perfuração de 50 poços tubulares.
Dificuldades previstas
Na campanha eleitoral de 2008, o ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Gilberto Martins, já previa as dificuldades que a atual prefeita Lanice Ferreira enfrentaria na Câmara Municipal para aprovar matérias de interesse do município.
Governabilidade
Gilberto Martins foi um dos maiores defensores de uma coligação entre o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido dos Trabalhadores (PT). Nos cálculos de Gilberto, com a união entre PMDB, PT, Partido Social Cristão (PSC) e Partido Comunista do Brasil (PC do B), a composição política garantiria a eleição de mais um vereador bem como a governabilidade da gestão de Lanice e seu vice, Espedito Paulo Pereira Filho.
Visão de futuro
Em política é preciso ter visão de futuro.
Distinção necessária
Também é necessário distinguir quem são os adversários dos interesses da população. Quem é aliado e quem é oponente.
Escrito por Paulo Martins às 23h47[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 01/02/2009 |
Ufersa em Angicos
As obras da sede da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Angicos, continuam. A construção ocupará uma área de 160 hectares, no local onde funcionou o “Fomento Agrícola”, a cerca 1 km do centro da cidade (estrada Angicos/Rio Velho), e funcionará a partir do semestre 2009.2. Os 120 alunos do curso de Ciência e Tecnologia, primeiro semestre deste ano, assistirão aulas no Educandário Padre Félix, na paróquia São José dos Angicos. São 60 alunos pela manhã e igual número à noite. Estão sendo construídos 1 bloco com 10 salas de aula para 62 alunos cada; 1 bloco de laboratórios para atender as disciplinas de física, química e matemática; 1 bloco de salas de professores com 36 salas; Biblioteca Central com uma área de aproximadamente 850 metros quadrados, além dos muros frontais e laterais e a guarita de acesso à Ufersa. A previsão é de até junho as obras estejam concluídas.
Escrito por Paulo Martins às 20h15[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Comentário de Raimundo Antonio
"Corpos estranhos"
Paulo, se formos analisar friamente os fatos descritos, veremos aí um paradoxo: do ponto de vista da transformação cultural, tudo bem. Eles, os que estão se formando - independente da condição social - estão fazendo os seus papéis que é o de não engrossarem a fila da estatística negativa do desemprego e da mão-de-obra não qualificada. Com a formatura - pressupõe-se a qualificação - o mercado se abre e eles passarão a receberem condignamente.
Do ponto de vista social, a luta é o de, quando sair do local da formatura e se depararem com aqueles "pequenos corpos estranhos ao meio" é o de juramento para lutar em prol de uma sociedade mais justa, onde a igualdade social seja mais presente e a miséria e o desemprego não venham em primeiro lugar na vida desses "indesejáveis" infiltrados - pela necessidade primária, básica, da fome - em lugares onde parece ser proibido eles estarem.
Concordo com sua observação sobre os novos doutores: "que eles venham a ser instrumentos de mudança..." Abraço.
Escrito por Paulo Martins às 18h37[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Dois meninos
Sábado, 2 horas da manhã. Dois meninos de rua esperavam num conhecido local de eventos de Mossoró, saída de formandos do curso de Direito, de uma universidade privada, e seus pais. Tentavam “descolar” alguns trocados na desigual luta pela sobrevivência.
À saída dos veículos, parte deles de luxo, os dois meninos mal-vestidos, esquálidos e sonolentos caracterizavam a presença indesejada naquele local de festa. Lá dentro, moças e rapazes, com pais, amigos e convidados, comemoravam o fato de terem concluído um curso superior e a perspectiva de um futuro profissional.
Música, sorrisos, mesas fartas, bebidas, abundância. Com certeza, resultado de muito esforço dos pais e dessas moças e rapazes. Que esses jovens possam somar na luta pela transformação da realidade presente.
A aspiração é de que os novos doutores venham a ser instrumentos de mudança, para melhor, na vida da população. E de milhares de pessoas que vivem marginalizadas, como os dois meninos.
Conseqüência de um país desigual, injusto, de concentração de renda perversa, nas mãos de uma elite abastada. País em que uns moram em mansões de 300 metros quadrados e outros não têm direito a uma casa de 30 metros. Escrito por Paulo Martins às 00h05 |
sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Escrito por Paulo Martins às 19h45


Nenhum comentário:
Postar um comentário