| 17/04/2010 |
Produção de cal é liberada
Em reunião ontem, 16, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal, com os representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), da Associação dos Produtores de Cal, da Mineradora Ouro Branco e o Ministério Público, a prefeita Lanice Ferreira obteve sucesso quanto ao desembargo dos fornos dos produtores de cal de Governador Dix-sept Rosado.
Segundo a prefeita, ao todo foram autorizados a voltar a funcionar 31, dos 68 fornos existentes no município.
O Ibama embargou os fornos da cidade, no dia 19 de março, por não ter licença ambiental para queimar calcário, extrair rocha nas jazidas do município e lenha da mata da caatinga da região.
Lanice informou ainda que na reunião foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com os produtores do município, para que obedeçam a certos quesitos que a legislação ambiental impõe.
No termo, os produtores, se comprometeram de retirar junto ao Idema, as licenças de funcionamento de extração de calcário e da implantação do Plano de Manejo Florestal para extrair a lenha.
Com isso, o Idema e a Promotoria concordaram e aceitaram as propostas dos produtores, que culminou com o desembargo de 31 fornos pelo Ibama.
A prefeita Lanice Ferreira se comprometeu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Ibama, a fiscalizar e orientar os produtores de cal para retirar a documentação de funcionamento.
A administração municipal também vai apoiar os produtores na implantação do Plano de Manejo Florestal, idealizado pela gestão de Lanice Ferreira, em parceria com o Incra, para que os produtores tenham outra alternativa para queimar o calcário, sem utilizar a vegetação nativa da região.
O Manejo Florestal vai funcionar nos assentamentos, onde será reservada uma área, dividida em 16 partes. Cada ano se extrai a lenha de uma parte. “Quando chegar à última etapa, a primeira já tem se recomposto”, conta o fiscal do Ibama Francisco Linduarte, que é especialista em meio ambiente.
Quanto aos fornos que estão poluindo a cidade com fumaça, a prefeita Lanice, está firmando parceria com o Sebrae para desenvolver um forno que precisa de menos energia e que polui menos o meio ambiente. O Calcário será extraído numa área já licenciada pelo Idema de propriedade da Mineradora Ouro Branco.
A prefeita Lanice disse estar aliviada depois do resultado da reunião. “Vim aqui com o intuito de conseguir esse resultado, pois a população e o comércio de Dix-sept Rosado já estavam sofrendo demais com a paralisação da produção de cal”, ressaltou.
Escrito por Paulo Martins às 22h19[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 16/04/2010 |
MST no Palácio
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) voltou a ocupar por algumas horas, nesta quinta-feira, o Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo em Mossoró. Segundo militantes do MST, o objetivo da invasão continua sendo reivindicar apoio da Prefeitura Municipal aos projetos das famílias de trabalhadores, principalmente nas atividades da agricultura familiar.
Após serem recebidos pelo secretário-chefe de Gabinete, Gustavo Rosado, os trabalhadores deixaram a sede do Executivo. Com a promessa de voltarem ao Palácio caso a gestão municipal não atenda as solicitações do MST.
Escrito por Paulo Martins às 08h22[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 15/04/2010 |
Consequências das desigualdades sociais
A tragédia que assola principalmente moradores de morros do Rio de Janeiro é consequência, também, das desigualdades sociais existentes no país, e não tem como causa apenas as fortes chuvas que caíram naquele estado.
Devido às condições de extrema pobreza, inúmeras famílias habitam nessas áreas de risco, em todo o país, semelhantes às encostas dos morros no RJ, onde ocorreram deslizamentos, casas foram destruídas e pessoas morreram soterradas.
Ou alguém acha que essas pessoas decidem morar em tais áreas por livre escolha?
Ainda dentro dessa análise, a precariedade das moradias de milhões de brasileiros mostra que o déficit habitacional no país é bem maior do que revelam os números oficiais.
Escrito por Paulo Martins às 08h31[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 14/04/2010 |
Ensino fundamental
Na opinião do senador Cristovam Buarque a melhora da qualidade na educação brasileira obrigatoriamente tem que começar pelo ensino fundamental. Melhores condições de trabalho e salariais para os educadores. Cristovam defende a federalização do ensino fundamental.
A realidade é outra – Aqui neste pedaço de Brasil, a realidade é outra. Professores sobrecarregados, escolas sem estrutura adequada.
Pra que aferição – Pouco adianta os governos tentarem aferir o nível da educação se eles mesmos sabem as condições que oferecem aos professores, trabalhadores do setor e alunos. Não já estãos os trabalhadores tirando leite das pedras todos esses anos?
De olho - Em ano de eleição, principalmente – e sempre – pais, alunos, sociedade deveriam estar atentos e analisar atentamente tal conjutura. Pressão nos gestores, legisladores e candidatos.
Na cola – Mês de abril. CNT/Sensus diz que, na fotografia do momento, Dilma Rousseff encostou em José Serra, na corrida antecipada para as eleições presidenciais de outubro.
Jornalismo - Deveria ser considerada normal a presença da senadora Rosalba Ciarlini no programa “Observador Político”, comandado pelo ex-deputado federal Laíre Rosado, na Rádio FM Resistência (93 MHz) e na TV Mossoró, canal 7. Uma rotina salutar do bom jornalismo. Por ser Rosalba uma mulher na vida pública, candidata ao governo do Estado.
Incentivo fiscal – Os valores pagos com o ensino de idiomas poderão ser deduzidos no Imposto de Renda. Proposta do deputado Fábio Faria. Incentivo fiscal para quem investe na educação.
Desligados da Unimed – E a saúde, hein? Em Mossoró, mais médicos-ginecologistas e pediatras estão se desligando da Unimed. Significa que os usuários do plano de saúde vão ficar sem atendimento nessas especialidades.
Dejetos no rio – Da mesma forma que embargou a produção de 30 fornos de cal em Governador Dix-sept Rosado, o Ibama poderia agir para que pelo menos uma dezena de esgotos deixem jogar milhares de metros cúbicos diariamente no rio Mossoró.
Mãos de Deus – "Segurei muitas coisas em minhas mãos, e perdi tudo; mas tudo que coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo”. (Martin Luther King).
(Do Twitter de Yáskara Karla).
Escrito por Paulo Martins às 15h51[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 13/04/2010 |
Jeremias
![]()
No último fim de semana, assistimos ao filme Jeremias, conhecido na Bíblia como o profeta das lágrimas. Uma superprodução do cinema. Vale a pena assistir. Certamente, após ver esse filme, você fará uma reflexão.
Sinopse
Para alertar o povo de Jerusalém da destruição de sua cidade, Jeremias abandona sua família. Mesmo perseguido e chamado de traidor pelo povo judaico, o profeta não abandona a cidade e testemunha sua invasão e aprisionamento do povo pelos persas.
Escrito por Paulo Martins às 21h20[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Curso de Comunicação Integrada
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte trabalha em projeto para criar o curso de pós-graduação em Comunicação Integrada e Assessoria. De acordo com a professora Marcília Gomes, do Departamento de Comunicação da Uern, o projeto será submetido à análise da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
Escrito por Paulo Martins às 07h47 |
domingo, 19 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Escrito por Paulo Martins às 22h19
Nenhum comentário:
Postar um comentário