| 18/01/2008 |
Pastor da Assembléia de Deus
Encontra-se internado no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, o pastor Jocelino Cavalcante, líder da Assembléia de Deus no município de Areia Branca.
O pastor Jocelino sofreu um acidente vascular cerebral e está sob cuidados médicos na Unidade de Terapia Intensiva daquele hospital.
Escrito por Paulo Martins às 15h40[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 17/01/2008 |
Lanice Ferreira intensifica articulações para fortalecer PMDB
A presidente do PMDB
Lanice mantém contatos diariamente com populares e lideranças da cidade e da zona rural.
O trabalho de Lanice tem como meta a composição de chapas com potencial eleitoral para vencer o pleito para a Câmara Municipal e a Prefeitura.
Escrito por Paulo Martins às 18h52[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Caros colegas
Veja a opinião de José Nicodemos, na coluna Outras Palavras, no Jornal de Fato
Crime
É como razoadamente se pode qualificar o gasto da prefeitura de Areia Branca, do valor de 200 mil reais, com o arrastão carnavalesco, quando faltam medicamentos no hospital e nos postos de saúde. Crime de responsabilidade fiscal. Sem falar no atraso da dívida da prefeitura com os fornecedores, do comércio local e de fora. Se isso não configura crime de responsabilidade fiscal, já não se pode saber o significado das palavras.
Nota do blog: São poucos gestores que dão prioridade a setores como educação, saúde, habitação e agricultura, por exemplo.
Escrito por Paulo Martins às 18h30[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 16/01/2008 |
Deu no Jornal de Fato
Governador Dix-sept Rosado e outras cidades vão ter telefonia móvel.
Anatel anuncia operadoras que atenderão municípios
Oeste - A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) realizou na última sexta-feira,
O cumprimento dos compromissos de abrangência, que beneficiarão cerca de 17 milhões de habitantes em dois anos, será fiscalizado pela Anatel.
Os 240 municípios que ainda não possuem Serviço Móvel Pessoal (SMP) na área I, que inclui Bahia, Espírito Santo e Sergipe, serão atendidos pelas operadoras Oi, Claro, Tim e Vivo.
Na área II (Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins), os 673 municípios serão atendidos pela Claro, Tim, Vivo e Brasil Telecom.
Na área IV (Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima), os 264 municípios serão atendidos pela Oi, Claro, Tim e Vivo, que também cobrirão os 656 municípios da área VI (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). As empresas Oi, Claro e Tim cobrirão os três municípios de São Paulo (área V) que ainda não possuem SMP.
Em dois anos, todas as capitais dos estados, o Distrito Federal e as cidades com mais de 500 mil habitantes terão cobertura total (por definição, cobertura total corresponde a 80% da área urbana) para serviços de banda larga móvel. Ao fim de quatro anos, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão estar cobertos pela banda larga sem fio.
Passados cinco anos, 50% dos municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes e 100% daqueles acima desta faixa estarão aptos a utilizar esses serviços. Ao fim do oitavo ano, pelo menos 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes terão a tecnologia disponível. Na próxima sexta-feira, 18, em outra etapa da licitação, serão escolhidos esses 2.740 municípios.
Acesse e confira:
http://www.defato.com/estado.php#mat5
Escrito por Paulo Martins às 18h49[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Jornal da Cidade é a nova atração da TV Mossoró, canal 7
No ar, às 6h30 da noite, o Jornal da Cidade, na TV Mossoró, canal 7, emissora afiliada da Rede Gênesis e Televisão, com a apresentação é de Fábio Oliveira.
O noticioso, dirigido por Geovanni Rodigheri, conta com nomes como Bruno Barreto, Tárcio Araújo, Aline Linhares, Willians Vicente e Cíntia Fragoso.
A TV Mossoró pertence à Fundação Vingt Rosado.
Escrito por Paulo Martins às 18h28[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Pais procuram sebos da cidade para diminuir custos na compra de livros para filhos
Em Mossoró, os pais buscam alternativas para diminuir o custo da compra de livros para os filhos, na volta às aulas.
Eles trocam livros entre si e repassam a preços bem inferiores àqueles oferecidos nas livrarias da cidade.
Os sebos também se constituem numa ótima opção e proporcionam economia de até 60 por cento, dependendo do estado do livro.
Nota do blog: Encontramos num dos sebos da cidade do livro A Máquina de Narciso – Televisão, Indivíduo e Poder no Brasil, do autor baiano Muniz Sodré, da Cortez Editora, fonte importante para alunos do curso de Comunicação Social.
Escrito por Paulo Martins às 18h19[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Lanice Ferreira patrocina movimentação social de festa religiosa
A campanha eleitoral já começou
Na festa em homenagem a São Sebastião, padroeiro de Governador Dix-sept Rosado para os católicos, é tradição o patrocínio das movimentações sociais por personalidades e lideranças locais.
A presidente do PMDB, Lanice Ferreira, apóia a festa desta quinta-feira, à noite, com a participação do grupo musical Os Tremendões.
Na cidade, os rumores são de que o prefeito Adail Vale orienta seus seguidores a não comparecerem à programação desta quinta como forma de diminuir a participação popular, na data que recebe o respaldo de Lanice Ferreira.
Escrito por Paulo Martins às 18h15[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
População de Mossoró não dispõe de médicos nefrologistas para consultas pelo Sistema Único de Saúde
Quem precisar consultar um nefrologista – um clínico geral com especialização em doenças dos rins – vai ter que desembolsar dinheiro, porque a saúde pública em Mossoró não conta com os serviços desse profissional para tal fim.
Uma consulta com um “médico de rins” pode variar de R$
No entanto, o complexo da Casa de Saúde Dix-sept Rosado oferece os serviços de hemodiálise pelo SUS para pessoas com insuficiência renal. Em Mossoró, cento e cinqüenta pessoas se submetem a esse tipo de tratamento.
É freqüente o registro de casos de pessoas com cálculo renal – pedra nos rins – em Mossoró, o que pode causar infecção e intensa dor. Quando isso acontece, deve-se imediatamente procurar o nefrologista.
O que é o rim
O rim é o órgão que elimina resíduos tóxicos produzidos pelo organismo como uréia e ácido úrico. Tem a função de filtrar, limpar ou depurar. Elimina, por exemplo, o excesso de água ou sais no organismo, através da urina.
Escrito por Paulo Martins às 17h54[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Praias também representam perigo à vida dos banhistas
Em tempo de férias, as pessoas costumam procurar as regiões litorâneas para desfrutar do lazer e da beleza das praias, do banho de mar, de momentos de relax – que ninguém é de ferro! – e de passeios agradáveis.
Mas, dependendo do local, as praias também representam perigo à vida das pessoas.
Em praias de Recife, tubarões atacam banhistas e surfistas. Na região da grande Natal, crianças e adultos se afogaram levados por ondas violentas.
Numa praia próxima Icapuí, no Ceará, o motorista de uma camioneta Hilux atropelou e tirou a vida de um casal mossoroense.
Em Tibau, um grupo de rapazes de um tal “Forró no Sítio” tira o sossego de quem procura descanso com a família e amigos.
Os meninos alugam casas e promovem festas regadas a muita bebida. Mais: ligam os sons potentes de suas camionetas em elevados decibéis, em desrespeito a regras de convivência social.
Na virada do ano 2006 para 2007, rapazes como esses passaram 24 horas, sem parar, bebendo e dançando com um grupo de moças ao ritmo de “clássicos” do forró urbano de consumo como “Quem é o gostosão daqui...?”
Policiais militares intervieram e foram “peitados” pelos garotos, na praia das Emanoelas, em Tibau, mas reagiram. Os PMs conduziram pelo menos duas camionetas e intimaram seus proprietários a comparecerem ao Batalhão da Polícia Militar,
Agora, porém, o barulho está de volta e em maior intensidade.
Escrito por Paulo Martins às 17h26[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 15/01/2008 |
Mesmo com crise na área da saúde, mídia poupa governo do Estado de críticas
A mídia mossoroense voltou a intensificar as críticas à direção do Hospital Regional Tarcísio Maia. No entanto, o governo do Estado não recebe críticas dos veículos de comunicação.
O ponto crítico do Hospital Tarcísio Maia é a falta de profissionais nas áreas neurocirurgia, traumatologia, anestesiologia e pediatria.
Médicos dessas especialidades rejeitam ter vínculo profissional com o governo do Estado, e criaram uma firma para prestar serviços ao HRTM, a um custo mensal de R$ 190 mil.
Para tentar minimizar o problema, o governo vai realizar concurso público em breve.
Escrito por Paulo Martins às 17h48[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Aulas da Uern recomeçam na próxima segunda-feira
Alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) voltam às aulas, na próxima segunda-feira, com o objetivo de concluir o segundo semestre de 2007.
Os estudantes da Uern retornam às atividades letivas torcendo para que não haja qualquer tipo de paralisação no período.
Principalmente aqueles estão cursando o último ano de curso.
Mas – em decorrência da insatisfação dos professores com os salários – não está descartada uma nova greve.
Escrito por Paulo Martins às 17h32[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 14/01/2008 |
Acesse www.wiltonjr.blogspot.com
Acessamos o The Place, www.wiltonjr.blogspot.com , como fazemos diariamente, e mais uma vez testemunhamos a indignação do blogger Wilton de Morais Júnior com os maus serviços de comunicação prestados à população de Governador Dix-sept Rosado.
Conta Wilton Júnior que na semana passada a Oi Telemar deixou os dix-septienses sem comunicação telefônica. Outro dia ele reclamava contra a má qualidade dos serviços de provedores da Internet.
Wilton criticou também, em um de seus posts no The Place, o desinteresse das operadoras de celular em relação aos potenciais clientes/usuários de tais serviços
W J tem toda razão. Infelizmente, os interesses capitalistas mandam neste país, limitam muitas vezes nossas vozes e até nos silenciam temporariamente.
Só não podem impedir que as pessoas se indignem, como faz Wilton Júnior.
Escrito por Paulo Martins às 17h28[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Compartilhamos com o webleitor o artigo O Bom Combate, do jornalista Públio José
(publiojose@digizap.com.br)
A abertura das escolas durante os finais de semana para prestar serviço e interagir com a comunidade foi um dos pontos fortes do programa de governo que apresentei à opinião pública de Natal durante o tempo em que defendi, em 2004, minha candidatura a prefeito da cidade. A idéia surgiu durante uma reunião com lideranças, estudantes e donas-de-casa do bairro das Quintas. Um dos presentes, criticando os políticos que não apresentavam novas idéias e que visitavam o bairro somente em períodos eleitorais, fez vários comentários sobre as deficiências locais, culminando por lançar a idéia da abertura das escolas nos finais de semana. Segundo ele, tal medida proporcionaria a prestação de inúmeros serviços aos mais carentes, além de dotar a comunidade de uma área de lazer até àquela altura inexistente no bairro. Todos ouviram com atenção e se entusiasmaram com a proposta.
Pela sua idéia, atrelada à parte de lazer, seriam adicionados à programação cursos de culinária, computação, capacitação profissional, além de práticas esportivas e de lazer. Tendo apoiado a sugestão, passei a incluí-la no projeto de governo que levaria à opinião pública durante o período eleitoral. Lamentavelmente, tive a candidatura destruída por conta de uma aliança que fizemos e que todo o nosso grupo achava que seria benéfica a todos. Grande engano. Mas, vida que segue, como diria João Saldanha. Agora, para satisfação nossa, uma revista semanal, em recente edição, traz uma matéria de página dupla sobre o assunto. Ali, estampados com base em dados estatísticos, os números atestam a enorme validade da iniciativa da abertura das escolas nos finais de semana, com resultados extraordinários tanto para o crescimento da comunidade como para a manutenção da escola.
Os números impressionam. O percentual de agressão física nas escolas de São Paulo, por exemplo, caiu de 3633 casos antes da adoção da abertura das escolas aos sábados e domingos para 1942 casos – uma queda, portanto, de 46%! Assim, escolas que mal conseguiam funcionar, depois da medida tiveram seus destinos modificados radicalmente. A iniciativa passou a fazer parte dos programas da Unesco no Brasil, que “partindo do princípio de que uma das principais causas da violência entre os adolescentes é a falta de opções de lazer, a organização – braço da ONU para assuntos ligados à educação e à cultura – chegou à conclusão de que o espaço mais indicado para suprir essa lacuna seriam as escolas. Primeiro, por causa do baixo custo da iniciativa. Segundo, porque, ao reforçar a idéia de que a escola é um espaço que pertence à comunidade, o projeto acaba incentivando as pessoas a protegê-la”.
(continua)
Escrito por Paulo Martins às 14h32[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
(continuação)
Elementar, não é meu caro Watson? Entretanto, apesar da simplicidade, praticidade, baixo custo e das inúmeras vantagens que a abertura das escolas nos finais de semana acarreta, sua implementação – pelo menos pelo Brasil afora – é lenta e incerta. Pela reportagem, apenas no estado de São Paulo o programa vem sendo adotado na totalidade das escolas estaduais. Até agora, somente oito estados aderiram à idéia: Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Piauí, Minas Gerais, Sergipe e São Paulo – onde todas as escolas estaduais incorporaram a iniciativa às suas atividades. Pela excelência dos resultados, o programa está sendo exportado para a Argentina, Marrocos e Peru. “No Rio Grande do Sul, 150 escolas estaduais aderiram ao projeto e os resultados são tão animadores quanto os verificados
Por aqui, em 2003, surgiu a notícia de que uma equipe da Unesco viria discutir com o governo do Estado a implementação da idéia. Se tal missão veio ninguém sabe. O que se sabe é que até agora nenhuma iniciativa, nenhuma ação foi tomada com o intuito de fazer de nossas escolas canal de abertura para dotar as comunidades carentes de novos horizontes. Os benefícios advindos pela adoção do projeto são gritantes: depredação, invasão sem furto e com furto, pichação, porte ilegal de armas, tráfico de drogas, homicídios e tantas outras mazelas que atormentam as escolas têm suas ocorrências extremamente diminuídas através da abertura delas nos finais de semana. É o tipo do combate que enobrece, que edifica qualquer ação de governo. O que esperamos? O que falta para levarmos às comunidades carentes mais este extraordinário benefício? É o típico caso de um bom combate, não é verdade?
Escrito por Paulo Martins às 14h30[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 13/01/2008 |
Japoneses morrem devido a jornada de trabalho excessiva em empresas daquele país
Cento e cinqüenta trabalhadores japoneses morreram em 2006 devido à sobrecarga de trabalho a que se submetem naquele país para manter o emprego.
A situação está ficando tão comum que a jornada de trabalho excessiva recebeu o nome de karoshi. Além dos trabalhadores que morreram, trezentos e cinqüenta e cinco ficaram gravemente enfermos, em função de permanecerem trabalhando mais de 100 horas extras, semanalmente, sem remuneração.
Antes, as mortes por excesso de trabalho acometiam pessoas de
Diante do quadro, o Ministério da Saúde, do Bem-Estar e do Trabalho do governo japonês criou normas contra empresas que exploram trabalhadores.
Em caso de Karoshi, as famílias das vítimas recebem indenização de 20 mil dólares do governo japonês e superior a 1 milhão de dólares da empresa que exigir jornada de trabalho excessiva de seus empregados.
Nota do blog: Será que isso é um problema apenas do Japão?
Escrito por Paulo Martins às 12h11 |
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Escrito por Paulo Martins às 15h40
Nenhum comentário:
Postar um comentário