sábado, 18 de novembro de 2017



Congresso Unificado
Continua neste sábado, na congregação da Assembleia de Deus no Bairro Boa Vista, em Mossoró, o Segundo Congresso Unificado do Setor III, que envolve homens, mulheres e os jovens daquela congregação. Às 2 horas da tarde, a missionária Isabel Falcão, de Natal, ministrará a palavra de Deus. Às 7 horas da noite, o pregador será o pastor Francisco Cícero de Miranda, líder da Assembleia de Deus em Assu. No domingo, o pastor Cícero Miranda fará a exposição da palavra, pela manhã e à noite. A missionária Isabel Falcão ministrará estudo bíblico, na tarde daquele dia.


 Escrito por Paulo Martins às 08h34
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Parabéns, Wilton Júnior

 
Os cumprimentos a Antônio Wilton de Morais Júnior, aniversariante desta sexta-feira. Wilton é administrador de empresas e servidor da Universidade Federal do Rural do Semiárido (Ufersa). Mantém, a partir de Governador Dix-sept Rosado e Mossoró, o blog THE PLACE (www.wiltonjr.com)



 Escrito por Paulo Martins às 08h30
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Deu na Folha Online
 Para presidente do TSE, voto impresso e doações ocultas são retrocessos
Britto afirmou que a determinação para que 2% dos votos das urnas a partir de 2014 sejam impressos para garantir uma auditoria foi um erro do Congresso. Essa parte da matéria foi derrubada pelo Senado, mas retomada na Câmara. "O voto impresso para nós foi um retrocesso. Temos que lamentar, porque se o objetivo é auditar a urna eletrônica, é possível auditar com toda segurança a urna eletrônica sem precisar do voto impresso, que quando testado em 2002 resultou em atraso de votação, no atolamento das máquinas impressoras. O voto impresso onera a eleição", disse. Leia mais AQUI.
PT e Democratas - Na região Oeste do Estado vai sair muito voto casado do PT com o Democratas, segundo a previsão de um analista político. De acordo com a fonte do blog, eleitores demonstram a intenção de votar no candidato petista à presidência da República, combinado com o nome da senadora Rosalba Ciarlini ao governo do Estado.
Sintonia de Garibaldi - É por isso que o senador Garibaldi Filho insiste em apoiar Rosalba ao governo do Estado, ressalta esse analista político. E acrescenta: “Garibaldi, que não é besta, também vai ter voto de eleitores peemedebistas, petistas e democratas”.
 Velocidade do crack - Em apenas 8 segundos uma pessoa pode se viciar em crack. Com a velocidade da distribuição da droga em todo o Estado, centenas delas são arruinadas pela droga a cada hora. Quando tempo a polícia leva para prender um traficante?

TV Universitária
Uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do RN (Uern) poderia trazer o sinal da TV Universitária para Mossoró. A TV-U se constituiria em espaço para divulgar também a instituição mossoroense e contaria com a produção dos alunos do Curso de Comunicação Social.

Palavra de Deus
Nesta sexta-feira é dia de culto no templo-sede da Assembleia de Deus em Mossoró (Avenida Dix-neuf Rosado, centro). O pastor Martim Alves da Silva, presidente da AD vai ministrar a palavra de Deus, às 7 horas da noite. Orquestra Verbus, grupos vocais e cantores de Mossoró participam da programação. Além de ouvir a pregação do evangelho e a música sacra, o visitante tem a oportunidade de conhecer o templo, uma obra elogiada pela beleza de suas linhas arquitetônicas.

Saúde em Tibau
A médica Fabiana Valério começa a atender, a partir deste fim de semana, no posto de saúde S.O.S. em Tibau. Segundo a gerente de Comunicação de Tibau, jornalista Lúcia Rocha, Fabiana Valério é especialista em pediatria e foi contratada recentemente pela administração do prefeito Francisco de Assis Diniz.

THE PLACE, blog de Wilton Júnior 
Secretário não pôde expressar suas ideias
Ouvi alguns comentários sobre a participação do secretário de juventude, esporte e cultura, José Emídio, no programa de rádio do ex-prefeito Anaximandro Vale, sábado passado. Leia mais AQUI.

Fora do ar
Levado mais de 30 anos ao ar, o programa “Voz Evangélica de Mossoró” está fora das ondas do rádio, há alguns meses. “Voz Evangélica” era apresentado recentemente na Rádio Difusora de Mossoró (1170 KHz), mas a emissora e a Assembleia de Deus não chegaram a um entendimento quanto aos valores contratuais para a manutenção do programa. Antes de ser veiculado na Difusora, aos domingos, às 12 horas, o programa era apresentado na Rádio Tapuyo, até esta se tornar a Rede Potiguar de Comunicação (RPC).



 Escrito por Paulo Martins às 05h48
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Carne e derivados
A expansão dos supermercados, o surgimento de pequenos frigoríficos e a chegada a Mossoró de estabelecimentos como Uvifrios e Atacadão mostram que o consumo de carne e produtos derivados aumenta a cada dia na cidade.
Por isso, há quem julgue ter sido equivocada a decisão do município ao encerrar, recentemente, as atividades do Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (Afim). Criado nos anos 80 pela administração do saudoso ex-prefeito Dix-huit Rosado, o objetivo do Afim era disciplinar o abate de animais e regular o abastecimento de carne.
Mas, gestões posteriores consideraram que o Afim custava caro cofres públicos e sua manutenção era inviável, por não haver demanda suficiente para seus produtos e serviços.

Na concepção dos fundadores do Afim, o estabelecimento fiscalizava as condições de saúde dos animais para abate e consumo, em Mossoró, e contribuía para o equilíbrio dos preços da carne. Ao mesmo tempo, garantia a demanda de animais criados por produtores da região, o que favorecia também à economia local.
Além do serviço de abate de animais, o Afim fabricava vários tipos de lingüiça e comercializava carne bovina, de aves e peixes em postos espalhados em bairros da cidade.

Gente de Mossoró
Uma matéria do repórter Ícaro Dias, no telejornal “Mossoró Notícias”, denunciou as condições em que sobvivem (isso mesmo) em Mossoró, famílias da “Favela da Fumaça”, localizada à saída para o município de Apodi.
A TV Mossoró, canal 7, mostrou a realidade de famílias que moram em casas de taipa, sem água tratada, banheiros, energia elétrica nem pavimentação, sem trabalho e mal-alimentadas.
Num jornalismo simples, a TV Mossoró retrata uma realidade que ninguém pode negar. Sem usar adjetivos ou insultos, o repórter Ícaro Dias relatou na matéria as condições de extrema pobreza de uma parcela da população, que parece ser invisível aos poderes públicos e aos seus representantes.
Quem assistiu à reportagem é levado a fazer algumas reflexões. E vai concluir, por exemplo, que, se não há mais de uma Mossoró, há situações de vida diferentes na cidade, alardeada como um dos melhores lugares para se viver no país.
Como reflexo e um recorte da realidade do país, há em Mossoró uma concentração de renda perversa em poucas mãos, injustiça e desigualdade social. Uma minoria que vive na opulência e “aldeias” que vegetam na miséria.
É outra, sem dúvida, a Mossoró dessa gente da Favela da Fumaça. Bem diferente da Mossoró do boom imobiliário das campanhas do marketing e da propaganda. Dos lotes de R$ 150.000,00, dos condomínios luxuosos, cujos apartamentos custam até R$ 700.000,00, dos residenciais Aphaville, dos Mossoró West Shopping.       
Os moradores da “Favela da Fumaça” estão distantes dos fast-food, das praças da convivência, dos livros, das Universidades que parecem shopping centers. A elas e a seus filhos não chegam sequer as migalhas remanescentes do petróleo, do sal e nem das frutas tropicais.

Casa de taipa
Para quem não sabe o que é um casa de taipa, esclarecemos com a ajuda de um dicionário. Trata-se de um tipo de moradia, que usa barro amassado na construção de suas paredes, para preencher os espaços criados por uma espécie de gradeamento, geralmente formado de paus e varas, que podem ser coberta por telhas, palha de carnaúba, lonas ou plásticos. O barro amassado nesse tipo de construção funciona como uma espécie de argamassa.

 Injustiça social
“A bandidagem, que tenta nos sufocar, é fruto da injustiça social e da falta de uma política de segurança pública!”   
 Salomão Gurgel, prefeito Janduís, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Falsa prosperidade
“Enquanto houver nesse país, um só homem sem trabalho, sem pão, sem teto e sem letras toda prosperidade será falsa”.
 Tancredo de Almeida Neves – ex-presidente da República.



 Escrito por Paulo Martins às 05h51
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Vias do centro interditadas
Trecho da Avenida Alberto Maranhão, entre as ruas Roderick Grandall e Felipe Camarão, está interditado. A Prefeitura de Mossoró realiza serviço de recapeamento e por isso interditou também parte da Avenida Augusto Severo e de outras ruas, como Francisco Isódio, Alfredo Fernandes e Felipe Camarão. Os condutores de veículos reclamam contra a medida, alegando que a Prefeitura deveria ter anunciado com antecedência que essas ruas seriam interditadas. Eles acham que o município poderia ter publicado um mapa de vias alternativas para diminuir os transtornos no tráfego de veículos, sobretudo nos horários de pico.


 Escrito por Paulo Martins às 08h01
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Deu no portal G1
 'Blogs estão ameaçados', diz Cora Rónai
Para ela, novas ferramentas estão atraindo blogueiros em potencial.
Jornalista participou de debate com a escritora Fal Azevedo. Leia mais AQUI.
NOTA: A dica do post é do leitor mossoroense Ricardo Medeiros, contador, advogado e servidor público.



Terreno preparado
Robson Faria será mesmo candidato a governador do Estado. É o que garantem analistas políticos do Estado, segundo os quais o presidente da Assembleia Legislativa preparou terreno para a concretização do projeto. Um passo importante para a prentensão foi a eleição do filho, deputado federal Fábio Faria, nas eleições de 2006, que assegurou o espaço político no plano federal, além da manutenção do próprio Robson, na Assembleia Legislativa. O outro foi a criação da Unidade Potiguar, composta também pelo PR, do deputado João Maia, e pelo deputado Henrique Alves (PMDB). Segundo essa ótica, num eventual segundo turno das eleições de 2010, no mínimo Robson e a UP terão papel decisivo no pleito.
Pergunta verde
Gustavo Rosado, candidato a deputado pelo Partido Verde, qual a proposta para o rio Mossoró, que as enchentes deste ano deram sobrevida?
 Lotes menores
Os novos loteamentos imobiliários de Mossoró estão encolhendo. Antes um lote media 15 metros de frente por 30 de comprimento, ou 12 metros por 30. Nos novos loteamentos, eles estão com 10 metros de testada por 20 de profundidade. De 450 metros quadrados ou 360 diminuiu para 200 metros quadrados. E custa proporcionalmente mais caro. As imobiliárias fixam o valor de um lote como esse em pelo menos R$ 25.000,00.

Preços “maquiados”
Lembram-se da história dos produtos com preços “maquiados”? As fábricas diminuíram o peso do pacote de biscoito cream cracker primeiro de 500 gramas para 400 gramas e depois para 300. O preço, é claro, subiu, mas o consumidor tinha a ilusão de que custava menos. No caso dos loteamentos imobiliários está acontecendo o mesmo.  



 Escrito por Paulo Martins às 05h39
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Arrogância e indiferença
Uma senhora esquálida, quase esquélitica, aproxima-se de um círculo onde conversam jornalistas e radialistas. “Meus pêsames”, sussurra, com uma voz minúscula e numa forma de chamar a atenção do grupo, presente num velório. “Eu tenho problema de Aids e quero pedir uma ajuda a vocês”. Naquele instante, as pessoas do círculo retiram dos bolsos algum dinheiro trocado, e a pobre mulher, apesar da quantia pequena agradece e se despede. “Obrigado e que Deus abençoe vocês”. Ao lado, a mulher repete o pedido, a um grupo no qual está um bem sucedido profissional liberal de Mossoró. Ele os demais continuam a conversa como se aquela mulher não existisse. “Bom dia, senhores. Tenho Aids e preciso da ajuda de vocês”, repete, diante da indiferença daqueles homens. E se despede, desprezada pela “surdez” e a avareza deles. “Meus pêsames”. Pronuncia a frase, de novo, dirigindo-se mais adiante a outras pessoas.  

Terceira via
Um radialista atribuiu à governadora Wilma de Faria, na sua passagem por Mossoró, no fim de semana, a declaração de que não haverá terceira via em termos de candidatura ao governo do Estado, nas eleições de 2010, porque falta coragem para isso. A governadora teria se referido a uma cogitada candidatura do deputado Robson Farias ou do deputado federal João Maia, que integram a recém criada Unidade Potiguar. Segundo a mesma fonte, Wilma teria dito que somente surgiria a terceira via se ela estivesse no grupo, numa referência à propagada ousadia da governadora ao longo de sua carreira política.   

Tietagem à governadora
A governadora Wilma esteve em Mossoró e conversou com radialistas, publicitários e blogueiros, na Praça da Convivência. Falou sobre política, posou para fotos e ficou a vontade na cidade onde suas adversárias políticas, prefeita Fafá Rosado e a senadora Rosalba Ciarlini exercem liderança política. Se não chegou a ser “tietagem”, Wilma não recebeu, como em outras ocasiões, as críticas ácidas, feitas em decorrência de problemas cuja solução depende do governo do Estado, como a falta de segurança e a precariedade do abastecimento em Mossoró.

Além da reta Tabajara
De um observador da cena política: se não vai ser terceira via, mas parte do Oeste uma candidatura ao governo do Estado, nascida fora dos gabinetes palacianos e das articulações políticas entre a capital e a reta Tabajara. E nasce de uma candidata que demonstrou coragem ao enfrentar e vencer numa disputa ao Senado, um candidato apoiado pelos governos federal e do Estado. Segundo o analista, essa candidata tem nome: Rosalba Ciarlini, ex-prefeita e senadora.



 Escrito por Paulo Martins às 05h44
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



O voto é do eleitor
“Temos que dar a palavra ao eleitor. É nisso que acredito. Temos uma cultura patrimonialista muito arraigada. Alguém diz: ‘Você tira voto de fulano’. O voto não é do Serra, nem da Dilma, nem do Lula, nem de ninguém. O voto é do eleitor. O voto é a única coisa que você nunca tem. No momento que você o recebe, já é passado e o eleitor já está livre para votar em quem ele quiser. As pessoas já estão cansadas de que se façam as coisas para elas. É melhor se dispor a fazer com elas, com os jovens, os empresários, as mulheres, os idosos e os formadores de opinião. Foi essa a questão que o (Barack) Obama colocou na cultura americana, que era muito polarizada. O Obama foi capaz de transitar entre as duas coisas para estabelecer uma ponte. A humanidade precisa cada vez mais de pontes".
Entrevista recente, da senadora Marina Silva, à revista IstoÉ.


Documentação da trabalhadora
Nesta segunda-feira e na terça, acontece na Secretaria Municipal de Educação, em Governador Dix-sept Rosado, o “Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural”. Uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. O programa possibilita a emissão da primeira e da segunda via da carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, inscrição previdenciária e carteira de pescador. A prioridade no atendimento é para mulher trabalhadora rural, mas homes e mulheres a partir de 12 anos também são beneficiados com o programa. Uma ação do Governo Federal, que envolve o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro de Assistência Comunitária Rural (Ceacru) e a Secretaria do Desenvolvimento Rural, da Prefeitura de Dix-sept Rosado.

Dona Cristina Santos
Tivemos poucas oportunidades de convivência com dona Cristina Santos, esposa de seu Teobaldo, de Janduís (também de saudosa memória). Algumas vezes, estivemos próximos através de um de seus filhos, o publicitário Fabiano Santos, que, desde 1986, tem relações de amizade em Governador Dix-sept Rosado, que vão além das atividades profissionais. Também de César Santos, jornalista, proprietário do “Jornal de Fato”. De Hélio (Gráfica de Fato) e Marquinhos, editor de esportes do mesmo diário. Mas, nas poucas vezes em que estivemos próximos, dona Cristina sempre demonstrou simpatia com as pessoas à sua volta, o que algumas pessoas chamam de energia positiva, algo que faz bem. Mais comunicativa do que seu Teobaldo, que aparentemente era mais reservado. Daí porque dizem que as pessoas diferentes se completam. Assim, dona Cristina e seu Teobaldo passaram características aos filhos. Herança de personalidade, de afeto e amor, que faz falta. Dona Cristina faleceu no domingo e deixa a saudade nos corações dos filhos. Porque, quando alguém da família nos deixa, especialmente pai e mãe, fica uma lacuna. É como se morrêssemos também e eles levassem (e levam) um pouco de nós. Embora deixem muito de si. Porém, só Deus conforta quem perde pai e mãe.

William Robson
O jornalista William Robson voltou do Congresso Nacional de Comunicação Social (Intercom), admirado com a organização do espaço urbano em Curitiba, no Paraná. Segundo William, editor do “Jornal de Fato”, de Mossoró, na capital paranaense tudo funciona bem. Principalmente o serviço de transportes coletivos, que possui extrema pontualidade. “Em Curitiba não precisa ninguém andar de carro”. William também elogiou a valorização dos espaços culturais, dos museus, além da qualidade dos hotéis e o preço razoável dos serviços oferecidos. Ainda de acordo com William, depois de uma viagem como essa, é possível entender que “o mundo não gira em torno de Mossoró”, como imaginam algumas pessoas.

Chico da Graxa
Um acidente de automóvel, neste domingo, tirou a vida do comerciante Francisco Rodrigues da Silva. O veículo capotou na BR 304, nas proximidades do Bairro Bom Jesus. Chico da Graxa, assim conhecido em Mossoró, em função de seus negócios, foi uma figura que marcou a paisagem humana da cidade, notadamente no comércio varejista.



 Escrito por Paulo Martins às 05h46
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Morre dona Cristina Santos
Faleceu na madrugada deste domingo, em Mossoró, dona Maria Cristina Santos. O velório está acontecendo na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rua Dionísio Filgueira, centro, de onde sairá o corpo para o sepultamento, às 4 horas da tarde.
Dona Cristina era mãe do publicitário Fabiano Santos (da Agência Modus Propaganda) e do jornalista César Santos (proprietário do Jornal de Fato). E também de Hélio, Marcos, Socorro, Fátima, Conceição, Graça, Neves e Kelly. Ela era viúva de seu Teobaldo Santos, que morreu há poucos anos. Ambos tinham origem na cidade de Janduis.   


 Escrito por Paulo Martins às 14h38
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Evangelho na Rede
Às 8 horas da manhã deste domingo, vai ao ar o programa “A Voz da Assembleia de Deus, na Rede Potiguar de Comunicação (RPC).
“A Voz da Assembleia de Deus leva ao ar mensagem do evangelho, informações sobre o dia-a-dia das igrejas e o melhor da música evangélica.
O programa é gerado pela Rádio Tapuyo de Mossoró (1060 KHz) e retransmitido pelas rádio Centenário de Caraúbas, Farol de Alexandria e Ivipanim de Areia Branca.
Também está acessível através do site www.redepotiguar.com
Os ouvintes podem participar pelos telefones (84)3312-2265 e 3312-7260 ou pelo MSN paulo.martins15@hotmail.com
A apresentação neste domingo é de Paulo Martins.


 Escrito por Paulo Martins às 07h06

Nenhum comentário:

Postar um comentário