domingo, 19 de novembro de 2017



Clima

Até 2040, as estimativas são de que 250 mil nordestinos vão se mudar para São Paulo e Rio de Janeiro. Motivo: as mudanças climáticas no Nordeste.

Cinema - Apenas 8% das cidades do Brasil têm salas de cinema. São 5.100 cidades no país sem salas de projeção cinematográficas. Entre elas está Mossoró, a segunda cidade do Estado. O Governo Federal quer mudar essa realidade.

Eleitores - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos representam 25% por cento do eleitorado brasileiro.

Restrição - O Projeto Nacional de Direitos Humanos preocupa evangélicos no País. O PNDH só deve entrar em pauta na próxima legislatura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Em se transformando em lei traria restrição à pregação do evangelho.

Rádio – Neste domingo, às 8 horas da manhã, Rogério Rodrigues, apresenta o programa “A Voz da Assembleia de Deus, na Rádio Tapuyo de Mossoró, emissora que comanda a Rede Potiguar de Comunicação (RPC).

Preocupação - O estado de saúde do comerciante Leôncio Raimundo da Silva precupa sua família. Leôncio é ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado.

Ar-condicionado - Desde a última quarta-feira, a congregação da Assembleia de Deus no Bairro Boa Vista, em Mossoró, está climatizada. É mais uma congregação que recebeu sistema de ar-condicionado. A congregação de Boa Vista fica localizada na Rua Coelho Neto e tem como dirigente o presbítero Antônio Valney Faustino.

Saudade - O empresário Mário Rosado visitou, na quinta-feira, os estúdios da Rádio Tapuyo de Mossoró, no Bairro Alto da Pelonha. Mário apresentou naquela emissora o polêmico programa “Passando a Limpo”, entre 1993 e 1996, quando seu pai, Dix-huit Rosado, era prefeito de Mossoró.


 Escrito por Paulo Martins às 22h04
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Eyshila na Band




A cantora evangélica participa, agora, do programa Raul Gil, na Tevê Band, canal 3 da antena parabólica.



 Escrito por Paulo Martins às 15h14
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Canções de Lenilson Marques

O blog publica resenha do CD “Song” (Canções), do cantor Lenilson Marques, de Governador Dix-sept Rosado, que atua como missionário na Suíça.


O CD “songs” (canções), segundo o autor, é uma coletânea de músicas registradas em Stuttgart, Alemanha, em 2005.  O nome do CD é genérico, por causa de sua característica “plural”. Mistura gospel moderno, ópera, musical, instrumental; alguns idiomas, solos e duetos. 
O CD tem imperfeições, pois, de acordo com Lenilson Marques, trata-se de uma gravação ao vivo, e não foi submetido a retoques e maquiagens, comuns a gravações feitas em Studio.
São doze músicas, das quais Lenilson destaca a segunda: “God and God alone”, uma mensagem espiritual-atemporal. E a última, “Meditation”, composição sem palavras, inspirada nos livros poéticos da Bíblia.

NOTA: Para adquirir o CD, entre em contato com o próprio Lenilson Marques pelo e-mail: lenilsonmarques@gmail.com


 Escrito por Paulo Martins às 13h46
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

A linguagem do velho alcaide




Ex-prefeito Dix-huit Rosado, nos anos 40

O ex-prefeito Dix-huit Rosado costumava usar os microfones da Rádio Tapuyo de Mossoró, então de sua propriedade, para se comunicar com a população. Combinava uma linguagem popular, mas recorria a metáforas, palavras e expressões rebuscadas.
Quando instado a falar uma linguagem que pudesse ser melhor interpretada, costumava dizer: “Mossoró me entende”.
Ao julgar que precisava comunicar algo importante à população, valia-se do rádio para fazer a sua convocação “às lavadeiras”, “costureiras”, “sapateiros”, “catadores de cavaco chinês” e pessoas de outros ofícios e profissões.
Lembrava o “velho alcaide”, nos pronunciamentos diários, a água de qualidade que viabilizou para Mossoró. Referia-se com entusiasmo à “água mineral-termal-crenoterápica”.
Na lista de obras executadas, o “velho burgomestre”, como se autodenominava, incluía o cemitério novo, às margens da Rodovia 304, construído de “milenar calcário calcítico”.
Orgulhava-se – como “cidadão do mundo” – de ter apertado a de Mao Tse Tung, antes de Richard Nixon, à época presidente dos Estados Unidos.
Uma frase repetida inúmeras vezes marcou seus discursos: “Quem não faz um pouco por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém”. Era uma maneira de expressar a importância do trabalho por Mossoró.





 Escrito por Paulo Martins às 13h43
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Mil obras

Jerônimo Dix-huit Rosado Maia se orgulhava das realizações admistrativas pelo município, como Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), hoje Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).
Dix-huit elencava, entre “mais de mil obras”, a tricotomização do Rio Mossoró, que é o resultado dos dois canais secundários, construídos em suas gestões, para diminuir os efeitos das enchentes principalmente no centro, bairros Ilha de Santa Luzia e Alto da Conceição.
Com o objetivo de regular a qualidade e o preço da carne vendida na cidade e na região, construiu o Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (Afim), do qual também se orgulhava.
Foi administração do “velho”, que a Prefeitura de Mossoró adquiriu o terreno da “Praça do Povo”, onde está localizado o ginásio de esportes Pedro Ciarlini, e o imóvel onde funciona a Secretaria Municipal da Saúde (Rua Seis de Janeiro).
A gestão Dix-huit também integrou ao patrimônio histórico mossoroense os prédios do Palácio da Resistência (sede do Poder Executivo) e da Secretaria Municipal da Tributação (Semut).


 Escrito por Paulo Martins às 13h41
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Há 98 anos nascia Dix-huit Rosado

Nesta data, em 1912, nascia em Mossoró Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, filho de Jerônimo Ribeiro Rosado e Isaura Rosado Maia. Dix-huit Rosado estudou do Colégio Diocesano Santa Luzia e formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia. Presidiu o Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário (Inda), foi tenente-coronel médico, chefe de Saúde do Serviço de Saúde da Polícia Militar deste Estado, fudador do jornal Diário de Mossoró e sócio-majoritário da Mossoró Rádio Sociedade Ltda – Rádio Tapuyo de Mossoró. Industrial, agropecuarista e líder político. Exerceu mandatos de deputado estadual (1947-1951), deputado federal (1951-1955/1955-1959), senador da República (1959-1967) e prefeito de Mossoró (1973-1976-1983-1988/1993-1996). Faleceu no exercício do terceiro mandato, no dia 22 de outubro de 1996. Dix-huit é o patrono do Teatro Municipal de Mossoró, numa homenagem da ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, hoje senadora da República.  


 Escrito por Paulo Martins às 17h46
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Qualificação profissional

Aqui neste espaço, já comentamos sobre um discurso recorrente de empresários de Mossoró. Segundo os tais, na cidade falta mão-de-obra qualificada, mas sobram empregos. Daqui, provocamos: seria interessante que essas empresas divulgassem informações sobre a parcela de contribuição no sentido de qualificar os próprios empregados ou sobre estímulo para que seus funcionários o façam fora do espaço físico dessas organizações.

Submundo - Mas, se em Mossoró falta mão-de-obra para o setor produtivo, cresce o número de adolescentes que se envolvem com o mundo do crime. São repetitivas no noticiário da mídia local as informações de assaltos realizados por meninos de 15 anos. O submundo do crime está “qualificando” para o mal, na lacuna deixada pelas nossas elites.

Negócios - O empresário Mário Rosado passou discretamente por Mossoró e Governador Dix-sept Rosado. Naquela cidade, tratou de assuntos ligados à antiga Fazenda Terra D’Esperança, patrimônio dos herdeiros do ex-prefeito de Mossoró Dix-huit Rosado, seu pai (saudosa memória). Eles possuem mais de 300 hectares de terra naquele município. Outra parte se transformou no assentamento agrário Esperança.


 Escrito por Paulo Martins às 08h19
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 







Indecisos
Analistas políticos fazem a leitura da pesquisa Instituto Vox Populi que mostra a senadora Rosalba Ciarlini com 49 pontos de preferência para o governo do Estado. Colocam como relevante que 72 por cento dos eleitores ainda estão indecisos quanto ao voto. A velha história da fotografia do momento. Mesmo assim, a pesquisa pode indicar uma tendência. Mais: se há eleitores indecisos, deve ser em relação a todos os candidatos. Ou será que a indecisão diz respeito apenas ao governador Iberê Ferreira e ao ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, que juntos somam 31 por cento, dezoito pontos a menos que Rosalba?     

Livres - Já estão em liberdade os dois menores que assaltaram uma loja de conveniência, na terça-feira, por volta das 7 horas da noite, no Bairro Ilha de Santa Luzia. Um deles atirou em direção ao dono do estabelecimento, quase à queima-roupa, mas felizmente o projétil disparado não atingiu o alvo. Pelo menos uns dez assaltos ocorreram recentemente em estabelecimentos localizados naquela área.


 Escrito por Paulo Martins às 23h52
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Marginais assustam população
Marginais continuam assustando a população de Mossoró, com ações cada vez mais ousadas nos bairros da cidade.
Na terça-feira, à noite, um assaltante chegou atirando na loja de conveniência Vipães, localizada na Avenida Presidente Dutra, Bairro Ilha de Santa Luzia. Um dos disparos por pouco não atingiu o proprietário do estabelecimento, comerciante Irnaás Gomes, o Boró. Mesmo o comerciante abrindo a gaveta da caixa registradora do fluxo de dinheiro, o assaltante continuou direcionando a arma para a cabeça dele (comerciante) e dos clientes que se encontravam no local.
A loja já foi assaltada outras vezes.  
Numa clínica da cidade, um homem assaltou um médico otorrinolaringologista, depois de marcar uma consulta como artifício para entrar no consultório do profissional.


 Escrito por Paulo Martins às 07h43
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Serra e Dilma estão empatados na frente, diz Sensus

Da Agência REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A pré-candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, e o tucano José Serra estão tecnicamente empatados na frente em pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira.

Serra aparece com 37,8 por cento das intenções de voto; Dilma tem 37 por cento e a senadora Marina Silva (PV) ficou com 8 por cento na sondagem realizada em maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi para 76,1 por cento em maio, ante 71,4 por cento em fevereiro.

(Reportagem de Natuza Nery)


 Escrito por Paulo Martins às 20h29
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Dilma na frente
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff está com 3% pontos de vantagem sobre seu concorrente, José Serra, do PSDB. É o que ponta pesquisa do Instituto Vox Populi/Band, divulgada no sábado. Dilma apareceu com 38 por cento. José Serra, com 35%. Segundo os petistas, margem pró-Dilma pode ser maior, já que a pesquisa foi realizada antes do programa do PT, na televisão, ir ao ar. Ou seja, acreditam que programa de TV melhorou o desempenho da ex-ministra na disputa presidencial.

Ânimo – No Estado, para muitos, o governador e candidato à reeleição, Iberê Ferreira, tem demonstrado ânimo na campanha ao governo do Estado, ao mesmo tempo em que enfrenta tratamento contra um câncer. A senadora Rosalba Ciarlini, candidata da oposição em terras potiguares, mantém ritmo intenso em sua campanha. Segundo os números não-oficiais, Rosalba está na dianteira em relação a Iberê.

Miranda – Na semana passada, o pastor Alfredo Luiz de Melo, líder da Assembleia de Deus no município de Pau dos Ferros, fez alguns telefonemas para Mossoró e outros municípios. O pastor Alfredo buscava aferir qual a receptividade de outros líderes assembleianos em relação a uma possível candidatura a vice-governador, na chapa de Iberê Ferreira, do pastor Francisco Cícero de Miranda, líder da Assembleia de Deus em Assu, e ex-missionário na Guatemala. Alfredo é ex-vice-prefeito de Pau dos Ferros e bastante ligado ao pastor, deputado estadual e ex-governador do Estado Antônio Jácome.

Lenilson Marques – Conversamos demoradamente, no último sábado, pela manhã, com o teólogo e tenor Lenilson Marques. Ele se recupera, em Governador Dix-sept Rosado, de um acidente vascular cerebral, que sofreu recentemente em São Paulo, onde trabalha na conceituada Universidade Presbiteriana do Mackenzie. Lenilson realiza tratamento fisioterápico para restabelecer à saúde. Também missionário, Lenilson desenvolve trabalho evangelístico em países como Portugal, Alemanha e Suíça. Em breve, o blog publicará matéria sobre Lenilson Marques. Aguardem.

Renato Rodrigues – Encontramos, em trânsito entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado, Renato Rodrigues de Souza, amigo de longas datas. Em conversa rápida, Renato falou do trabalho em Mossoró, da atividade de pecuária que mantém naquele município. Por fim, transpareceu a satisfação com os filhos Rubenê, Maurício e Renata, que se dedicam aos estudos e ao trabalho, ao mesmo tempo. No curso do bate-papo, referiu-se ainda aos problemas enfrentados por muitos adolescentes, jovens e suas famílias. Renato afirmou que a principal causa dos descaminhos é a quase completa ausência de alguns pais no acompanhamento de seus filhos.


 Escrito por Paulo Martins às 08h29

Nenhum comentário:

Postar um comentário