sexta-feira, 17 de novembro de 2017



 Acidente em Aguilhadas
Aguilhadas, zona rural de Governador Dix-sept Rosado. Francisco Rodrigues de Souza, Chico LQT (pronuncia-se Lêquêtê), pedala sua bicicleta e... Bum! De repente, é abalroado por uma motocicleta. O condutor da motocicleta tomba para um lado e LQT cai para o outro, com sua bicicleta.
Curiosos testemunham o acidente e esperam para ver o bate-boca entre LQT e o motoqueiro atropelador. (É normal que numa situação como essa o clima fique tenso e, às vezes, os envolvidos em acidentes vão às vias de fato).
O motoqueiro causador do acidente bate a poeira, olha com cara de assustado e espera a reação da vítima de sua imprudência.
Mas ainda caído na estrada de barro, tentando levantar sua bicicleta, LQT se vira para o motoqueiro e sai com essa:
- Cara, já pensou? Se eu fosse uma carreta você tinha ficado só o bagaço.
NotaHouve uma época que algumas pessoas pronunciavam certas consoantes com o som fechado. Assim, F era "fê", L era "lê", e R, "rê".  
 Sobre o assunto, veja o texto abaixo, que você pode conferir também clicando aqui em TV Cultura

Diferenças Regionais
A pronúncia do alfabeto no Brasil é freqüentemente tema de polêmica. Há uma música muito apropriada para abordar esse problema. Trata-se de "Forró do ABC", de Moraes Moreira e Patinhas:
 No forró do A nós vamos amar
E no forró do BÊ nós vamos beber
No forró do CÊ nós vamos comer
Me depois É
E no forró do FÊ
...no forró do GUÊ...
 Nessa música as letras do alfabeto são enunciadas de forma diferente em relação ao sul do país. F é chamado de FÊ, por exemplo. Não está errado, pois algumas letras têm dois "nomes".
Para reforçar, Luiz Gonzaga registrou o fato em um de seus sucessos, "ABC do Sertão", de Zé Dantas e Luiz Gonzaga. Verifique o trecho abaixo:
 Lá no meu sertão pra o caboclo lê
tem que aprender novo ABC.
O J é JI, o L é LÊ
o S é SI, mas o R tem nome de RÊ....
 Nessa letra temos o alfabeto como é dito no Nordeste. Essas formas estão registradas nos dicionários.
 Portanto pais e educadores, especialmente do sul do país, não devem repreender crianças que mantêm a forma de pronunciar o alfabeto da sua região de origem. Elas estão absolutamente certas.
 No Sul não houve preconceito quando chamavam o antigo caminhão da Fábrica Nacional de Motores de FENEMÊ. Ninguém corrigia para FNM: EFE/ENE/EME. A maneira nordestina de pronunciar o alfabeto é sem dúvida legítima.


 Escrito por Paulo Martins às 09h49
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 Abba Eban
O evangélico da Assembléia de Deus em Mossoró, Abba Eban de Santana Simão, está satisfeito com o crescimento de sua corretora de seguros. O número de clientes de Abba Eban aumenta a cada dia, entre os irmãos de fé da Assembléia de Deus, de outras denominações evangélicas e além desses segmentos. Para se ter uma idéia, o cantor evangélico Sérgio Lopes, do Rio de Janeiro, é cliente da Abba Seguros.

 Manoel Joaquim
Professores, servidores e alunos da Escola Estadual Manoel Joaquim, em Governador Dix-sept Rosado, devem voltar à sede do estabelecimento, localizado à Rua Severino Ramos. A reforma da escola, realizada pelo governo do Estado, está praticamente concluída. Em maio de 2006, o Corpo de Bombeiros interditou a Manoel Joaquim por considerar que a precariedade de suas instalações físicas comprometia a integridade de professores, servidores e alunos. Desde aquela época a escola passou a funcionar no Centro de Formação Profissional São José, de propriedade da Igreja Católica.

 Felipe Guerra
"Eu Posso" é o projeto que visa levantar recursos para a compra de material como bancos e equipamentos de som para a Assembléia de Deus na cidade de Felipe Guerra. O coordenador do projeto é o evangélico Luiz Agnaldo de Souza, designado pelo pastor Edinaldo Domingos, líder da Assembléia de Deus local. O objetivo é mobilizar a igreja numa campanha de doação, que culminará, segundo Agnaldo, em mais conforto para os membros e congregados da igreja, mas também para outras pessoas que assistem cultos no templo.


 Escrito por Paulo Martins às 09h47
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Triagem de pacientes
A partir do dia 2 de fevereiro, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) vai realizar uma espécie de triagem com os pacientes de outras cidades da região. De acordo com o diretor do hospital, a prioridade será para os casos de emergência. Segundo Marcelo Duarte, oito por cento dos atendimentos realizados no HRTM se referem a situações que poderiam ser resolvidas nos postos de saúde de Mossoró e dessas cidades.


 Escrito por Paulo Martins às 22h25
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 Jorge Araújo e Eula Paula
 Publicamos comentário do cantor evangélico Jorge Araújo, de São Paulo. Jorge, com sua esposa, Eula, forma uma dupla de cantores de projeção nacional. O blog deles está nos links deste espaço.
 Estou passando por aqui para agradecer o apoio e divulgação do nosso Blog. Que Deus te abençoe recompense. Estamos a sua disposição caso necessite do nosso apoio para divulgar ou mesmo com a nossa presença nos eventos da sua igreja. Fique com Deus O endereço do nosso site é: www.jorgearaujoeulapaula.com.br O site da nossa filha Elen Diana é: www.elendiana.com.br
Cantor Jorge Araújo/Eula Paula - produtorja@uol.com.br - www.cantorjorgearaujo.blog.uol.com.br


 Escrito por Paulo Martins às 22h24
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 Cargo para Garibaldi
Josias de Souza diz em seu blog que será difícil os senadores José Sarney e Renan Calheiros cumprirem a promessa de entregar uma comissão de relevo no Senado ao atual presidente, Garibaldi Alves Filho. Uma espécie de compensação para Garibaldi votar, para presidente do Senado, no colega Sarney. Seria a Comissão de Constituição e Justiça ou Comissão de Assuntos Econômicos. Mas, há no caminho, o DEM de José Agripino e o senador Tasso Jereissati.

 Influência dos 6
Numa passagem por Mossoró, o senador Magno Malta disse que apenas 6 nomes eram ouvidos pela mídia, no Congresso Nacional. Apesar do exagero, Magno Malta se referia à concentração de poder de influência, em poucas mãos ou mentes, no parlamento brasileiro. De lá para cá, o quadro parece ter mudado pouco. Sarney, Renan, Tião Viana, Jereissati, Michel Temer...

"Obamalatria"
Uma web-leitora demonstrava preocupação com o que chamou de "idolatria" ao novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Não seria de esperar que fosse diferente, com a influência dos norte-americanos sobre a mídia mundial. Mas tudo voltará a ser como antes. As atitudes de Obama vão estar subordinadas ao parlamento americano e seus interesses. Prevalecerá para os yanques o intento de fortalecer sua hegemonia, "abalada" com a crise econômica. Um ou outro gesto o diferenciará de outros presidentes.


 Escrito por Paulo Martins às 07h37
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



A força da televisão
Houve um tempo no qual as igrejas evangélicas o uso de aparelhos de televisão por seus membros. Mas os anos passaram e isso mudou. Primeiro a palavra de Deus foi divulgada em pedras (os Dez Mandamentos), em papiro, depois veio o invento da imprensa, o rádio, a televisão e atualmente a Internet.
As igrejas continuam pregando a palavra de Deus em seus templos, realizam o evangelismo pessoal, porém é inegável o potencial da TV, a cada dia mais utilizado. Não apenas para evangelizar, mas para a comunicação entre membros e seus líderes.
Se há alguma dúvida a respeito, para desfazê-la basta um pouco de observação. A eleição da nova mesa-diretora da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB) é um exemplo. Tanto o pastor José Wellington Bezerra da Costa, atual presidente da CGADB, candidato à reeleição, está usando a televisão como o pastor Samuel Câmara, concorrente ao cargo.
Sendo o Brasil um país de dimensões continentais, visitar pastores e líderes em capitais e nas principais regiões dos estados se constituiria numa missão árdua para os dois líderes. Como nas eleições seculares, os programas de televisão poderão não decidir o processo, no entanto, vão influenciar.

Seminário Seped
O pastor Alrimar Eufrázio de Carvalho, da Assembléia de Deus em Parnamirim, coloca o Seminário de Evangelismo Pessoal e Discipulado (Seped) à disposição de pastores e dirigentes de congregações. O Seped trabalha com estudos bíblicos, evangelismo pessoal e cruzadas evangelísticas. Contatos com o pastor Alrimar pelos telefones (084) 9981-1277, 3272-3310 (residência) e 3235-5524 (trabalho).

 Dica de site
Acesse www.umadec.com , bem elaborado site da mocidade da Assembléia de Deus em Caicó.
Bodas de Porcelana

Na quarta-feira, 4 de fevereiro, a Assembléia de Deus em Apodi vai estar em festa. O pastor Isaac Dias e sua esposa, Iracilda Dias, vão comemorar 20 anos de casados. Muita gente de Mossoró e de cidades da região pegará a estrada rumo àquela cidade oestana.


Milagres de Jesus

"... os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho". Livro de Lucas, capítulo 7, versículo 22.


 Escrito por Paulo Martins às 22h49
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 Lula
"O simbolismo histórico de um negro presidente dos Estados Unidos"
20 de janeiro de 2009. Posse de Barack Obama, um negro na presidência dos Estados Unidos.
A propósito do assunto, reproduzimos trecho de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2008.
 "O que nós estamos fazendo aqui hoje está acontecendo no mundo inteiro. Vocês sabem que eu sou um cara que de vez em quando eu gosto de contar história para que o povo aprenda. Vamos ver o que aconteceu no mundo depois da nossa eleição no Brasil. Olhe para a América Latina e veja o que aconteceu na América Latina. Veja a eleição de tantos companheiros. Depois da eleição do metalúrgico, um índio foi eleito na Bolívia, o Lugo foi eleito, o Chávez já estava eleito, Rafael Correio foi eleito, Cristina Kirchner, Michelle Bachelet, apenas para citar alguns. Não é pouca coisa um negro ser eleito Presidente dos Estados Unidos. Não é pouca coisa. O fato histórico e o simbolismo histórico de um negro ser eleito presidente dos Estados Unidos é uma marca histórica sem precedentes. Agora, o Obama vai entrar com o país na maior crise da sua história, igual à crise de 1929. Eu acho que o Obama tem que dizer o que eu disse aqui, quando eu tomei posse, em 2003. Eu dizia sempre: eu não posso errar, porque qualquer presidente da elite pode errar e, no dia seguinte, está contratado para escrever artigos em jornais, para dar aula em universidade, qualquer um. Mas um metalúrgico não pode errar, porque se eu errar é uma "cangalha" na cabeça do trabalhador, que ele vai passar 500 anos para eleger outro trabalhador, porque eles vão dizer que o trabalhador não tem competência. O Obama é inteligente, tudo indica que ele é muito inteligente. Então, ele tem que entrar e dizer: "Eu tenho que recuperar a economia americana, porque senão vão jogar esse desastre dos brancos nas costas dos negros e nunca mais um negro vai ser eleito presidente dos Estados Unidos". É por isso que eu acho que ele tem que entrar, e certamente vai entrar, com a determinação de tomar atitudes para a economia se recuperar. Vocês estão lembrados, quando eu tomei posse, em 2003, o que a imprensa escrevia, o que os economistas diziam? "O País está quebrado, o País não tem mais conserto, o País não sei das quantas". E eu dizia: Não vai quebrar, nós vamos recuperar este país, porque este país é muito grande, tem um potencial. E agora, enquanto tem muita gente com medo da crise, eu tenho dito: Essa crise é uma oportunidade para o Brasil sair dela sendo muito mais forte, sendo muito mais rico e tendo muito mais possibilidades no futuro".


 Escrito por Paulo Martins às 01h22
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Boa nova
Uma chuva na tarde desta terça-feira melhorou o clima em Mossoró. Temperatura amena por alguns instantes depois de um ano de muito calor. E as esperanças se renovam, com a perspectiva de um ano de "inverno", uma dádiva nesta região seca. A atmosfera impulsiona o homem do campo a preparar a terra para o plantio. É uma espécie de ritual que o sertanejo repete, ano após ano, apesar da irregularidades das chuvas no Nordeste.  

Aulas na Uern
As aulas recomeçam nesta quarta-feira, pela manhã, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Depois de um mês de recesso, a turma volta ao batente. Meio devagar, depois das festas do Natal e do Ano Novo.
Mas em fevereiro tem carnaval. E o ritmo cai ainda mais com o feriadão.
Porém, dessa vez, aula normal. Nada de greve.

Fim de festa
Terminou a programação da festa do padroeiro de Governador Dix-sept Rosado. Parece que o período transcorreu com tranquilidade. Alguns reclamaram a falta de atrações de peso na área musical. "Aviões", Titãs e outras coisas do gênero só em Tibau, Caraúbas e Canoa Quebrada (CE), prósperos no aspecto festivo. No âmbito religioso, aparentementemente houve satisfação. Pelo menos não se ouviu reclamação na mídia devido a ausência, em Dix-sept Rosado, de nomes como padre Fábio, padre Zezinho ou Marcelo Rossi, ícones da música católica.


 Escrito por Paulo Martins às 01h14
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 Zé Carlos
Em Governador Dix-sept Rosado, reencontramos José Carlos de Oliveira Neto. Servidor público estadual, desportista, craque de futebol, amigo de muitos, personagem da geografia humana local, observador atento, contador de histórias e estórias. Filho do também desportista e sindicalista Sebastião José de Oliveira, Tião Carlos. Primo do ex-prefeito Chico Carlos, cinegrafista Zenóbio Oliveira, advogado José Hugo e da professora Edinólia Carlos. Apaixonado pelo esporte, Zé Carlos foi um dos melhores jogadores que pisaram nos campos do futebol local. Dono de um fôlego invejável, jogou em todas as posições no meio campo, no ataque e atuou como lateral. Com a bola nos pés, alguém difícil, quase impossível de marcar. Zé Carlos poderia ter jogado em qualquer parte deste país.
 Nota: o registro é uma forma de reconhecimento a um nome que representa uma geração. Um exemplo para os jovens e a certeza de que o esporte é uma alternativa para uma vida saudável.

Plantão médico
A Secretaria de Saúde do município de Governador Dix-sept Rosado informa a escala de profissionais para o plantão desta quarta-feira. O médico Everaldo vai estar atendendo à população a partir das 7 horas da manhã e também à noite, na Maternidade Onzieme Rosado.


 Escrito por Paulo Martins às 00h57
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 Emery Costa escreveu
O colunista Emery Costa escreveu no jornal "O Mossoroense" (www.omossoroense.com.br):
As contradições da economia
Conversei ontem com o nosso considerado João Marques Neto, o "Joãozinho da Fábrica de Cimento", e este me revelou números que muito bem atestam as contradições vividas pela nossa economia. E dessa estatística o que a gente pode concluir é que apesar da crise o consumo de cimento não caiu. Pelo contrário, cresceu 14,3 por cento num comparativo do ano de 2008, recém-findo com o ano de 2007. Para se ter uma idéia, só em dezembro passado foram vendidos 4 milhões de toneladas de cimento no mercado interno, o que significa um crescimento de 11,1 por cento se comparado o cenário com o mesmo mês de 2007. Esses números são oficiais e foram levantados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Cimento mostrando que de janeiro a dezembro de 2008 foram vendidas 51 toneladas e 600 mil quilos de cimento. No ano passado de 2007 foram vendidas apenas 45 toneladas e 900 mil quilos desse mesmo produto, portanto bem menos. Agora, um outro dado, este mais animador ainda para nós, nordestinos, é que enquanto o Sudeste se classificou em primeiro lugar no consumo de cimento em 2008 com 26 mil toneladas e 200 mil quilos, a nós, aqui no Nordeste competiu um fluorescente segundo lugar, no Brasil, consumindo 9 milhões e 400 mil toneladas. Por aí se vê o quão são contraditórios esses números da nossa economia, em crise.


 Escrito por Paulo Martins às 07h19
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 Respiradores
No Hospital Regional Tarcisio Maia, a Unidade de Terapia (UTI) estava funcionando no fim de semana com apenas cinco respiradores. Segundo informações passadas ao blog, na gestão da diretoria anterior, a UTI trabalhava com 16 respiradores porque havia uma manutenção técnica preventiva desses equipamentos. O Hospital possuía, além dos 16 respiradores da UTI, mais três respiradores, de última geração, no Centro Cirúrgico, que nos últimos dias não foram encontrados no local, tendo destino ignorado. Com apenas 5 respiradores funcionando, o trabalho dos médicos fica comprometido e se torna delicada a situação dos pacientes que necessitarem respirar com a ajuda desses aparelhos.


 Escrito por Paulo Martins às 07h16
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 PSF na zona rural
O secretário da Saúde de Governador Dix-sept Rosado, Reginaldo Claudino, informa que a Prefeitura está estruturando a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) III, que funcionará a partir do sítio Camurim, na zona rural, e abrangerá outras localidades como Aroeira, Santana, Jardim, Monte Alegre, Quixaba, Canudos e Lagoa de Paus, entre outras. O PSF III contará com médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, além de uma unidade móvel.
Plantão médico
Segundo Reginaldo Claudino, o plantão médico da Saúde, em Governador Dix-sept Rosado, funciona nesta terça-feira na Maternidade Onzieme Rosado (Rua Francisco Almeida). Está na escala a médica Patrícia, até o começo da noite. Às 7 horas da noite, o médico Oscar Erick fica à disposição da população.


 Escrito por Paulo Martins às 07h14
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Templo Renascer
Norte-rio-grandense sobrevive
Um norte-rio-grandense sobrevive à tragédia do desabamento do teto do templo da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo, na avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, zona sul de São Paulo. Trata-se do bancário Camilo Filgueira, natural da cidade de Luís Gomes, que participava do culto realizado entre o final da tarde e começo da noite de ontem. Após o acidente, por volta das 19h deste domingo (18), Camilo conseguiu sair dos escombros. Com ele estavam a esposa um filho, um enteado e três sobrinhos. Camilo é funcionário do Banco do Brasil em São Paulo. A fonte do blog acreditava que pelo menos 20 pessoas haviam morrido no local. Segundo os números divulgados, morreram nove pessoas.  
Placa fria
A apreensão de uma ambulância pertencente à Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado teria placa fria, em nome de pessoa física e não do município. O veículo se encontra na Delegacia de Polícia daquela cidade e atraiu curiosos ao local no fim de samana. A aquisição da ambulância ocorreu na gestão do ex-prefeito Adail Vale, que renunciou em abril do ano passado e foi sucedido pelo filho, Anaximandro, cujo mandato terminou em dezembro. Causou estranheza o fato do veículo não estar cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em nome da Prefeitura de Dix-sept Rosado.


 Escrito por Paulo Martins às 15h01
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



 Reclamação e inadimplência
Chega mais um ano e com ele as reclamações devido à falta de estrutura do município de Tibau, praia amada principalmente por segmentos da população de Mossoró. A propósito do assunto, em entrevista recente ao programa "Conversa de Alpendre" (TV Cabo Mossoró-TCM), o prefeito Francisco de Assis Diniz pediu a compreensão dos visitantes. Diniz disse que, para suprir a insuficiência da falta de estrutura, o município tenta fazer a sua parte. No caso das dificuldades da Caern para atender à demanda por água que cresce bastante nessa época do ano, a Prefeitura contratou dois caminhos-pipas. O prefeito disse que a situação pode melhorar, mas para isso precisa do apoio da população, pagando seus tributos. Ele afirmou que 80 por cento dos contribuintes do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) se encontram em débito com Tibau. Entre eles, muitos mossoroenses.
 TCM no São Manoel
A diretora da TV Cabo Mossoró (TCM), Zilene Marques, anuncia a expansão da cobertura da emissora para o Bairro Alto São Manoel, neste ano. E tem mais uma novidade para os assinantes: Internet banda larga. É a TCM investindo em qualidade.
 Diploma de curso
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aguarda a publicação, no Diário Oficial, do reconhecimento do Curso de Comunicação Social, pelo Conselho Estadual de Educação. Só depois disso vai expedir os diplomas dos alunos graduados em Comunicação, habilitações em Jornalismo, em Propaganda e Publicidade e em Rádio e TV.  
 Ângela Gurgel
A radialista e apresentadora de TV, Aline Linhares informa em seu blog (www.alinelinhares.com) que em breve o Projeto Rota Batida, patrocinado pela Petrobras, publicará o primeiro livro da escritora Ângela Gurgel. Um passo no reconhecimento dos talentos literários e de quem contribui com a produção do conhecimento e da cultura local.


 Escrito por Paulo Martins às 11h53
(3) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Evangelho na Rede
Às 8 horas deste domingo, Paulo Martins e Rogério Rodrigues apresentam o programa "A Voz da Assembléia de Deus". na Rede Potiguar de Comunicação (RPC).
Música evangélica, a palavra de Deus e informações sobre o trabalho das igrejas e congregações.
A RPC é composta pelas rádios Tapuyo de Mossoró, Ivipanin de Areia Branca, Centenário de Caraúbas e Farol de Alexandria.
A RPC está na Internet, no site www.redepotiguar.com
O ouvinte pode participar do programa pelos telefones (84) 3312-2265 e 3312-7260 e ainda pelo MSN.
Adicione nos seus contatos paulo.martins15@hotmail.com e participe.


 Escrito por Paulo Martins às 08h04
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Charlles Oliveira
A Assembléia de Deus em Areia Branca entrou na blogosfera. O objetivo é divulgar as atividades da igreja, principalmente a pregação do evangelho. O endereço do blog é www.areiabranca.com
O espaço é atualizado pelo publicitário Charlles Oliveira, que é diácono da igreja. A Assembléia de Deus em Areia Branca é liderada pelo pastor Antônio Marrocos Sobrinho.
Acesse nos links deste espaço e boa leitura.


 Escrito por Paulo Martins às 00h42

Nenhum comentário:

Postar um comentário