domingo, 19 de novembro de 2017



A todos e a todas
Quando estivemos nos bancos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), até 2008, uma forma usada por professores ou autoridades, no cumprimento a platéias, causava certa polêmica.

“Bom dia a todos e a todas”, era a saudação, tida principalmente por sindicalistas, como politicamente correta e socialmente inclusiva.

Ao ouvir o cumprimento, num desses eventos, um colega estudante, ao lado, resmungava:

Pra quê essa besteira? Por acaso “todos” não insere homem e mulher?

Representantes do movimento feminista discordam e dizem que o gênero masculino “todos” exclui as mulheres.

Não faltavam aqueles que ironizavam:

- Acho que estão querendo incluir mais gente nesse contexto, dizia um colega.

- Pois é! Sou mulher e nunca me senti excluída com isso, concordava uma jovem.

Entretanto, havia quem tentasse evitar a polêmica, na hora da saudação, e os que procuravam a alimentá-la.

- De agora por diante, vou cumprimentar assim: Bom dia! E pronto. Não direi “todos” nem “todas”. Bom dia! Sintam-se eles e elas cumprimentados.

- Eu, não, dizia outro. Vou dizer assim: Bom dia a todos e a todas, e a alguém que porventura eu tenha esquecido.

Mas, para falar a verdade, desde os tempos de criança, ao assistir espetáculos de circo, em Governador Dix-sept Rosado, observava-se a preocupação dos locutores, também com o cumprimento ao público feminino:

- Senhoras e senhores! Temos a honra de apresentar...


 Escrito por Paulo Martins às 22h05
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 


Vantagem pró-Dilma

Chega agosto e as pesquisas de intenção de voto mostram a fotografia do momento. Para presidente da República, o Ibope aponta a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 39%, na preferência do eleitor. José Serra, do PSDB, vem logo atrás, com 34%. Marina Silva, do PV, está com 7%. Votos em branco e nulos totalizam 7%. Indecisos, 12 %.

Espontânea - Aqui no Estado, a pesquisa Vox Populi mostra que a candidata do partido Democratas ao governo, senadora Rosalba Ciarlini, continua liderando a disputa. Na espontânea, ela tem 37%. O governador Iberê Ferreira, do PSB, segue atrás, com 15%. Depois, vem Carlos Eduardo Alves (PDT), com 8%. Outros candidatos somam 1%, ninguém/branco/nulo, 6%. Indecisos, 33%.    
Vantagem – Na estimulada, em que é citado o nome do candidato, Rosalba Ciarlini atinge 53%. Iberê Ferreira, 18%, e Carlos Eduardo Alves, 13%. Eleitores que se dizem indecisos somam 10%. Os candidatos ainda têm 60 dias de campanha pela frente.


 Escrito por Paulo Martins às 22h01
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

A Hora de Dix-sept Rosado

À 1 hora da tarde, a Rádio Rural de Mossoró (990 KHz) leva ao ar o programa “A Hora de Governador Dix-sept”.

A apresentação é de Fabiano Santos, Fávila Maia e Túlio Cesar. Participação da prefeita de Governador Dix-sept Rosado, Lanice Ferreira, secretários municipais e populares.

O programa destaca as realizações da administração municipal e faz uma prestação de contas à população dix-septiense.  


 Escrito por Paulo Martins às 08h09
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Sai da frente

Alguns motoristas pisam fundo no acelerador e dirigem com muita imprudência, em Mossoró.
Dia desses, um condutor destruiu a balaustrada de uma das pontes sobre o rio Mossoró, e capotou. Acidente semelhante se repetiu sábado passado, na outra ponte, próximo ao centro comercial Arte da Terra.

Um domingo desses, à tarde, um veículo abalroou outro e ficou de rodas pro ar, no cruzamento da BR 304 com a Avenida João da Escóssia (caminho que leva ao Mossoró West Shopping).

Pois bem! Nesta sexta-feira, por volta das 7 horas e 30 minutos, um veículo seguia em direção ao Bairro Santo Antônio, pela Rua Juvenal Lamartine e invadiu a João Marcelino (via preferencial).

Outro veículo, que trafegava no sentido Colégio Diocesano Centro, pela João Marcelino, foi atingido violentamente e capotou. Também ficou de rodas pra cima.

O motorista que causou o acidente fugiu. O condutor do automóvel que capotou saiu ileso do acidente. O veículo ficou parcialmente destruído.

Vida na TV - A TV Ponta Negra, de Natal, canal 3, leva ao ar, às 8 horas da manhã deste sábado, o programa “Vida Abundante”. A apresentação é de Danielle Oliveira. Imagens de Joaquim Marcelino e reportagens de Rogério Rodrigues.  

Obreiros – Pastores e líderes da Assembleia de Deus em todo o Estado marcam presença, neste sábado, em Mossoró. Às 2 horas e 30 minutos, participam da reunião de obreiros, no templo-sede (Avenida Dix-neuf Rosado). 

Missões - Às 7 horas da noite, a Assembleia de Deus realiza o culto de missões, também no templo-sede em Mossoró. A direção é do pastor Martim Alves da Silva.


 Escrito por Paulo Martins às 00h29
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 


José Andrade do Nascimento

Fundador do PDT e seguidor de Leonel Brizola sofre AVC


Fotos: arquivo da família de José Andrade



José Andrade (primeiro à esquerda), com o ex-governador Lavoisier Maia (direita)


Uma figura da geografia de Mossoró está ausente dos bastidores da campanha eleitoral deste ano. Chama-se José Andrade do Nascimento, líder comunitário e sindical.

José Andrade perdeu a visão e no dia 7 de julho sofreu acidente vascular cerebral. Depois de passar alguns dias internado, ele convalesce em casa, na Rua Epitácio Pessoa, Bairro Santo Antônio, em Mossoró.

Pouca gente sabe do estado de saúde de José Andrade.

Na cobertura dos fatos políticos, personagens como José Andrade costumam ficar no anonimato. Normalmente, esses espaços priorizam meia dúzia de líderes, que detêm mandato eletivo.

Aqueles que formam “um mar de votos” são tratados como gotas de um imenso oceano. José Andrade é uma delas.

Mas, pelo menos em parte, a história de pessoas como José Andrade está sendo resgatada pelo advogado mossoroense José Wellington Barreto, no livro “Importantes Lideranças do Movimento Comunitário de Mossoró”, lançado recentemente.


 Escrito por Paulo Martins às 23h57
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Veja a seguir trecho do livro, que enfoca a vida do líder sindical e comunitário:



José Andrade (segundo a partir da esqueda, quase encoberto), juiz aponsentado Assis Amorim e o saudoso senador Agenor Maria, entre outros

José Andrade do Nascimento, 83, casado, aposentado, nasceu na cidade de Assu, em 1º de outubro de 1927. Em Mossoró constituiu família e trajetória no movimento comunitário e na política.

Ele é filho de Luiz Bernardo da Fonseca (in memorian) e de Maria Gregório do Nascimento (in memorian). Casado com Maria de Lourdes Costa do Nascimento e pai de 7 filhos: Ireny, Elias, Emanoel, Marcos, Evandro, Evanildo e Edilson. Tem 16 netos e 1 bisneto.

Iniciou a militância política em 1946, assessorando a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, entidade que era forte politicamente ao lado do sindicato do sal.

Seus associados sofreram perseguição durante o regime militar. Entre eles, José Andrade e José Moreira de Araújo foram presos por serem considerados subversivos.  
Nos dois sindicatos, havia uma célula do PCB, da qual José Andrade fazia parte. Descoberto pelo exército, José Andrade foi preso, levado para Natal e torturado, física e psicologicamente, para que revelasse os nomes dos demais integrantes do PCB.


 Escrito por Paulo Martins às 23h51
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Partido Democrático Trabalhista





José Andrade (direita), com Leonel Brizola
Em 1974, o general Ernesto Geisel assumiu o poder. À época, o regime ditatorial entrava em declínio, sobretudo devido à crise econômica que afetava o País.

Geisel promete abertura política “lenta, gradual e segura”. Designa o ministro chefe do Gabinete Civil e coordenador político, Golbery do Couto e Silva para iniciar o processo.

Com o fim do governo Geisel, o general João Baptista Figueredo assume a presidência da República, em 15 de março de 1979. Ele promete levar o País à democracia, a qualquer custo.

Último militar no poder, Figueiredo sanciona, em 28 de agosto de 1979, a Lei 6.683, que concede anistia às pessoas cassadas pelo regime militar e aos membros do governo acusados da prática de tortura.

Em 6 de setembro de 1979, depois de mais de 15 anos de exílio, o ex-governador gaúcho Leonel Brizola volta ao Brasil.

Brizola volta com o símbolo do PTB na lapela, mas perde para Ivete Vargas o direito de liderar o partido. Assim, funda em 17 de junho de 1979, em Lisboa, o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Em 22 de novembro, é aprovada a reforma política que restabelece o pluripartidarismo, com a extinção do MDB e da Arena.

Com a anistia, a reforma política e a volta de Brizola ao Brasil, o velho combatente José Andrade cria em Mossoró o PDT, partido que, depois de alguns anos passa para as mãos de outras pessoas, totalmente alheias à filosofia política dos seus estatutos e do seu líder Brizola.

Em 1988, José Andrade se candidata-se a vereador, e apóia a então candidata a prefeito, Rosalba Ciarlini, que vence as eleições. Rosalba se elege prefeita mais duas vezes e, em 2006, chega ao Senado da República.

José Andrade realiza o discurso ideológico e defende a bandeira do socialismo democrático. Inova no modo de fazer campanha em Mossoró. Discursa horas seguidas em pontos comerciais do Centro da cidade, empunhando uma rosa, símbolo do PDT e da campanha de Rosalba.

Apesar de não obter êxito na busca por uma vaga na Câmara Municipal, José Andrade ajuda ao PDT na ascensão ao poder.   





 Escrito por Paulo Martins às 23h43
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Fundern

De acordo com o livro de Wellingt Barreto, José Andrade tem uma vida de lutas, na política e nos movimentos comunitários e sindicais. Em 1991, ele cria a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte (Fundern).

Ao lado de outros comunitários, José Andrade encampou a luta pela despoluição do rio Mossoró, o desenvolvimento urbano e a melhora da infraestrutura, como a melhora das entradas da cidade, contexto que insere o complexo viário da Abolição.

Com líderes como Manoel de Souza, Manoel Inácio e José Moreira, reivindicou a construção da Estrada do Cajueiro, da Rodovia BR 110 e o aproveitamento das águas das barragens Santa Cruz e Armando Ribeiro Gonçalves. 
Também através da Fundern, José Andrade defendeu os interesses de aposentados e pensionistas. De forma quase anônima, José Andrade se constituiu num instrumento em favor de causas sociais e populares em Mossoró.


 Escrito por Paulo Martins às 23h35
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Acidentes na Dutra
Ocorreram dois acidentes na Avenida Presidente Dutra, no último fim de semana. Um deles, próximo à Igreja Católica, no Bairro Alto São Manoel. Um jovem perdeu o controle de sua motocicleta e bateu a cabeça contra um poste e faleceu. O outro ocorreu próximo ao centro comercial Arte da Terra, quando um policial destruiu parte da balaustrada de uma das pontes sobre o rio Mossoró. Danos materiais, somente.

Escola Bíblica - Começa nesta segunda-feira, a 8ª Escola Bíblica para Obreiros de Mossoró (Esbom), da Assembleia de Deus. Pregarão a palavra de Deus os pastores Martim Alves da Silva (Mossoró), e Francisco Cícero de Miranda (Assu), Missionária Samira Santos (Macau) e o pastor Altair Germano da Silva (Abreu e Lima - PE).

Doutrina e costumes - A Esbom apresenta como tema “O Obreiro e o Cuidado com a Doutrina, a Liturgia e os Bons Costumes” (Filipenses 4.9).

Comércio - A loja de conveniência Vipães, do comerciante Isnaás Gomes, Boró, agora está situada na Avenida Dutra, esquinta com a Rua Benício Filho, no Bairro Ilha de Santa Luzia. No prédio onde funcionou a revenda de veículos usados, Oeste Car, pertinho do canteiro de obras do residencial Acrópole.

Assessoria - Estão abertas as inscrições para curso de pós-gradução em assessoria e comunicação, na Universidade Potiguar (UnP) em Mossoró. Podem concorrer à seleção aqueles que possuem graduação em Comunicação Social.


 Escrito por Paulo Martins às 09h05
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 




Felipão, ex-Forró Moral, na Igreja Cristã Evangélica em Mossoró

 

O cantor Felipão, ex-banda Forró Moral, conta seu testemunho de vida, neste domingo, às 7 horas da noite, na congregação da Igreja Cristã Evangélica no Conjunto Vingt Rosado, em Mossoró.

O culto será dirigido pelo pastor Fabrízio Rodrigues, líder da Igreja Cristã Evangélica, naquele conjunto.


 Escrito por Paulo Martins às 16h46

Nenhum comentário:

Postar um comentário