quarta-feira, 15 de novembro de 2017



Sobre liberdade imprensa, responsabilidade dos jornalistas e agressão aos mais fracos
O professor Ricardo Silveira, do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), escreve de Brasília. Ele envia texto de uma entrevista do professor Luiz Martins, um dos docentes do programa de pós-graduação do qual Ricardo participa na Universidade de Brasília.
Selecionamos um pequeno trecho da entrevista para reflexão dos webleitores, sobretudo em relação ao caso em que o ex-vereador José Emídio, de Governador Dix-sept Rosado, foi acusado em jornais de Mossoró de ser autor de uma agressão que não cometeu.

"Jornalista brasileiro gosta de liberdade, mas não de responsabilidade"

Por Rodolfo Borges – Da Secretaria de Comunicação da Unb

UnB AGÊNCIA - Por que a regulamentação da imprensa é um assunto tão delicado no Brasil?
MARTINS - Adoramos a liberdade, mas detestamos admitir que somos civilizados em matéria de responsabilidade. Pegue o exemplo do Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária). O código desse conselho está cheio de expressões do tipo "este código condena", que é bem forte. Nós não seríamos bem vistos se direcionássemos esse tipo condenação à imprensa: "é proibido iludir", "é proibido induzir", "é proibido publicar informação enganosa". A liberdade é um valor absoluto, mas a responsabilidade é um valor difuso e muito relativo e, geralmente, só atinge os mais fracos - em quem o autoritarismo mais bate. O autoritarismo não bate na mídia forte. Os poderosos políticos e econômicos têm medo da mídia. Saímos de um monopólio autoritário do Estado e temos que evitar um monopólio autoritário da iniciativa privada.



Nota: Luiz Martins da Silva é jornalista e professor da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação pela própria UnB e doutor em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa/UnB, Martins coordena o projeto SOS Imprensa da Fac/UnB. Como jornalista, atuou no Jornal de Brasília, no jornal O Globo e na revista Veja, entre outros. Organizou/publicou três livros e tem 19 capítulos publicados em livros.
Para ver a entrevista completa acesse o ink: http://www.secom.unb.br/entrevistas/tv0308-01.htm


 Escrito por Paulo Martins às 11h14
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o blog compartilha com os leitores o texto a seguir, escrito em sala de aula por Raíssa Paula Martins, minha filha e de Graça Martins, e irmã de Larissa Beatriz.

A mulher na sociedade
A sociedade sempre procurou relacionar a imagem feminina à fragilidade, às vezes até a incapacidade de realizar algumas tarefas. Porém, com o tempo o mundo foi evoluindo e aos poucos as mulheres foram conquistando seu espaço. Mas, quais mudanças ocorreram? E quais mudanças ainda precisam acontecer?
Se compararmos a mulher do século 19 com a do século 21 é possível notar mudanças que vão do modo de vestir até a maneira de pensar. Várias revoluções ocorreram durante a história. Um exemplo é a revolução francesa que pregava democracia e outros ideais direcionados somente aos homens, pois os franceses só tiveram direito ao voto no fim da segunda guerra mundial.
Uma grande conquista feminina foi o uso da pílula, que diminuiu muito a repressão sexual à mulher. Dados atuais sobre a Aids impressionam: 12% das mulheres soro positivo foram rejeitadas pela família, enquanto com homens isso só ocorreu em 3,6% dos casos.
Um ponto a ser comemorado é que na década de 90 houve um crescimento de 111% no número de mulheres economicamente ativas. Já o número de homens foi de 40%. A sensibilidade e flexibilidade feminina são atrativas em áreas de trabalho como escola de idiomas, empresas de telemarketing e etc. 
As mulheres estão cada vez mais independentes, adiando até o casamento. Apesar de toda essa independência a mulher ainda sofre com o preconceito, a violência e as desigualdades. Para comprovar isso se pode citar os seguintes fatos: a cada 15% segundos uma mulher é violentada; 70% das pessoas pobres são mulheres segundo a ONU; aqui no Brasil nunca uma mulher foi eleita presidente da República.
É inegável o crescimento feminino em diversas áreas, como esporte, cultura, arte, política, trabalho, mas ainda tem muita coisa a ser mudada e só quem provocar essas mudanças são as próprias mulheres. Então, por que não retirar o tempo do salão e das compras alguma vez para lutar por seus direitos? Já um bom começo. 


 Escrito por Paulo Martins às 10h05
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Mossoroense é regente de conjunto evangélico na congregação da Assembléia de Deus de Santa Catarina, em Natal

Sandro Costa regendo o conjunto Heróis da Fé

O músico mossoroense Sandro Costa é o regente do conjunto de senhores Heróis da Fé, recém criado pela Assembléia de Deus de Santa Catarina II, no Setor III, Natal. O grupo nasceu graças ao apoio do pastor daquela congregação, Carlos Sérgio, que fundou o departamento de senhores local.
Segundo informa Sandro Costa, o presbítero Dimas assumiu a coordenação do departamento de senhores, que realiza culto uma vez por mês, nas noites das terças-feiras.
Por ter ido de Mossoró, onde é comum toda congregação ter seu departamento de senhores e seu conjunto, Sandro disse que tinha o desejo de realizar o trabalho, que em Natal ainda não existia. Convocados o desafio, os membros da igreja aceitaram o desafio com alegria.
O conjunto se apresentou pela primeira vez no dia 09 de dezembro do ano passado, data em que foi consagrado,  no culto de missões. A festa teve como tema Soldados de Cristo, e Heróis da Fé cantou como hino principal “Escudo”, do grupo Voz da Verdade.
De acordo com Sandro, sua esposa, Ana Lúcia, ajudou na fundação do conjunto Heróis da Fé, atuando como regente provisória. No dia 26 de janeiro deste ano  os irmãos na fé Sandro, Domírio e o Moab foram apresentados como regentes do conjunto.
Em Mossoró, Sandro Costa e Ana se congregaram na Assembléia de Deus Santa Delmira. Sandro é saxofonista e tocou no Grupo Gilgal, ao lado do multi-instrumentista João de Deus e da vocalista Zélia Ferreira.


 Escrito por Paulo Martins às 16h34
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



PT vai definir até junho posição nas eleições deste ano


O Partido dos Trabalhadores (PT) define entre o fim de maio e o começo de junho se terá candidato próprio à Prefeitura de Mossoró nas eleições deste ano.
A informação é do assessor de Comunicação petista, Ibero Hipólito. A sigla firmou resolução no sentido de iniciar diálogo com partidos como PHS, PSDC e PC do B sobre as eleições para prefeito e vereadores.
O PT, segundo Ibero, não descarta a possibilidade de apoiar candidatos de outros partidos, inclusive o PSB da governadora Wilma Maria.


 Escrito por Paulo Martins às 06h29
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Uern quer ampliar potência da Universitária FM
A administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) trabalha para que a Universitária FM 103 passe a operar com potência de 5 quilowatts em breve.
A gestão da Uern também elabora projeto de viabilidade técnica para um canal de televisão universitária em Mossoró.

Livraria vai promover “Café com Letras” no próximo sábado
No próximo sábado, das 8:30 às 10 horas, a Livraria Café e Cultura receberá Jaci Gurgel, Kalliani Sibelli e Elinete Sousa, segundo informa Itamir Vieira.
Elas vão participar do Café com Letras, enfocando o tema “A Mulher na Literatura Brasileira”.
A Livraria Café e Cultura fica na Avenida Rio Branco, ao lado do Teatro Municipal Dix-huit Rosado.


 Escrito por Paulo Martins às 23h10
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Renovação e Luta lança professor Rômulo Arnaud candidato a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais


Recebeu o nome de Renovação e Luta a chapa de oposição à atual diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum). O candidato é Rômulo Arnaud, professor das redes municipal e estadual de ensino.
Segundo aliados da chapa 2, Rômulo é tido como um dos melhores nomes da nova safra de militantes do movimento sindical em Mossoró. Seu perfil traduz o slogan da chapa “Competência e Seriedade. Coragem Pra Mudar”.
 Rômulo é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte) e apresenta como candidata a vice a professora Ângela Fernandes.
Rômulo Arnaud se propõe a fortalecer o Sindiserpum e tornar a entidade mais atuante. Ele vai enfrentar o candidato da chapa 1, que deverá ser o sindicalista Gilberto Diógenes.


 Escrito por Paulo Martins às 16h33
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Advogado usa livro “Grandes Pecados da Imprensa” no Tribunal do Júri


O advogado Wellington Barreto apresentou o livro Grandes Pecados da Imprensa, do jornalista Sebastião Nery, ao defender um cliente em reunião do Tribunal do Júri Popular, realizada na última semana no Fórum Desembargador Silveira Martins, em Mossoró.
Wellington recorreu ao livro quando o promotor citou matérias da mídia que comprometiam o acusado daquela reunião do Tribunal do Júri. O objetivo do advogado era mostrar que a imprensa também comete erros e não é dona da verdade.
O julgamento daquele dia terminou com a condenação do réu.


 Escrito por Paulo Martins às 22h45
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



O professor Ricardo da Silveira, do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), dialoga, de Brasília, com os webleitores.
O texto abaixo está num periódico on-line espanhol. Serve para estarmos atentos à guerra que se trava no universo midiático. Assim como em outras plataformas de discurso, na mídia nem tudo o que parece é ou vice-versa. Abraço em todos.

Fonte: http://www.diariometro.es/es/article/efe/2008/02/26/458770/index.xml

O texto se refere à abertura de uma embaixada e canais de rádio e televisão do Irã, na Bolívia. A confirmação é do diplomata Iraniano Hojjatollah Soltani, em entrevista ao jornal diário La Prensa.   
Soltani, encarregado da legalização, diz que a Bolívia é o único país da América do Sul que ainda não tem embaixada do Irã
Sobre o canal de televisão, informa que se instalará na zona cocalera de Chapare, “feudo sindical do presidente boliviano, Evo Morales. Será o primeiro meio de comunicação do Irã na América do Sul, e terá o nome de Rádio e Televisão do Irã. Falta definir se a emissora terá alcance nacional, regional, intercontinental ou mundial.
De acordo com Soltani, ao canal interessa ter relações com a América Latina para o intercâmbio de informações com a Telesur (Cadeia Interestal da Venezuela, Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua e Uruguai), canais nacionais ou qualquer emisssora de televisão que deseje se integrar ao projeto.
A criação do canal, anunciada há poucos dias pelo presidente Evo Morales foi criticada recentemente em La Paz por uma delegação de congressistas dos Estados Unidos, que admitiu “uma preocupação muito grande” com o assunto.
Soltani disse que o temor estadunidense é que, através de canais como o iraniano “a opinião pública obtenha a informação verdadeira sobre o que acontece no mundo.
“(EUA) Não querem que o povo escute a verdade do que se passa no mundo”, disse Soltani, que exigiu respeito à “liberdade de expressão e às decisões ‘soberanas” da Bolívia e do Irã.
“O projeto está com o governo para tomar a decisão. Não vai ser um canal do Irã, mas um canal da Bolívia para o povo da Bolívia”, ressaltou Soltani.
Bolívia e Irã iniciaram relações diplomáticas no começo de setembro de 2007 e no fim de fevereiro o presidente do iraniano, Mahmud Ahmadineyad, reuniu-se com Evo Morales, em La Paz.
Ahmadineyad e Morales firmarão acordos de cooperação em hidrocarbonetos, energia, agricultura e indústria por 1.100 milhões de dólares.


 Escrito por Paulo Martins às 07h31
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Um caso de violência simbólica contra os cidadãos e os leitores de jornais
A matéria publicada, na última sexta-feira, em jornais de Mossoró acusando o ex-vereador José Emídio de Oliveira, de ter agredido um funcionário público na localidade de Monte Alegre, é um exemplo do que teóricos da Comunicação Social chamam de “violência simbólica”.
Um dos veículos publicou a matéria, com chamada na capa, que terminou sendo reproduzida por canais de televisão que destacam as manchetes dos principais jornais do Estado.
Tudo aconteceu depois que a Inter TV Cabugi fez reportagem no Sítio Monte Alegre e denunciou que um dessalinizador está em pane e sem a devida manutenção por parte da Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado, deixando os moradores da localidade sem o abastecimento d’água proporcionado por aquele equipamento.
Os jornais não ouviram o ex-vereador José Emídio antes de veicular a denúncia, mas publicaram declarações atribuídas ao funcionário, por supostamente ter sofrido uma agressão física. Em Monte Alegre, pessoas ouvidas pelo blog disseram desconhecer o incidente denunciado.
A mesma matéria dizia que os moradores de Monte Alegre passaram oito anos tomando água do rio (Apodi-Mossoró), numa tentativa de atingir a administração do ex-prefeito Gilberto Martins. Mas foi exatamente na gestão de Gilberto que Monte Alegre recebeu o dessalinizador.
Segundo os próprios moradores locais, atualmente o dessalinizador passa mais tempo sem funcionar do que abastecendo a população, porque a atual gestão do município deixa de fazer a manutenção necessária à operação do equipamento, que transforma água salobra em potável.
A violência simbólica contra José Emídio, no caso, torna-se maior porque ele se expôs para defender o interesse da população, que está privada do abastecimento d’água. Mas a violência é também contra os leitores, que são alvo de informação não verdadeira, patrocinada pela força dos recursos públicos.


 Escrito por Paulo Martins às 07h30
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



O blog tem o propósito de informar e de compartilhar textos que contribuam para a edificação do webleitor.
Veja a mensagem a seguir
Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (Salmos 121.1)

Talvez esta seja a sua pergunta para si mesmo nos últimos dias: “de onde me virá o socorro?” Uma reflexão que o escritor bíblico também fez no passado. Mas ele encontrou a resposta. E nossa alegria é que aquela constatação também serve para cada cristão nos dias de hoje: “O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (v. 2).
Como é bom ter com quem contar em momentos difíceis, não é mesmo? Alguém que nos entenda, que nos ajude, alguém que esteja sempre de braços abertos, durante os bons e os maus momentos da vida. Afinal, em momentos de dificuldade e de medo, para onde você olha? Você pode estar olhando pra todo lugar, mas se fizer como o salmista, se olhar para o alto, saberá que só Deus é o nosso socorro bem presente no dia da angústia. Aquele que é capaz de nos entender e ajudar com todo amor. O Senhor conhece o mais íntimo do nosso coração, sabe quais são os nossos medos, as nossas fraquezas, os sonhos, os planos...
“Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”. (Salmos 125.1) Muitas podem ser as lutas e tribulações, mas se a sua confiança estiver em Deus, vocês estará seguro, num lugar onde Deus é a sua rocha, o seu refúgio, a sua fortaleza. “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31) Ele é capaz de dar as soluções e a vitória pra qualquer situação. Deus tudo pode! Então, lembre-se de que não importa o tamanho dos seus problemas... Você conhece e confia em Jesus.
Tome posse dessas verdades nos seu dia-a-dia. O seu socorro vem do Senhor.

Anthony Garotinho



 Escrito por Paulo Martins às 22h21
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Oposicionista José Emídio incomoda administração municipal
Mesmo sem mandato, o ex-vereador José Emídio de Oliveira se constitui numa das principais vozes da oposição à administração do prefeito Adail Vale, segundo observadores da política de Governador Dix-sept Rosado.
A disposição demonstrada por José Emídio de trazer à luz os erros da atual gestão desagrada ao prefeito Adail Vale que, a cada crítica recebida, dispara uma metralhadora giratória para intimidar a oposição, dizem os peemedebistas.
Durante a semana a Inter TV Cabugi produziu uma matéria mostrando um dessalinizador da localidade de Monte Alegre “quebrado”, deixando parte da população da comunidade sem abastecimento. O fato de Emídio ter apontado à reportagem o poço em pane incomodou o prefeito Adail.
Prevalecendo-se do poder econômico e da força de contratos publicitários, a assessoria governista plantou matérias em jornais de Mossoró denunciando uma suposta agressão de Zé Emídio a um funcionário da Prefeitura, responsável pelo dessalinizador de Monte Alegre.
Para José Emídio se trata de uma artimanha para distorcer os fatos, pois a verdade é que a população de Monte Alegre e de outras áreas do município sofre com a falta d’água, devido dessalinizadores passarem meses sem funcionar por falta da manutenção que compete à Prefeitura.
Para apurar a procedência ou não do suposto fato, o blog entrou em contato com populares do Sítio Monte Alegre. As pessoas ouvidas disseram desconhecer o incidente publicado pelos jornais de Mossoró.


 Escrito por Paulo Martins às 23h05
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Recursos hídricos
Os dessalinizadores são equipamentos que, como o próprio nome revela, transformam água salgada em potável. Em Dix-sept Rosado esses equipamentos foram implantados nos oito anos de administração do então prefeito Gilberto Martins, que implementou um programa de recursos hídricos a partir da compra de uma máquina perfuratriz, perfuração e instalação de poços, instalação de dessalinizadores e a construção de barragens e cisternas.  
O objetivo da gestão de Martins era proporcionar uma infra-estrutura de abastecimento, de forma que a população dependesse cada vez menos dos chamados carros pipas.
Mas, segundo denúncias da população, cada vez mais poços estão em pane e, a exemplo dos dessalinizadores, sem manutenção e em prejuízo para a população que sofre com a falta d’água.
Em vez de serem perfurados mais poços e instalados novos dessalinizadores, caminhões-pipas são adquiridos por particulares para atender o interesse de quem, não se sabe. Mas parece não ser o da população.


 Escrito por Paulo Martins às 23h04

Nenhum comentário:

Postar um comentário