| 11/07/2008 |
Delegacias de Mossoró funcionam precariamente
Em entrevista a veículos de comunicação, nesta sexta-feira, às 10 horas, o delegado Antônio Pinto, falou da precariedade em que está funcionando a Primeira Delegacia de Polícia de Mossoró, localizada no Bairro Alto São Manoel.
Viaturas com problemas mecânicos, falta de combustível, computadores obsoletos, e geladeiras depreciadas sãos alguns problemas freqüentes que dificultam o trabalho da polícia em Mossoró.
Além disso, as sedes das delegacias – quase sem exceção – estão com estrutura física em péssimo estado, necessitando de serviços de recuperação de seus prédios já há algum tempo.
A situação – segundo o delegado – prejudica as atividades dos policiais no dia-a-dia, comprometendo as condições de segurança da população.
Escrito por Paulo Martins às 11h48[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
A Praga das coligações
Por Públio José
(publiojose@garrapropaganda.com.br)
Dentro do balaio de gato em que se transformou o sistema eleitoral brasileiro, um item tem se sobressaído. Muito mais pelo seu lado turvo, enevoado, brumoso, negociateiro, falcatruoso, do que no sentido de agregar, num mesmo bloco, partidos políticos com visões ideológicas semelhantes. Este item a que me refiro é a tal da coligação partidária. Saco para onde escorrega todo tipo de acerto nebuloso, de argumentação cabreira, de ajuntamento de sabidos e sabichões, a coligação partidária é o cadafalso da verdadeira prática política no Brasil e cemitério de toda nova liderança que tenta emergir do cipoal de siglas em que se constituiu o emboloado sistema partidário brasileiro. Muito se tem reclamado do avantajado número de partidos existentes no Brasil. Tais reclamações partindo, inclusive, dos grandes nomes, das grandes lideranças que comandam o processo político nacional.
Em sendo assim, porque essa realidade se mantém? Porque uma tesoura bem afiada ainda não expurgou tais entidades da tessitura partidária brasileira? Ou, por outra, que padrinho tão forte é este que continua a manter os partidos chamados nanicos em atividade quando é voz corrente que todos desejam jogá-los no cesto dos elementos inservíveis? A conclusão a que se chega é que a ninguém, rigorosamente a nenhuma das atuais lideranças nacionais consideradas fortes, interessa a ausência das pequenas siglas do tabuleiro político brasileiro. Com base nessa constatação, podemos aqui até alinhar um fato irrespondível. Esse amontoado de partidos ainda sobrevive em função do instituto da coligação partidária. Pois somente aí, nesse quesito, é que eles se tornam interessantes e bem-vindos às grandes organizações eleitorais, para montagem dos planos e metas de alcance e manutenção do poder.
Pois se a coligação partidária não tivesse lugar no bojo da legislação que estabelece o formato eleitoral brasileiro, de que viveriam e para que serviriam os partidos nanicos? Pela lógica já teriam desaparecido do horizonte político. Na verdade, o instituto da coligação partidária transformou-se na única razão de existir de tais monstrengos partidários. Fato é que, antes de qualquer eleição, ninguém sabe da existência de muitos dos partidos registrados na justiça eleitoral. Entretanto, quando se aproximam os períodos eleitorais, eles começam a se movimentar, a demonstrar vigor partidário, democrático e patriótico (entre aspas, é claro!), tentando, com isso, se inserir – através de gordas vantagens – no elenco de partidos com estruturas mais consistentes e com chances reais de alcance do poder. Aí as ofertas de cargos, vantagens e dinheiro enchem o noticiário e envergonham a opinião pública.
Fala-se muito no Brasil em reforma política. Entretanto, vão-se os anos e a mesma realidade permanece, permitindo a constituição das alianças mais ilógicas, mais perniciosas, mais descabidas por ocasião dos períodos eleitorais. Tudo em função da coligação partidária. Eu mesmo já tentei por duas vezes me candidatar em Natal e, em todas elas, fui vítima da coligação partidária. Enquanto isso, todos reclamam que não há renovação nos partidos nem surgimento de novas lideranças. Mas como lutar se está vedada a disputa democrática dentro do partido em função da coligação que sufoca a candidatura própria? Os correligionários querem, a opinião pública torce, porém a coligação partidária destrói o surgimento de novos nomes que possam se submeter à análise e à livre escolha do eleitorado. Conclusão: o jogo, como está, é pra cabreiros, pra inescrupulosos, pra vendilhões. Pobre do eleitor. Pobre do Brasil.
Escrito por Públio José às 00h03[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Esposa, namorada ou filha?
Um grupo de mulheres discutia e demonstrava surpresa com o número de separações entre casais com muitos anos de união. Na conversa, chamava a atenção o fato de alguns homens buscarem uma companheira bem mais jovem, na constituição do novo relacionamento.
Na conversa, uma professora universitária disse que tem visto homens de 50 anos, por exemplo, acompanhados de moças com pouco mais de 20 anos, em restaurantes na cidade de Natal.
A professora descobriu uma maneira para saber se trata-se de casal ou pai e filha.
Quando está num desses ambientes e se defronta com um homem de cabelos grisalhos (ou pretos como uma graúna, por tingimento artificial), ao lado de uma mulher bem mais jovem, só há uma saída para esclarecer a situação.
Ao lado do marido, a professora observa discreta e atentamente a dupla da mesa em frente.
- Roberto, se ele beijar na boca, é porque é a mulher. Do contrário, é a filha ou a neta...
Nota
A propósito do assunto, dizem que o amor não tem idade.
Escrito por Paulo Martins às 00h00[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Inscrições para jovens e adultos terminam nesta sexta-feira
Por Edmairy Araújo
As inscrições para os cursos técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) terminam nesta sexta-feira. Poderá participar do processo seletivo o candidato que não houver concluído, na data da matrícula, o Ensino Médio e que tenha, na data da inscrição, 18 anos completos. Para o segundo semestre letivo de 2008, na Unidade de Mossoró do Cefet, será oferecida, no turno noturno, uma turma do curso de Edificações, com 40 vagas.
A inscrição será realizada no horário das 8h às 16h, na própria Unidade de Mossoró, situada na rua Raimundo Firmino de Oliveira, 400, Costa e Silva. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação (original e cópia):
Documento oficial de identificação (Carteira de Identidade, de Habilitação, de conselhos, passaporte, etc.);
Certificado de conclusão do Ensino Fundamental, comprovando a escolaridade exigida;
Histórico escolar do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano).
Após a entrega e a conferência da documentação exigida, será emitido boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor R$ 10,00, pagável em qualquer agência.
Os candidatos irão se submeter a uma avaliação, que será realizado no dia 20 de julho, das 14h às 17h, na Unidade de Ensino para a qual o candidato se inscreveu.
A divulgação do resultado está prevista para o dia 04 de agosto, no site do CEFET-RN e nos murais da instituição.
Escrito por Edmairy Araújo às 23h29[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 10/07/2008 |
Mais uma criança morre com dengue hemorrágica em Mossoró
Uma criança com dengue hemorrágica morreu nesta quinta-feira, pela manhã, em um pronto socorro infantil de Mossoró.
O internamento se deu pela madrugada, quando o estado de saúde da criança era grave. A idade e o sexo da criança não foram revelados.
Enquanto familiares da criança esperavam a liberação do corpo, um casal procedente da localidade de São João da Várzea, na zona rural de Mossoró, deu entrada com um menino de 4 anos, apresentando sangramento.
Segundo os pais da criança, na última segunda-feira, ela foi examinada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Alto São Manoel, mas deu tudo normal.
A criança será examinada para verificar se é mais um caso de dengue.
Escrito por Paulo Martins às 13h41[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 09/07/2008 |
Ex-prefeito deixa lacuna
Ainda sob o clima de consternação pela morte do ex-prefeito Francisco Carlos de Oliveira Sobrinho, no último domingo, webleitores indagam sobre quem ocupará a lacuna deixada pelo líder que militou na política de Governador Dix-sept Rosado durante 32 anos.
De acordo com a opinião externada ao blog, o questionamento surge naturalmente em função da importância que Chico Carlos, como era conhecido o ex-prefeito, teve na política dix-septiense.
Para se ter uma idéia, Chico Carlos ao ser eleito prefeito, em 1992, quebrou uma seqüência de 29 anos em que todos os candidatos apoiados por quem estivesse na Prefeitura Municipal venceram as eleições municipais. Naquele ano, ele ganhou do agrônomo José Edílson de Andrade, que recebeu o apoio do primo, o então prefeito Adail Vale.
A partir de então, Chico Carlos influenciou, de alguma maneira, nas eleições seguintes.
Segundo o ponto de vista de uma fonte do blog, o herdeiro natural da liderança de Chico seria o filho, o corretor e ex-secretário municipal Pedro Paulo de Oliveira. Mas vai depender da disponibilidade de Pedro, que ultimamente dividia o tempo acompanhando o tratamento de saúde do pai e cuidando dos negócios em Mossoró, ao lado da esposa Elizenir Freitas e da filha Eliziene.
Nas eleições deste ano, Pedro Paulo não será candidato. Tende a votar no cunhado, Edílson Freitas, ex-secretário municipal, vereador e candidato à reeleição. No espaço deixado por Chico Carlos há um vácuo político.
Quem é que vai no lugar dele?
Escrito por Paulo Martins às 00h19[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Para entender a história
Severino Ramos Vieira foi o primeiro prefeito eleito pelo voto direto, após a emancipação política de Governador Dix-sept Rosado, em 1963. Apoiou o advogado Francisco de Souza Revoredo, vencedor das eleições de 1968. Revoredo renunciou e assumiu o vice-prefeito Francisco Rosado da Costa, Francisquinho, que apoiou Lourenço Menandro da Cruz. Eleito.
Em 1976, Lourenço respaldou a candidatura de José Ferreira de Macedo (pai de Lanice Ferreira), que saiu vitorioso. José Ferreira apoiou Nelson Augusto de Morais, prefeito eleito em 1982. Nelson rompeu com José Ferreira, em 1984, para apoiar Adail Vale, em 1988, que também venceu.
O ciclo de vitórias dos candidatos governistas seria interrompido em 1992. Nome da oposição, Francisco Carlos de Oliveira Sobrinho, venceu José Edílson de Andrade, candidato que contou com o apoio do então prefeito Adail Vale.
Chico Carlos defendeu a candidatura de Gilberto Martins, em 1996, que conquistaria o mandato de prefeito e se reelegeria em 2000. Gilberto apoiou Lanice Ferreira, em 2004, que ganhou as eleições com 63 por cento dos votos. A justiça afastou Lanice do cargo e deu posse a Adail Vale, em 2005, após uma ação movida por Chico Carlos e o próprio Adail. Este atrairia votos vereadores da oposição para eleger o filho Anaximandro Vale presidente da Câmara Municipal, em 2006, que assumiria a Prefeitura, em abril deste ano, com a renúncia do pai e do vice-prefeito Nelson Morais ao cargo de prefeito.
Por tudo isso, mesmo depois de sua morte, as eleições 2008 ainda sofrem a influência de Chico Carlos.
Escrito por Paulo Martins às 00h18[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 08/07/2008 |
“As relações de poder em uma sociedade como a nossa produzem sempre a censura, de tal modo que há sempre silêncio acompanhando as palavras”.
Eni Puccinelli Orlandi, no livro Análise de Discurso – Princípios e Procedimentos
Espaço para debate de idéias
Começou a campanha eleitoral, espaço em tese apropriado ao debate de idéias, à discussão de assuntos de interesse coletivo.
É preciso que se aproveite a oportunidade. Ainda é tempo de recuperar o tempo perdido, jogado fora com coisas supérfluas.
Quanto esforço as administrações na realização de festas, bailes enquanto crianças, adolescentes e jovens se desencaminham, perdem-se nas bebidas, nas drogas, na prostituição. Marginalizam-se e destroem suas vidas.
Quantos recursos gastos nesses eventos enquanto falta dinheiro para o pagamento de salários dignos a professores, a servidores da educação. Enquanto se gasta milhões de reais em contratos de bandas e artistas, faltam recursos para escolas, bibliotecas, compra de livros e para a construção de espaços destinados à prática esportiva.
Mas a campanha está aí. Saúde, habitação, trabalho, meio ambiente e segurança, entre outros assuntos, podem figurar na agenda. Que candidatos e partidos digam o que têm a oferecer.
Escrito por Paulo Martins às 08h50[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Cefet abre as inscrições em curso de Edificações para jovens e adultos
O Cefet-Mossoró abre as inscrições do processo seletivo para a Educação Profissional
Será oferecido o curso de Edificações às pessoas que não tenham concluído o Ensino Médio até a data da matrícula e que, no dia da inscrição, tenham dezoito anos completos. Os candidatos podem se inscrever até sexta-feira, dia 11.
O processo seletivo visa garantir a inclusão das pessoas que não tiveram acesso ao sistema educacional nas faixas etárias consideradas regulares.
A quantidade de vagas será distribuída de forma proporcional obedecendo ao disposto abaixo:
40% (quarenta por cento) para candidatos que tenham concluído o ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos, independente do ano de conclusão;
40% (quarenta por cento) destinadas a candidatos(as) que tenham concluído o ensino fundamental regular nos anos de 2006 ou 2007;
20% (vinte por cento) para candidatos(as) que tenham concluído o ensino fundamental regular antes de 2006.
As inscrições devem ser realizadas na sede do CEFET-Mossoró, localizada na Rua Raimundo Firmino de Oliveira, 400, Bairro Costa e Silva.
O horário de atendimento começa às 8h, e segue ininterruptamente até às 16h. Os candidatos devem apresentar, no ato da inscrição, a seguinte documentação (original e cópia):
a) Documento de identificação;
b) Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, atestando a escolaridade exigida;
c) Histórico Escolar do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).
O valor do investimento é de apenas R$ 10,00 (dez reais). Após a conferência dos documentos, o candidato recebe um boleto bancário pagável em qualquer agência.
Informações: www.cefetrn.br/uned
Coordenadoria de Projetos e Relações Comunitárias - CPRCM
Telefone: 3315-2758
Escrito por Edmairy Araújo às 08h47[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
| 06/07/2008 |
Morre Chico Carlos, ex-prefeito de Dix-sept Rosado
Morreu neste domingo, por volta das 11 horas e 30 minutos, no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, o advogado, ex-vereador e ex-prefeito Francisco Carlos de Oliveira Sobrinho, aos 70 anos.
Chico Carlos, como era conhecido, teve o estado de saúde agravado e estava internado há vários dias. O líder pedetista não vinha participando ativamente dos entendimentos para a campanha eleitoral deste ano.
Chico Carlos participou intensamente de todas as campanhas eleitorais nos últimos 32 anos, sendo um político influente no município.
Segundo o bancário Alderi Nascimento informou a este blog, o corpo de Chico Carlos está sendo velado na Câmara Municipal de Dix-sept Rosado, que é presidida pelo vereador Edmar Carlos de Menezes.
O prefeito de Dix-sept Rosado, Anaximandro Rodrigues Vale, deverá decretar luto oficial em homenagem a Chico Carlos, que receberá honras inerentes a um ex-prefeito.
O sepultamento está previsto para esta segunda-feira, às 9 horas, no Cemitério Público São Sebastião, em Dix-sept Rosado.
Família
Filhos, netos e bisnetos residentes em outras cidades, além de lideranças políticas, eram esperados naquele município para o sepultamento de Carlos.
Natural de Ladeirinha (embora constasse em sua identidade, Rancharia, São Paulo), zona rural de Dix-sept Rosado, Chico Carlos morou no Rio de Janeiro de
Chico Carlos trabalhou como bancário no extinto Banco do Estado do Rio Grande do Norte (Bandern). Com 52 anos, concluiu o curso de Direito na hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Dedicou os últimos anos de sua vida a assessorias política e jurídica.
Escrito por Paulo Martins às 18h09[ (7) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Trajetória de um líder
Francisco Carlos de Oliveira Sobrinho nasceu num dia 18 de novembro e começou sua trajetória política em 1976, como candidato a prefeito, pelo antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), quando o então vice-prefeito José Ferreira de Macedo venceu a disputa. Em 1982, apoiou o ex-prefeito Francisco Rosado da Costa, Francisquinho, à Prefeitura Municipal. O eleito foi o secretário de Obras, Nélson Morais, da gestão de José Ferreira.
Naquele ano, Chico Carlos se elegeu vereador, com 242 votos, pelo Partido Democrático Social (PDS) e votou no hoje senador José Agripino, que conquistou o governo do Estado. Seis anos depois, Chico perdeu a eleição para prefeito para o médico Adail Vale.
Em 1992, obteve a maior vitória de sua trajetória política. Realizou o sonho de ser prefeito de Dix-sept Rosado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), vencendo o candidato de Adail, agrônomo José Edílson de Andrade. Apoiou Gilberto Martins, em 1996, que seria prefeito também em 2000. E contribuiu para a volta de Adail Vale à Prefeitura, em 2005, com o afastamento de Lanice Ferreira do cargo, que ganhara as eleições em 2004 com 63 por cento dos votos.
Escrito por Paulo Martins às 18h07[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Realizações de Chico Carlos
Antes de ser vereador e prefeito, Francisco Carlos de Oliveira Sobrinho lutou junto ao governo de Lavoisier Maia pela construção do Conjunto João de Freitas Oliveira (no Alto Santa Catarina) e pela implantação do segundo grau (hoje nível médio) na Escola Estadual Manoel Joaquim.
De acordo com o livro do historiador Reginaldo Claudino (Terra do Alho, da cal e do petróleo – Nossa Terra), como prefeito de Dix-sept Rosado, entre outras realizações, Francisco Carlos recuperou 19 escolas municipais e implantou a Escola Melquíades Lopes da Costa, para o ensino infantil.
O ex-prefeito construiu na zona urbana as quadras de esportes Vicente Carlos, no Educandário Dix-septiense, e a Zé de Paula, anexa à Creche Maria Gláucia. Na zona rural, edificou as quadras José Pio de Morais (Sítio Bonito), da Escola Antônia Lopes e Alves (Camurim) e a Sebastião de Freitas (Serrote).
Chico Carlos também construiu casas populares, estradas vicinais e 28 cisternas na zona rural. Comprou terrenos, tratores, ambulâncias, equipamentos para postos de saúde e escolas municipais.
Ainda conforme o livro de Reginaldo Claudino, Chico Carlos negociou dívidas deixadas por gestões passadas e informatizou a folha de pagamento dos servidores, quando o município passou a pagar o salário mínimo.
Escrito por Paulo Martins às 18h06[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Evangélicos em Brasília
Na sexta-feira, dia 25 de junho passado, evangélicos de várias denominações estiveram em Brasília para pressionar o Senado a não aprovar o Projeto de Lei 122/2006, a chamada lei da homofobia.
Contra a liberdade
Apesar da mobilização dos cristãos, o Senado da República e a Câmara dos Deputados continuam determinados a aprovar uma lei inconstitucional, contrária à liberdade de expressão e à liberdade de culto religioso.
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” é o tema da VII Escola Bíblica para Obreiros em Mossoró (Esbom), baseado no capítulo 4, de I Timóteo. O evento ocorrerá da segunda-feira 21 à sexta-feira 25 deste mês, no Templo Sede da Assembléia de Deus em Mossoró.
Pregador da palavra
O pastor Paulo César Lima, da cidade do Rio de Janeiro, pregará a palavra de Deus na VII Esbom.
Dia do Obreiro
Na quinta-feira, dia 24 deste mês, será comemorado no Templo Sede da Assembléia Deus em Mossoró o 4º Dia do Obreiro do Campo (DOC). Participarão do evento obreiros, supervisores de campo no Estado e coordenadores de setores na Assembléia de Deus em Natal.
Despedida do missionário
Na programação do 4º Dia do Obreiro do Campo, acontecerá a despedida do missionário Enéias Rodrigues, da Assembléia de Deus no Estado. O missionário se despedirá com sua esposa, irmã Navegante Rodrigues, e o filho Samuel.
Além fronteiras
O missionário Enéias Rodrigues vai servir à Assembléia de Deus na cidade Barquisimeto, na Venezuela, que é liderada pelo missionário José dos Santos Lira. Barquisimeto fica localizada a
Seminário da Família
O Setor III da Assembléia de Deus em Mossoró realizará Seminário da Família (Sefam), do domingo, dia 13, à quarta-feira 16 deste mês. O evento acontecerá na Assembléia de Deus Boa Vista, congregação dirigida pelo presbítero Ezequiel Reinaldo.
Palestras no Sefam
Os pastores Martim Alves, Elumar Pereira e Rilton Peixoto ministrarão palestras aos casais convidados. As irmãs Fátima de Araújo Silva e Socorro Gurgel também farão a exposição da palavra de Deus.
Missionários no sertão
Caravanas de missionários da Assembléia de Deus em Mossoró voltarão a visitar igrejas de cidades da região, no sábado dia 12 deste mês.
Voz na Internet
As modernas tecnologias permitem que o som do programa A Voz da Assembléia de Deus seja ouvido em lugares distantes de Mossoró. O irmão Gilvan Silveira passou a acompanhar o programa em Betim, no Estado de Minas Gerais, pela Internet.
Evangelho na rede
O programa vai ao ar, aos domingos, das 8 às 9 horas, na Rede Potiguar de Comunicação (RPC), gerado a partir dos estúdios da Rádio Tapuyo de Mossoró (1060 KHz). O irmão Gilvan Silveira é mossoroense com raízes
redepotiguar.com
Gilvan Silveira ouve o programa A Voz da Assembléia de Deus pelo site www.redepotiguar.com
Memória
Na segunda-feira, dia 14 deste mês, completam-se 13 anos sem presença na vida terrena de Fausto Martins. Um pai faz muita falta. Sua ausência enche de saudade o peito do filho.
Cuidado do obreiro
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”.
I Timóteo, capítulo 4, versículo 16.
Escrito por Paulo Martins às 11h31 |
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Escrito por Paulo Martins às 11h48
Nenhum comentário:
Postar um comentário