sábado, 18 de novembro de 2017



História em fotografia
Publicamos foto cedida pelo repórter Rogério Rodrigues, em que o pastor Manoel Nunes da Paz (saudosa memória), ex-presidente da Assembleia de Deus em Mossoró, aparece ao lado de obreiros da AD em Governador Dix-sept Rosado.

Da esquerda para a direita, os irmãos Francisco Laurindo (in memorian), João Pedro, um obreiro não identificado, Francisco Dias Honorato, pastores Vicente – não dispomos do sobrenome (Governador Dix-sept Rosado), Manoel Nunes da Paz (Mossoró), José Laurindo da Silva, Antônio Aureliano, Francisco Antônio Honorato, Jeová Teixeira e o Sinval Honorato.  
A foto é do estúdio Foto Flex, de Sinval Freire de Freitas, conceituado fotógrafo dix-septiense e hoje advogado em Mossoró.

NOTA: Pedimos aos irmãos da Assembleia de Deus que nos ajudem a identificar, inclusive com sobrenome, as pessoas que estão na foto, e façam a devida correção sobre possível erro cometido.
Quem dispuser de foto histórica, envie que publicaremos neste espaço.


 Escrito por Paulo Martins às 10h33
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Repórter vai publicar matérias sobre a história da Assembleia de Deus

O acadêmico do curso de Comunicação Social, habilitação em Radialismo, Rogério Rodrigues, vai publicar uma série de matérias sobre a história da Assembleia de Deus, no jornal “A Voz”, que circula mensalmente no Estado. Rogério desenvolve trabalho de pesquisa e já dispõe de um acervo de fotografias. Mesmo antes de publicar a primeira matéria, ele recebe incentivo para organizar o material e editar um livro. Rogério congrega na Assembleia de Deus no Conjunto Ulrick Graff e é repórter do programa “Vida Abundante”, apresentado aos sábados, às 8 horas, na TV Ponta Negra de Natal, canal 3.  


 Escrito por Paulo Martins às 10h13
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Águas baixam
Parece inacreditável. Mas, segundo informações da Secretaria de Serviços Urbanos do município, o nível do rio Mossoró neste sábado está com 55 centímetros acima do normal. Na sexta-feira, chegou a 1,47 metro. Baixou, portanto, noventa e dois centímetros.


 Escrito por Paulo Martins às 10h00
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Via interditada
Os motoristas que se deslocam para os bairros Nova Betânia e Santo Antônio devem evitar a Avenida João Marcelino. A Prefeitura de Mossoró interditou aquela via e continua os serviços de recuperação da malha asfáltica. A Avenida João da Escóssia, Ruas Duodécimo Rosado e Prudente de Morais são alternativas para quem se desloca a escolas, hospitais, clínicas e  outros estabelecimentos.

Muita água
O rio Mossoró continua muito cheio. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos do Município, o nível nesta sexta-feira atinge 1,43 metro, três centímetros a mais que na quinta-feira. Mais de três mil pessoas estão desalojadas de suas casas em Mossoró.  

Internado na UTI
O servidor público do município de Mossoró, Expedito Mariano Júnior, está internado no Hospital Wilson Rosado. Bolãozinho, como é conhecido se sentiu mal na quinta-feira. Ele é filho do ex-vereador mossoroense, Expedito Mariano de Azevedo.  

Dois cidadãos dialogam

- Por que se falou tanto em buracos no asfalto, na imprensa de Mossoró, nos últimos dias?

- Primeiro, porque realmente há buracos na cidade. Segundo, porque esse pessoal não desce do asfalto.

É mesmo?
 É. Há problemas na periferia e na zona rural o ano inteiro, que não são noticiados.


 Escrito por Paulo Martins às 08h40
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Fogo amigo
A revista IstoÉ desta semana diz que o líder do PMDB na Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves (RN), é citado para substituir o ministro José Múcio, por isso começa a ser alvo de dossiês. “Em 2002, as denúncias o tiraram da vaga de candidato a vice-presidente”, enfatiza a revista. E conclui: “Resta saber se Alves agora vai enfrentar o tiroteio”.
NOTA: É sempre assim. Quando o senador Garibaldi Filho e Henrique são cogitados para algum cargo importante ou disputa em nível nacional, ativam-se as metralhadoras. Há quem diga que, quase sempre, o “fogo amigo” é atiçado do RN.    

MabThera
Diogo Mainardi diz nas páginas da revista “Veja” que um frasco do remédio usado no tratamento de linfomas iguais ao da ministra Dilma Roussef custa R$ 8.000,00. Trata-se do remédio de marca MabThera. Segundo o colunista, os 10.000 pacientes com linfomas que procuram os hospitais públicos do país, todo ano, não contam com o medicamento. Em geral, só conseguem na marra, através de ações na justiça.


 Escrito por Paulo Martins às 20h55
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Nível do rio sobe 18 centímetros
A Secretaria de Serviços Urbanos deste município informa que o nível do rio Mossoró subiu 18 centímetros acima do nível normal, nas últimas 24 horas. Na quarta-feira, o nível das águas estava com 1,22 metro, subindo para 1,40 metro, nesta quinta-feira, segundo aferição da Defesa Civil/plantão de inverno da Prefeitura de Mossoró.



 Escrito por Paulo Martins às 09h31
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Compartilhamos mais um ótimo texto da pena do cronista Raimundo Antonio
DE MANIAS E LOUCURAS – PARTE IV
Raimundo Antonio – rsouzalopes@hotmail.com

Continuo, hoje, a minha saga na capital, juntamente com um colega professor. Entretanto, quero deixar bem claro que o intuito não é enumerar todos os “vícios hipocondríacos”, nem mostrá-los, pejorativamente, aos nobres leitores. Não. É apenas uma maneira de proporcionar-lhes uma leitura, com um toque de humor, de alguns cotidianos diferentes daqueles que costumamos ter ou ouvir falar...
Quando chegamos ao Centro de Treinamento, ratificamos nossas inscrições e fomos direto para as salas de conteúdos. Sentamos lado a lado. Normal. Passados alguns minutos – questão de uma meia hora – o meu companheiro de assento passou a olhar, com uma insistência muito grande, para o relógio. Não satisfeito com o mostrador do próprio (eu fiquei imaginando isso), passou a perguntar as horas a quem estava do seu lado direito e do esquerdo que, no caso, era eu.
Estranhei novamente. Mas...
O tempo foi passando. Com exatamente duas horas de aula, o preocupado parceiro me perguntou:
- Aqui tem lanchonete?
- Claro que sim, respondi. Por quê?
O porquê, antes de ser uma pergunta automática de tudo aquilo que respondemos, passou a ser, nesse caso específico, a curiosidade, quase corrosiva, de querer obter a resposta para o perguntar das horas e, por tabela, a pergunta da lanchonete. Sabia que a solução vinha em seguida. E veio, bem baixinho, no meu ouvido, para ninguém ouvir, claro.
- É que eu não posso passar mais que duas horas sem comer alguma coisa, disse.
Ah, foi aí que me lembrei do pacote vazio em cima do beliche! Mas, só para ver a reação do sistemático colecionador de esquisitices (para mim que não estava – agora, eu estou, graças a ele – acostumado a essas coisas), perguntei-lhe:
- E se passar, o que acontece?
- Rapaz (ele falou me olhando bem dentro dos olhos e, como estava lado a lado comigo, eu quando vi aqueles olhos negros, arregalados, me fitando, já fui, instintivamente, me colocando em posição de defesa. Graças que percebi antes e relaxei... Pela metade), não é toda vida não, mas tem vezes que eu começo a suar, a pressão cai, eu fico gelado e a sensação é que tem alguma coisa por dentro me consumindo. Aí, se eu não comer alguma coisa, passo mal, e é capaz d’eu ter um desmaio.
Acalmei-o. Sabia – por experiência – que, por coincidência, as pausas são, exatamente, de duas em duas horas. Servem para relaxamentos – da mente e do corpo.
Lembrei-me das fobias existentes por aí. Com certeza, tirando as mazelas naturais que cada um de nós trás, o restante são esses tipos de doenças.
 Só para corroborar com minha tese, o precavido degustador "bi-hora" me perguntou se podia mudar de lugar, trocando comigo a carteira. Juro que não me espantei dessa vez. Mas, como sempre vinha fazendo, o porquê foi instantâneo. Ele não se fez de misterioso, contou logo o motivo:
- É que eu não me sinto bem quando sento do lado direito da pessoa que está comigo.
- Não se preocupe, disse. Já vamos sair para o intervalo e, quando voltarmos, você se senta do meu lado esquerdo.
O restante do dia transcorreu dentro da normalidade permitida, inclusive na hora do almoço, apesar de que, quase fiquei sem comer, devido a me preocupar como era feito o prato do professor – aquele que havia sentado do lado direito e depois trocado para o lado esquerdo.
Sem exagero nenhum: feijão só se fosse sem tempero; o arroz só branco, sem qualquer condimento; farofa e macarrão nem pensar; a carne tinha que ser branca e grelhada, e até a salada de verdura tinha que ser crua (vi quando ele perguntou se a alface tinha sido lavada com água corrente e posta em vinagre por mais de cinco minutos, pode?!).
- Tenho que me cuidar, falou antes que eu perguntasse. Tenho o colesterol alto, por isso eu tomo uma cápsula, no meio da refeição, que é para combater o LDL (fiquei sabendo que se tratava de colesterol ruim), assim como, tomo um outro, quando acabo de comer, que é para o triglicérides, que no meu caso é quase duas vezes mais que o permitido.
- Difícil, não? –  Perguntou-me.
Antes que eu respondesse, ele completou:
- Adoro uma farofinha! Mas não posso. Pedra na vesícula. Se botar na boca, é crise na certa. Até já me previno e, toda vez que acabo de almoçar, já tomo um comprimidinho para evitar qualquer problema.
Na volta, quando vínhamos para onde estávamos hospedados, a cada farmácia ou drogaria que éramos obrigados a passar ao largo, o suspiro acompanhava o olhar do apaixonado borla ao meu lado.  Aí, lembrei-me de um detalhe: ele tinha fobia de sentar do lado direito da pessoa que era sua companhia. Cutuquei:
- Caro, você está do meu lado direito, não quer vir para esse lado não?
- Realmente, estou incomodado, louco para chegar logo. O problema de não ter mudado de lugar é que não sei dirigir...


 Escrito por Paulo Martins às 21h30
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 




Enchentes causam prejuízos em Dix-sept Rosado
A exemplo do que ocorre em outros municípios do Estado, a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado decretou Estado de Emergência. As enchentes, enxurradas ou inundações atingem pessoas em todo o município. Segundo relatório enviado pela Assessoria de Comunicação, 4.870 pessoas foram afetadas. Cento e trinta e três estão desalojadas de suas casas. Na zona rural, produtores perderam a safra de milho e feijão. Conforme o assessor de Comunicação, Itamir Veira, a administração da prefeita Lanice Ferreira vem fazendo o possível para dar assistência às pessoas afetadas. A prefeita também busca a ajuda dos governos federal e estadual. 
 Áreas afetadas
De acordo com o relatório da Coordenadoria de Defesa Civil do Rio Grande do Norte e da Comissão Municipal de Defesa Civil,  as enxurradas atingiram as Ruas José Lopes Lucas, Dix-huit Rosado, Curador José Ferreira, Padre Florêncio, Vereador Armando Filho, Herculana Rosado, Josué Dias, Sebastião José de Sousa e Travessa Miguel Pimenta Marques, além de parte da rodovia RN 117 (entrada da cidade).

O quadro é mais delicado na zona rural. Os prejuízos ocasionados pelas enchentes afetam Várzea de Araras, Bonito, Cafundó, Poço Feio, Ramadinha, Cote, Aguilhadas, Bamburral, Gangorrinha, Cigana, Pedrinhas, Pedreira, Barrinha, São Bento, Quixaba, Jardim, Juazeiro, Santana, Aroeira, Camurim, Monte Alegre, Ipueira Carnaubal, Saboeiro, Serrote, Canudos, Pitombeira, Lagoa de Paus, Rancho do Povo, Baixa Verde, Baixa do Algodão, Bela Vista, Bom Sucesso, Umari, Horizonte, Rancho da Velha, Chafariz, Taboleiro, Malhada da Onça, Cristalina, Amargosa e Fazenda Marcolino e Assentamentos: Monte Alegre II, Santo Antonio, Chico Rego, Três Marias, Nossa Senhora da Conceição, Riachão, Tião Carlos, Areias, Osmar Vicente e Terra de Esperança. 

Maiores danos


 Escrito por Paulo Martins às 21h24
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



"Cartel" do gás
O comerciante José Mendes denunciou no programa “Linha de Fogo”, da TV Mossoró, canal 7, o que chamou de “cartel” dos revendedores de gás de cozinha. Zé Mendes disse ao repórter Ciro Robson que os revendedores de gás se reuniram e aumentaram o preço do botijão para 35,00, mas ele preferiu manter em R$ 30,00. Em conseqüência vem sofrendo pressão das distribuidoras. Zé Mendes afirmou que ganha R$ 2,00 em cada botijão vendido e que está satisfeito. “O povo não agüenta mais tanto aumento”, enfatizou. Segundo o comerciante, em Mossoró são vendidos 60 mil botijões de gás por mês.

Menos chuva
As chuvas diminuíram a intensidade em todo o Estado, nos últimos dias. Segundo o boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), na região Oeste (das 7:00h de segunda-feira às 7:00h de terça), os registros foram os seguintes: São Miguel - 16,0 milímetros, Viçosa - 9,1, Baraúna - 9,0, Rodolfo Fernandes - 7,2, Portalegre - 2,8, Pendências - 2,4, Almino
Afonso - 2,3, Martins - 2,0, Patu - 2,0 e Mossoró – 1,1.

Gosto caseiro
Mossoró tem uma nova opção em termos de restaurante. Funciona, desde segunda-feira, “Gosto Caseiro”, de propriedade do chefe de cozinha natalense, Marcelo Melo. O restaurante fica localizado na Rua Santos Dumont, próximo ao local onde funcionou a antiga “Livraria do Contador”, no centro da cidade. Marcelo promete cardápio variado, no almoço, e, à noite, sopas.


 Escrito por Paulo Martins às 08h17
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Wilma de Faria
Nos jornais da cidade, boas notícias ligadas à vinda da governadora Wilma de Faria a Mossoró e a cidades da região. Por aqui, a governadora lança a licitação do Complexo Viário do Abolição, que terá investimento de R$ 80 milhões, e anuncia incentivo do Proadi a dez empresas. Uma delas é o Grupo Santa Clara, que vai implantar em Mossoró uma indústria de sucos.

Inauguração de escola
Em Governador Dix-sept Rosado, estava prevista para a noite desta terça-feira, a inauguração, pela governadora Wilma de Faria, das obras de recuperação e ampliação das instalações físicas da Escola Estadual Manoel Joaquim, cuja sede ficou fechadas por mais de dois anos.  

Produção de cal
O governo Wilma de Faria vai conceder incentivo, através do Proadi, à Mineração Ouro Branco, que explora a produção de cal em Dix-sept Rosado. A empresa andou desempregando muita gente nos últimos dias.

Rio cheio
O nível do rio Mossoró baixou para 1,23 metro, acima do nível normal, nesta terça-feira, segundo informações do “plantão de inverno”, da Secretaria de Serviços Urbanos do município. Na segunda-feira, o nível das águas estava em 1,23 metro.


 Escrito por Paulo Martins às 22h59
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



“Produto exportação”


Larissa Costa, miss RN

O jornalista Roberto Guedes escreve em sua coluna, no “Jornal de Fato”, de Mossoró”, nesta terça-feira:

Beleza
Entusiasmados com o sucesso da professora Larissa Costa, provavelmente a primeira norte-rio-grandense a se eleger Miss Brasil, políticos relacionados a São Gonçalo do Amarante concluíram ontem tratar-se de melhor produto de exportação do município do que o deputado Poti Júnior e o ex-deputado Alexandre Cavalcanti.


 Escrito por Paulo Martins às 22h34
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Deu na “Veja”

Chuteiras que valem ouro
FOTO: LAILSON SANTOS
Garoto Victor Paiva Torres, de Apodi 
A matéria de capa da revista “Veja” desta semana mostra como empresários e investidores estão ganhando muito dinheiro com a venda de atletas de futebol. A reportagem revela que meninos de todo o país são selecionados e preparados para atuar na Europa e na Ásia. Um deles é Victor Paiva Torres, de Apodi. Leia parte do texto de “Veja”:

“O INTERNATO DO FUTEBOL”

“A empresa Traffic, de marketing esportivo, criou um clube próprio para revelar jovens talentos. O Desportivo Brasil, baseado na cidade de Porto Feliz, no interior paulista, tem o objetivo declarado de formar jogadores para o mercado europeu.
O time, que atua na segunda divisão do futebol paulista, funciona também como um intermediário. Alguns de seus jogadores, contratados de outras agremiações profissionais, são emprestados para equipes parceiras, como o Palmeiras e o Botafogo. Esses clubes grandes são usados como vitrines e, quando o jogador é vendido ao exterior, eles recebem em troca 20% do lucro obtido pela Traffic. No início deste ano, a empresa inaugurou um gigantesco centro de treinamento em Porto Feliz. Lá, cerca de 120 jogadores, de 13 a 20 anos, vindos de todo o país, seguem um rígido regime de horários e de treinamentos.
Eles moram ali, com cinco colegas em cada quarto, e treinam três horas por dia, de segunda a sábado, em troca de uma ajuda de custo (160 reais, em média) e do sonho de se tornar um jogador milionário. “A gente é muito cobrado. É muita pressão para jogar bem, melhorar. É difícil, não vejo minha família desde o Natal. Mas, pelo sonho de ser jogador, eu me sujeito a tudo”, diz Victor Paiva Torres, de 15 anos, nascido em Apodi, no Rio Grande do Norte. Para matar a saudade, os garotos recorrem ao MSN e a Orkut. Correntes de prata, brincos de brilhantes, iPods, e laptops – na maioria presentes de seus procuradores – são sinais de prestígio. “Sou corintiano, mas quero jogar no exterior porque lá poderei ganhar muito mais dinheiro e ajudar minha família”, diz Nilson Belem Junior, o Juninho, de 14 anos. Os que estão em idade escolar estudam num colégio público de Porto Feliz. Matar aula rende um desconto de 5% na ajuda de custo e a proibição d treinar por um dia...”.


 Escrito por Paulo Martins às 22h05
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Nova paisagem

Em Governador Dix-sept Rosado, as águas rio Apodi-Mossoró se aproximam da Igreja de São Sebastião 

O rio Mossoró atingiu à marca de 1,20 metro neste domingo, dia que começou com sol em Mossoró, mas com intensa chuva (22:30h até 23:15h). As águas vindas de outros municípios da região Oeste continuam alimentando o leito do rio e constituindo uma nova paisagem, numa região seca e de vegetação acinzentada em outras épocas do ano.


 Escrito por Paulo Martins às 23h48
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Transpondo as águas


A travessia no rio Apodi-Mossoró, em Governador Dix-sept Rosado, é feita através de canoa, nessa época do ano. 


 Escrito por Paulo Martins às 23h43
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Ganhe um CD de Régis Danese

Neste domingo, às 8 horas da manhã, vai ao ar o programa “A Voz da Assembleia de Deus”, na Rádio Tapuyo de Mossoró (1060 KHz). A emissora integra a Rede Potiguar de Comunicação (RPC).

O programa pode ser ouvido também através do site da RPC: www.redepotiguar.com

Os telefones (84) 3312-2265 3312-7520 estão à disposição dos ouvintes. A interação também é possível pelo MSN


O ouvinte que participar do programa neste domingo, concorrerá ao CD “Compromisso”, do cantor Regis Danese, intérprete da música “Faz Um Milagre em Mim”, uma das mais tocadas nas emissoras do país.

Sobre Dilma
Na edição número 2111 da revista “Veja”, da editora Abril, o norte-rio-grandense de Pau dos Ferros, Gaudêncio Torquato, opina sobre a cogitada candidatura à presidência da República, da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que se submete a um tratamento contra o câncer.

Veja o que Gaudêncio, professor e cientista político da Universidade de São Paulo (USP), na matéria intitulada “Brasil - O câncer no palanque”:

“O cidadão se identifica com alguém que desce do patamar para mostrar humanidade. Ao mesmo tempo, tende a usar o voto como um escudo para o futuro. Por mais simpatia que tenha pelo candidato, deixa de votar nele se percebe que sua saúde pode comprometer o governo”.
Mas “Veja” diz também que, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros expoentes do Partido dos Trabalhadores (PT), a doença pode fortalecer politicamente a ministra Dilma.


 Escrito por Paulo Martins às 23h24

Nenhum comentário:

Postar um comentário