16/12/2006 |
Possibilidade de nova greve preocupa segmentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
A possibilidade de uma nova greve dos professores, em março do próximo ano, preocupa segmentos da Universidade do Estado do Rio Grande (UERN), quanto ao calendário letivo da instituição, que está irregular desde o segundo semestre de 2004.
Para se ter uma idéia da situação, enquanto alunos de outras universidades entram em greve agora, na Uern os estudantes estarão em sala de aula até fevereiro.
Os professores vão entrar em greve se o governo do Estado não atender reivindicações de melhorias salariais e de condições de trabalho. A categoria espera que o governo cumpra compromissos firmados desde 2004.
Nos bastidores da Uern, circula a informação de que o orçamento da Uern para 2007 pode sofrer cortes de até R$ 60 milhões, o que resultaria em mais perdas salariais para os servidores da instituição, com reflexo na qualidade do ensino.
Em razão dos baixos salários, professores estão deixando os quadros da Uern. Só nos últimos seis meses pelos menos 12 professores saíram da Universidade do Estado, dos quais 5 doutores e 7 mestres.
![]() [ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
14/12/2006 |
Aspecto da Praça Rodolfo Fernandes, no Centro de Mossoró
Foto: Paulo Martins
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
O amigo Lauro Martins, dix-septiense filho de “seu” João Ferreira e dona Mariínha de Lauro, radicado em Fortaleza, escreve para o blog
Que bom poder ver essa imagem. Fico bastante feliz em rever um local onde, nos anos 80, tivemos bastantes alegrias, muitas diversões. Esse, sim, era um tempo em que podíamos brincar à vontade, sem maldades... Só muitas alegrias, junto com toda a turma da paz. Exemplo: Neto de Fausto, Neto Nunes, Neto Lauro, Luiz Andrade, Romildo Rodrigues, Renato Rodrigues, Aldenir Silva, Aristeu Costa e muitos outros.
Neto Lauro - lauro@eitnetel.com.br - 13/12/2006 10:46
Caro Lauro Martins de Oliveira Neto.
Quando lembramos dessa época (lá se vão 26 anos), vem logo alguém e diz que estamos ficando velhos. Somos chamados de nostálgicos e outras coisas mais.
Mas, há de se reconhecer que os jovens tinham alguns espaços mais saudáveis para lazer, concedidos pela própria natureza, como o Rio Apodi-Mossoró (inclua-se nele o Poço Feio, ao qual você se refere) e os campos de futebol.
Hoje, a meninada tem Internet, videogame e alternativas. Até mais acesso ao conhecimento.
Junto com as facilidades vieram, contudo, alguns males. Espaços físicos onde poderiam ser construídas áreas de lazer, quadras de esportes, campos de futebol e escolas, creches e bibliotecas cederam lugar para a realização de festas em série.
Lugar para excesso nas bebidas e consumo de drogas. Arena de luta, ringue para brigas entre rapazes, verdadeiro “clube da luta” a céu aberto. Para se ter uma idéia, numa dessas “festinhas”, pelo menos 30 garotos foram presos depois de protagonizarem pancadaria.
O que os governantes queriam que acontecesse quando a esses jovens é negado ensino de qualidade? Quando lhes faltam perspectivas de futuro, como uma formação, profissão, emprego? Quando por aqui mesmo, a Escola Estadual Manoel Joaquim vai completar um ano com suas portas fechadas?
Ainda bem que a maioria do nosso povo é atenta e luta para, mesmo com dificuldade, encaminhar seus filhos para o futuro.
Que possamos, caro Lauro, devolver aos jovens o espaço que é deles. E que eles possam compor as belas paisagens naturais com práticas saudáveis e atitudes pacíficas.
Que Deus nos abençoe. Um grande abraço e escreva sempre, velho amigo.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
12/12/2006 |
Curso do Rio Apodi-Mossoró, na localidade de Bonito,
No trecho situa-se a gruta do Poço Feio, ponto bastante visitado por pessoas de outras cidades, que desfrutam de um banho em águas cristalinas.
![]() [ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Poder exerce fascínio na vida de algumas pessoas
O processo anterior à eleição da mesa-diretora da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado reflete o magnetismo exercido pelo poder na vida de algumas pessoas, mais do que a tomada de posição, por seus atores, baseada em idéias ou propostas voltadas para o interesse público.
É o caso do vereador Adonias Melo, do PP, sigla integrante da coligação Vontade Popular, oposição a administração do prefeito Adail Vale. Adonias declarou apoio ao vereador Anaximandro Vale (filho de Adail, candidato a presidente da Câmara), atraído pela força gravitacional do poder.
Mas Adonias não é o primeiro nem será o último a adotar essa postura, ressaltam colaboradores deste blog, conhecedores da história política dix-septiense, marcada por manobras arquitetadas nos alpendres de fazendas ou em aconchegantes mansões urbanas.
Exemplo de Caso
Em 1991, o então vereador Ageu Lima anunciou que seria candidato à presidência da Câmara. Ele integrava a base de sustentação do então prefeito Adail, composta pelos vereadores Ismar Pio, Raimundo Coelho de Freitas, José Francisco de Souza e Francisco das Chagas de Menezes.
À época, o então líder governista, Ismar Pio, declarou, na Câmara, que qualquer um seria o presidente do Legislativo, menos Ageu. Diante da situação, Ageu procurou o apoio dos vereadores Raimundo Medeiros, José Emídio, Gilberto Martins e Lanice Ferreira. Estes, por sua vez, decidiram dar um crédito de confiança a Ageu.
Era véspera da eleição da mesa-diretora. Os vereadores oposicionistas foram dormir conscientes de que elegeriam Ageu presidente. Quando sol surgiu, no dia seguinte, lágrimas rolando no rosto, Ageu se desculpou com os vereadores da oposição e disse que seria o candidato de Adail. E assim foi eleito presidente.
Eletrificação
Mas o enredo não terminaria por aí. Ageu solicitou ao prefeito Adail Vale que mandasse eletrificar uma localidade rural, onde tinha base eleitoral. O prefeito se comprometeu em atender ao pedido, porém teria exigido que Ageu assinasse, em branco, uma ficha de filiação partidária.
Tempos depois, Ageu rompeu com Adail e decidiu ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela ex-primeira dama Giselda Rego de Morais, mulher do ex-prefeito Nelson Morais.
Não demorou e a candidatura de Ageu foi impugnada. Motivo: dupla filiação partidária, no prazo que antecederia as eleições municipais. A professora Maria Senora de Souza substituiu o nome de Ageu. O candidato a prefeito de Adail foi o agrônomo José Edílson de Andrade, que perdeu para Francisco Carlos de Oliveira Sobrinho, hoje correligionário de Adail e homem de sua confiança.
Fichas em branco
Ageu Lima encerrava ali uma carreira política que parecia ser promissora. Atualmente ele exerce cargo de confiança na administração de Adail e costuma conduzir uma câmera de vídeo, gravando eventos
Resumo da ópera: talvez não seja demais recomendar prudência com a força de atração do poder e tomar cuidado ao assinar, em branco, fichas de filiação partidária. E, quem sabe, imprimir e arquivar este texto despretensioso. Às vezes, algumas pessoas são acometidas de amnésia.
![]() [ (2) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
10/12/2006 |
Deu no Correio da Tarde
Escola Manoel Joaquim continua abandonada
GOV. DIX-SEPT ROSADO - O estudante Everaldo Sebastião de Oliveira reclama a falta de interesse das autoridades com relação à situação da Escola Estadual Manoel Joaquim, situada à Rua Severino Ramos Vieira, 246, Centro de Governador Dix-sept Rosado que continua abandonada.
A escola, fechada por determinação do Ministério Público, há quase um ano apresenta um estado deplorável, completamente abandonada em avançado estado de deterioração. Caindo aos pedaços, como costuma se dizer na cidade, a escola vem servindo como refúgio para bandidos.
A escola é a única de Ensino Médio no município e ao longo dos anos era vista pela sociedade como um local de ensino-aprendizagem que auxiliou na formação de vários cidadãos. A escola acabou vivendo seu pior momento em 29 de abril de 2006, quando durante uma chuva provocou um incêndio na chave geral da rede elétrica da escola, deixando mais de 800 alunos sem aula por tempo indeterminado.
No dia 25 de maio de
Depois de mais de 70 dias de paralisação, os alunos foram remanejados para o Centro de Formação São José, neste município onde recomeçaram as aulas e permanecem até hoje.
Com espaços inadequados para uma boa aprendizagem, os alunos estão amontoados em pequenos dormitórios, tendo em vista que o prédio foi construído para receber encontros religiosos e não tem estrutura para suportar por muito tempo uma escola.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Deu no jornal O Mossoroense
Atraso em fornecimento de ambulância leva recém-nascido à morte
DIX-SEPT ROSADO - O atraso no atendimento a um recém-nascido na cidade de Governador Dix-sept Rosado deve ganhar os caminhos da Justiça nos próximos dias.
O fato que desencadeou com a morte do segundo filho do casal Maria Leilliany e Mik Robson (22) foi registrado na manhã do último dia 30 e está sendo qualificado como negligência pela família da vítima que mantinha apenas 56 dias de vida.
Segundo a mãe do recém-nascido, a dona-de-casa Maria Leilliany, a criança teria acordado às 6h30 com sinais de incômodo. "Resolvi dar mingau e após ela se alimentar acabou vomitando", destaca Leilliany.
Após vomitar a criança teria reagido com um acelerado sinal de cansaço, fato que levou a busca imediata por ajuda médica. "Moro próximo a um médico que orientou para procurar a ambulância com urgência", reforça a dona-de-casa.
Com o encaminhamento em mãos, Maria Leilliany se deslocou até a Central de Ambulância do município na busca da transferência do recém-nascido para atendimento em Mossoró.
"Fui informada de que uma ambulância tinha acabado de sair para Mossoró e que a outra não poderia sair naquele momento. Fui orientada a esperar 20 minutos até que outra pessoa chegasse. Como não chegou ninguém resolvi procurar outro carro", afirma Leilliany.
Com a ajuda de um carro que atua no transporte de passageiros entre as cidades de Governador Dix-sept Rosado e Mossoró a dona de casa conseguiu chegar ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) onde o bebê foi atendido.
"Ela chegou ao hospital muito mal. Diante da situação da criança, o motorista se deslocou de Governador para Mossoró em apenas 16 minutos, mas foi tarde. A médica me falou que a situação era muito grave e às 8h20 recebi a notícia de que meu filho havia morrido", conclui a dona-de-casa.
Segundo o atestado de óbito emitido pelo Tarcísio Maia, o recém-nascido faleceu por insuficiência respiratória.
Diante da suposta negligência da Central de Ambulância, o sentimento de Mik Robson, pai da criança, é de revolta.
"Perdi um filho por descaso. A situação é pra endoidar qualquer um. Meu filho morreu e eles não fizeram nada. Meu filho morreu à mingua. Não prestaram socorro mesmo com uma ambulância parada", conclui.
O coordenador da Central de Ambulâncias da cidade de Governador Dix-sept Rosado foi procurado pela reportagem, mas no momento não encontrava-se em seu ambiente de trabalho.
![]() [ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Adonias Melo rejeita apoio de vereadores do PMDB, PP e PT e declara apoio a filho de Adail Vale
O vereador Adonias Melo (PP) rejeitou o apoio dos vereadores do PMDB, PP e PT para disputar a presidência da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado, e declarou apoio ao vereador Anaximandro Vale, filho do prefeito Adail Vale.
Os vereadores João de Freitas Neto (Neto da Pedra), Sanimarcos Firmino, do PMDB, José Bonifácio, do PP, e Raimundo Avelino da Costa (Sula do PT) anunciaram a Adonias que votariam nele para presidente da Câmara, na eleição do dia 19 deste mês.
Adonias, que tornara público, em declaração a um jornal de Mossoró, o desejo de ser candidato ao posto recusou os votos dos colegas.
Segundo observadores da cena política dix-septiense, só os vereadores da oposição levaram a sério a “candidatura” de Adonias. Isso porque há quase dois anos o vereador vinha conversando com Adail e Anaximandro, apesar de ter prometido seu voto a Neto da Pedra, primo e correligionário.
Conforme o mesmo ponto de vista, a “candidatura” de Adonias não passou de um blefe. Ele próprio nunca levou o assunto a sério. Deixou de ser presidente da Câmara por dois anos, por livre vontade.
Adonias abriu mão de valores como a afinidade com a presidente do PMDB, Lanice Ferreira, e a lealdade ao grupo que integrava e no qual se elegeu, no ano 2000, para o primeiro mandato. Com a contribuição de Lanice que, sendo candidata à época, a vice-prefeita, abriu espaço para ele, na zona rural, pavimentando o caminho para o legislativo.
Agora se alia ao grupo de Adail Vale que, ao lado do ex-prefeito Francisco Carlos e do ex-vereador José Carlos cassou o mandato de Lanice e do vice-prefeito Júnior Afonso, em 2005. E ainda está tentando cassar o mandato dos vereadores do PMDB e do PP, inclusive do próprio Adonias.
Com o voto de Adonias, Anaximandro deverá ser o presidente da Câmara no biênio 2007-2008. É o pai (Adail) no Poder Executivo e o filho (Anaximandro) no Legislativo. ![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Missionários constroem creche e escola no Paraguai
![]()
Os missionários Edson Turiano e Bernadete Batista Turiano construíram prédio onde funcionará uma creche e uma escola, no Paraguai.
Radicados há vários anos naquele país, realizando trabalho de evangelização, o casal missionário se volta também para a educação e a assistência social. O objetivo é atender crianças carentes de cidades paraguaias.
Bernadete e Edson têm origem
Quem quiser contribuir com a obra pode depositar sua oferta na conta 0075841-8, agência 3187, do Bradesco, em Foz do Iguaçu (SC).![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário