20/04/2007 |
Trote marca recepção aos novos alunos da Uern
Feras do curso de Química recebidos em clima de descontração pelos colegas
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Decom lança Eco Jornal na Semana da Integração
Estudantes de Jornalismo da Uern
A professora Márcia Pinto, da disciplina de Jornalismo Impresso, fez ontem o lançamento do Jornal Laboratório do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
O informativo foi produzido pelos alunos do 5º período da habilitação em Jornalismo e terá periodicidade semestral. Com o nome de Eco Jornal, a publicação, adota linha temática e enfoca os problemas do trânsito em Mossoró.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Departamento de Comunicação encerra, nesta sexta-feira, Semana da Integração
Professores Gérson Martins, Jefferson Garrido e Fabiano Morais
O professor Moacir Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ministra palestra, nesta sexta-feira, às 8 horas, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), da Universidade do Estado do RN (Uern), na Semana da Integração do Curso de Comunicação Social.
Doutor em radialismo, Moacir Barbosa vai falar da regulamentação da profissão de radialista e da importância do veículo no contexto da mídia atual, segundo informa o diretor do Departamento de Comunicação da Uern, professor Jefferson Garrido.
Ontem, o professor Gérson Martins, também da UFRN, foi o palestrante. Ele enfocou aspectos como a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, regulamentação dos estágios e a luta pela criação do Conselho Federal da categoria.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
18/04/2007 |
Narrador Julimar Rodrigues, da Rádio Difusora, ingressa no curso de Comunicação Social
O narrador Julimar Rodrigues, da Rádio Difusora, é mais um dos profissionais da mídia de Mossoró que ingressa no curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Graduado em letras, também pela Uern, Julimar passou no vestibular para a habilitação em Radialismo, turma do segundo semestre 2007.
Entre os profissionais que cursam Comunicação Social estão: Julierme Torres, Izaíra Thalita, Cezar Alves e William Robson (Jornal de Fato), Neto Queiroz (Correio da Tarde), Pedro Carlos (O Mossoroense), Zenóbio Oliveira (InterTV Cabugi), Carlos Adams e Eduardo Collin (FM 95), Christian Sidarta (Rádio Rural) e Rosano Azevedo (Modus Propaganda).
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Decom lança jornal laboratório na Semana da Integração
O Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lança, nesta quinta-feira, às 7:30 horas, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) o Eco Jornal, editado pelos alunos da habilitação em Jornalismo, do quinto período (segundo semestre de 2006).
A produção do jornal laboratório é resultado das atividades práticas da disciplina Jornalismo Impresso, ministrada pela professora Márcia de Oliveira Pinto. O informativo enfoca, em oito páginas, a questão do trânsito em Mossoró.
Leilane Andrade, Amanda Melo, Adriana Morais, Ana Karla Farias, Reuwer Dantas, Fábio Vale, Patrícia Paz, Pedro Rebouças e Fábio Faustino trabalharam na edição do Eco Jornal, sob a orientação dos professores Tobias Queiroz e Márcia Pinto. ![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Siga com Zenóbio Oliveira nos versos de Minha vida de estudante
Comecei estudar aos cinco anos,/Procurando construir o meu futuro,/Não pensei que poderia ser tão duro,/E que viessem tamanhos desenganos,/Mesmo assim, eu tinha em meus planos,/Transformar minha lágrima num sorriso,/E pra fazer do meu inferno um paraíso,/Eu teria que transpor qualquer barreira,/Mas, estudando assim dessa maneira,/Vou acabar perdendo meu juízo.
Numa pequena escola isolada,/Matriculei-me, então, para aprender,/Consoantes, vogais, o á-bê-cê,/E as quatro operações da tabuada,/E com a lição devidamente assimilada,/Fui mandado para o primeiro ano,/Eu me sentia um rei, um soberano,/Achando-me um estudante de primeira,/Mas, estudando assim, dessa maneira,/Vou estourar o tecido craniano.
Com os três primeiros anos terminados,/Fui estudar o quarto na cidade,/E eu vibrava com a felicidade,/De alguns sonhos meus realizados,/E objetivos maiores planejados,/Quando entrei para o ginasial,/Fechei o ciclo do primeiro grau,/E a alegria tomou conta de mim,/Mas, sei que estudando tanto assim,/Vou estrompar a máquina cerebral.
Pra cursar o ensino secundário,/Transferi-me, então, pra Mossoró,/Era um tempo ruim de fazer dó,/O dinheiro da gente era precário,/Mas, o filho de um homem proletário,/Acostumado à lida desumana,/Tava estudando com filho de bacana,/E botando muito nego no chinelo,/Mas, estudando assim, eu desmantelo,/A engrenagem da caixa craniana.
Fiquei dois anos na terra de Luzia,/Depois voltei para governador,/O projeto de um bom vereador,/Botou segundo grau na freguesia,/Mas, a luta ainda prosseguia,/Mesmo tendo passado o mais difícil,/E com afinco, vontade e sacrifício,/Fui vencendo as barreiras pouco a pouco,/Mas, estudando assim, eu fico louco,/E acabo amarrado num hospício.
Confesso que vivi horas de tédio,/Imaginando como a vida é cruel,/Mas, sabia que o lápis e o papel,/Seria para mim único remédio,/Conclui, enfim, o nível médio,/E fui para o vestibular com tudo,/Fui correr atrás do meu canudo,/Pois é com um diploma que se medra,/Mas, sei que vou ficar doido de pedra,/Estudando assim, como eu estudo.
Foi então que ingressei na faculdade,/A Educação Física era meu curso,/Muito mais pela falta de recurso,/Do que por vocação ou afinidade,/Porque o que eu queria na verdade,/Era ser engenheiro ou jornalista,/Um homem do direito, um bom jurista,/Ou um advogado de carreira,/Mas, estudando assim, dessa maneira,/Vou acabar no divã de um analista.
Estudos sociais, geografia,/Ciências, matemática, português,/Religião, desenho, arte, inglês,/Química, física, comércio, biologia,/Estudando essas coisas todo dia,/Um ser humano não pode ser tranqüilo,/E o destino final será um asilo,/Ou no pior dos males, um divã,/Ou tomar, pra sempre, Diasepan,/Num quartinho qualquer do São Camilo.
Só peço a Deus que eu não padeça,/De nenhuma espécie de loucura,/E que alcance ao fim dessa procura,/Somente a posição que eu mereça,/E pra não ser um louco da cabeça,/De qualquer riqueza eu abdico,/Desta vida é melhor levar um tico,/Desde que mentalmente seja estável,/É melhor ser pobre e ser saudável,/Que ter dinheiro e ser um doido rico.![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Professores da Uern aprovam indicativo de greve
Em assembléia realizada às 10 horas de hoje, na sede da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), professores aprovaram indicativo de greve para o dia 9 de maio.
A categoria iniciou mobilização para pressionar o governo do Estado a atender reivindicações de melhorias salariais e de condições de trabalho.
A principal insatisfação dos professores diz respeito ao não cumprimento do acordo firmado pelo governo ainda no primeiro semestre de 2004.
À época os professores pediram a implementação do plano de cargos, carreiras e salários e reajuste de 15 por cento, que se referiam a perdas salariais.
Segundo o presidente da Aduern, professor Zacarias Marinho, se governo não atender às reivindicações, não haverá outra saída: os educadores vão paralisar as atividades na instituição por tempo indeterminado.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Ufersa implanta novos cursos
Por Amanda Melo e Rogério Rodrigues
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vem implantando novos cursos de graduação com a finalidade de oferecer novas opções e desenvolver novas formas de conhecimento. Desde dezembro de 2006 estuda a criação dos cursos de Engenharia de Energia e Engenharia Mecânica.
Os professores adjuntos do Departamento de Ciências Ambientais, Idalmir de Souza Queiroz Júnior e José de Arimatéia de Matos, participaram da comissão responsável pela criação do curso de Engenharia de Energia e declararam a importância da implantação deste para a instituição e também para a sociedade em geral.
O ponto de maior relevância do curso é o desenvolvimento de diversos tipos de energias alternativas, que além de serem menos poluentes são mais fáceis de controlar. A Ufersa será a primeira universidade federal a implantar um curso de engenharia de energia no Brasil, já que o curso existe em outras universidades (Uergs, PUC de Minas Gerais), mas nenhuma delas é federal.
Em relação curso de Engenharia Mecânica, o que impulsionou a sua criação foi a solicitação de empresas de grande importância no cenário regional e nacional. A Petrobrás, a Simorsal (Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do Estado do Rio Grande do Norte) e a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Mossoró) através de documentos enviados ao reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, foram as empresas responsáveis pela solicitação.
No caso da Petrobrás, além de requerer a criação do curso para a formação de engenheiros mecânicos que possam se vincular ao seu quadro de funcionários, houve a sugestão da criação de uma estrutura de treinamento para os profissionais que já atuam na área.
O reitor Josivan Barbosa está empenhado junto ao Ministério da Educação e Cultura para realizar com urgência um concurso para a contratação de novos professores para suprir as necessidades dos novos cursos. É provável que no próximo processo seletivo a UFERSA já inclua os dois cursos como opções para os alunos que irão prestar vestibular. ![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Deu no jornal O Mossoroense
Ministério Público proíbe realização de shows pela prefeitura de Governador Dix-sept Rosado
DIX-SEPT ROSADO - O promotor de justiça José Hercy Ponte de Alencar ajuizou no início deste mês uma Ação Civil Pública (ACP) contra o município de Governador Dix-sept Rosado por não oferecer as condições mínimas para o funcionamento do Conselho Tutelar da cidade.
Segundo material expedido pelo MP, enquanto a prefeitura realiza gastos na ordem de R$ 200 mil para contratar bandas de forró nos períodos festivos, a estrutura operacional do principal instrumento de defesa dos direitos das crianças e adolescentes está seriamente comprometida.
Diante desta realidade, o promotor de justiça destaca na ACP que o município fica proibido de realizar gastos para realização de shows através da contratação de quaisquer bandas ou atrações artísticas até que a situação do Conselho Tutelar seja resolvida em definitivo.
Pelo descumprimento está prevista uma multa diária no valor de R$ 100 mil a ser revertida para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Entre os problemas citados pelo Ministério Público encontram-se a falta de material de expediente à necessidade urgente de reformas no prédio.
Além disso, há uma carência de agentes administrativos, oficiais para entrega de notificações, transporte para atender casos de urgência e déficit de equipamentos como computadores e mobília.
Sendo obrigação legal do Poder Executivo municipal dar o suporte aos conselhos tutelares, o Ministério Público requer, em seu pedido de liminar: que seja destinado, em dez dias, um veículo com motorista nos dois turnos e que se disponibilize todo o material de expediente e equipamentos necessários; e que estejam trabalhando junto ao Conselho Tutelar profissionais habilitados como um psicólogo, um pedagogo e um assistente social, num prazo de 60 dias.![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
16/04/2007 |
Professor Gérson Martins, da UFRN, ministrará palestra para alunos de Comunicação Social
![]()
O professor e jornalista Gérson Martins vai ministrar palestra, na próxima quinta-feira, pela manhã, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Ele participa da Semana de Integração dos alunos e professores do Curso de Comunicação Social, que começou hoje pela manhã.
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Gérson Martins tratará, entre outros assuntos, da regulamentação dos estágios para estudantes de Comunicação Social e da luta dos jornalistas para fazer valer a exigência do diploma para o exercício da profissão. Tratará, também, do movimento da categoria, em todo o país, em favor da criação do Conselho Federal de Jornalistas.
Gerson (www.gersonmartins.jor.br) é presidente do Fórum Nacional de Jornalistas e vem estreitar laços entre a UFRN e a Uern, notadamente entre os cursos de Comunicação Social, habilitações em Jornalismo, Radialismo e Propaganda e Publicidade, das duas instituições de ensino superior.![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Hugo Oliveira se diz, em soneto primoroso, ser uma Folha ao Vento. Leia e veja que, qualquer folha, sob a sua pena de ouro, agrega valor inestimável.
![]()
Sou do rascunho a folha destacada,
Que não registra fatos ou história,
Que vagueia sem graça e sem memória
Numa rua de todo esburacada.
Um papel cuja face deslustrada,
Reproduz fielmente a rés notória,
Uma lauda a perder-se pela escória
Dissipada na senda malfadada.
Um rabisco, menor, desventuroso,
Expresso em pergaminho desditoso,
Escondido num antro de indecência.
A estragar-se no sol forte e ardoroso,
Em meio a um torvelinho furioso
Sem guardar uma só reminiscência.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
15/04/2007 |
Aulas na Uern começam nesta segunda-feira
A universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) abre, nesta segunda-feira, o período letivo
Desde 2004, as aulas dos cursos da Uern vêm acontecendo em tempo desencontrado, em função de uma greve deflagrada naquele ano. Em conseqüência, o segundo semestre 2006 foi encerrado somente em março deste ano.
Na próxima quarta-feira, a Associação dos Docentes da Uern (Aduern) vai promover uma assembléia para discutir a possibilidade de uma nova greve.
Os professores estão insatisfeitos com as perdas salariais e o não-cumprimento, por parte do governo do Estado, da promessa de implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Convenção Geral da Assembléia de Deus começa nesta segunda-feira,
Será no Palácio das Convenções, no Anhembi,
O pastor Martim Alves da Silva, presidente da Assembléia de Deus em Mossoró, acompanhado de sua esposa Fátima de Araújo Silva, viaja hoje com um grupo local. Integram a caravana mossoroense, o vice-presidente da AD em Mossoró, pastor Diomedes Jácome, além dos pastores Francisco Vicente de Oliveira e Rilton Martins Peixoto.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Reflita na leitura da palavra de Deus, lendo o livro de Isaías, capítulo 41, versículos
Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo, tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão.
Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti.
Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Congregação da Assembléia de Deus no Bairro Planalto Treze de Maio realizará Seminário de Evangelização
A congregação da Assembléia de Deus do Bairro Planalto Treze de Maio realizará, nos dias 19 e 20 de junho, o Seminário de Evangelismo Pessoal e Discipulado (Seped).
Segundo informa o dirigente daquela congregação, presbítero Raimundo Nonato Medeiros, o evangelista Alrimar Eufrásio de Carvalho, de Parnamirim, será o conferencista no Seped.
O evento constará de palestras, canto de hinos sacros e caminhada pelas ruas do Planalto Treze de Maio, com a distribuição panfletos contendo a mensagem da palavra de Deus.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Leia o que o jornalista Mário Gerson escreveu no jornal Gazeta do Oeste, edição do domingo, 15 de abril
Curso de Comunicação Social lançará primeiro jornal laboratório; tema escolhido foi o trânsito de Mossoró
2.000 exemplares de um primeiro jornal laboratório, que pretende, todo semestre, está nas ruas, de forma gratuita. É assim a proposta do Jornal Laboratório do Curso de Comunicação Social da Uern. "Esse é o nosso primeiro jornal laboratório. Todo semestre faremos o nosso jornal.
Ele foi viabilizado após contato com o pró-reitor Severino Neto, da Proad, este primeiro número chegará às mãos dos universitários e da sociedade em geral", comenta a professora do Curso de Comunicação Social da Uern, Márcia Pinto, responsável pela disciplina em que os alunos formulam um jornal laboratório.
Para ela, "a experiência foi gratificante, especialmente pelo desempenho da turma". "Eles tiveram algumas dificuldades em definir o tema. Os erros que chegaram até mim, nas matérias, foram normais e esperados, por isso me surpreendi. Talvez tenha tido sorte por ter trabalhado com uma turma empenhada de verdade. Eles estavam felizes de poderem, enfim, ir à procura das notícias, ir à rua, como diziam. De início, não souberam como ir à procura da informação que desejavam... a internet faz isso, acomoda e isso é péssimo. Mas eles foram orientados e buscaram pessoas, personagens. Nossa intenção era mesmo focar a cidade. Outra coisa importante é que definimos uma equipe de modo a dar a todos eles responsabilidades, como em uma redação. Quando eu detectava algum problema, perguntava antes ao chefe de reportagem e, depois, à editora, o que eles achavam. Caso eles não percebessem, induzia, questionando, levando-os a refletir e, assim, eles próprios, compreendiam o erro e buscavam corrigir", esclarece a professora.
A liberdade dada aos alunos possibilitou a produção de 8 páginas dedicadas ao tema do trânsito em Mossoró (carona para alunos da Uern, moto-táxi, carroças nas ruas, crise no transporte coletivo, dentre outros assuntos) e, na visão de um deles, Pedro Rebouças, foi uma forma de analisar a questão do trânsito com outros olhos. "Eu acredito que a liberdade que nos foi dada, para falarmos sobre o tema, de forma ampla, seria diferente caso fosse em algum outro jornal que, por várias questões, tem "rabo preso", critica. "E eu acrescentaria que a experiência foi gratificante, porque sentimos a responsabilidade e ao mesmo tempo vivemos o clima de redação", comenta Pedro que está, agora, no 6° período de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
TEMA - Com o tema proposto pela professora Márcia Pinto, os alunos aceitaram e foram à procura da notícia, num primeiro contato com a vida jornalística. "Dei o tema e eles definiram a pauta e fomos aparando as arestas. Houve matéria que não entrou, não coube, então fizemos uma escala de prioridades", revela. "O jornal laboratório do Curso de Comunicação Social é uma ferramenta indispensável, faz parte da ementa da disciplina que ministrei semestre passado: Jornal laboratório.
Redação de matérias em geral para os veículos de comunicação. Planejamento e produção de veículos jornalísticos impressos: boletins, newsletters, jornais e revistas", conta.
Segundo ela, "a questão do transporte e do trânsito de Mossoró" a inquieta. "Não compreendo como uma cidade como Mossoró tem um sistema de transporte tão amador. Se a compararmos com outras cidades do mesmo tamanho, a diferença é absurda! Não compreendo como a Uern pode ficar à mercê de um horário de ônibus pré-definido".
JORNALISMO - Para Márcia Pinto se o trânsito é amador, a imprensa, que se formou com "não diplomados" não é diferente. "Não tiro o mérito dessas pessoas que fizeram uma história, entretanto a formação acadêmica possibilita uma leitura e reflexão que vai muito além da técnica", analisa. Ela comenta que um dos fatores que colaboram para o desempenho de um mau jornalismo, além da falta da formação acadêmica é a questão da remuneração e das pautas. "Se eu recebo 5 pautas em uma redação por dia, como produzir boas matérias? É humanamente inviável. Mas se tenho tempo para produzir, naturalmente vou produzir melhor. A questão é que as redações se aproveitam dos estagiários. Isso não é legal, é injusto. Estagiário é legítimo. Mas deve trabalhar como tal. Diferente do profissional. O problema é que as redações em geral pegam o estagiário e o explora, dão a ele a mesma quantidade de pauta do profissional. Quem perde? As redações. Uma redação só com estagiário é um amadorismo", critica.
Para a professora, "O Departamento de Comunicação (DECOM) é uma criança e está caminhando bem. E por falar na imprensa de Mossoró, é importante destacar que em agosto estará se formando a primeira turma de Comunicadores Sociais da Uern", finaliza.
O lançamento do Jornal Laboratório Eco acontecerá quinta-feira, no Departamento de Comunicação Social (DECOM), às 8h.
Expediente
Jornal Eco
Distribuição gratuita
Editora: Leilane Andrade
Chefe de reportagem: Paulo Martins
Produção: Ana Karla Farias e Reuwer Dantas.
Projeto gráfico: Pedro Rebouças
Reportagens: Adriana Morais, Amanda Melo, Fábio Faustino,
Fábio Vale, Patrícia Paz, Paulo Martins, Reuwer Dantas
Orientação/professores: Márcia Pinto e Tobias Queiroz
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário