quarta-feira, 15 de novembro de 2017



Jornal TCM tem boa repercussão em Mossoró


O jornalista Neto Queiroz recebeu muitos cumprimentos pela repercussão da primeira semana do Jornal TCM, que estreou na segunda-feira, às 18:30 horas, no canal 10 da TV Cabo Mossoró.
O noticioso tem a produção de uma equipe composta por 30 profissionais, e o próprio Neto Queiroz como âncora.


 Escrito por Paulo Martins às 07h44
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Imec muda local de provas do concurso de Dix-sept Rosado
O Instituto de Apoio a Ações Mercadológicas, Educacionais, Empresariais e Econômicas (Imec) anuncia que as provas do concurso público promovido pela Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado vão ser realizadas em Mossoró.
Segundo o informativo do site do Imec (www.imecbr.com.br), os candidatos farão as provas na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), localizada na Avenida Francisco Mota, Bairro Presidente Costa e Silva.
Antes, o Imec havia divulgado que as provas seriam aplicadas em Dix-sept Rosado.


 Escrito por Paulo Martins às 07h21
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



De apelidos
Hugo Oliveira vem acrescentar codinomes à lista de Zenóbio. Confira.

Paulo, além dos apelidos constantes do poema, existem outros, tais como:
Antôin do Touro, Alvorada, Bacheirim, Badé, Baderaldo, Badu, Banda, Bia, Bié, Bingo, Biraca, Boi de Osso, Bozocó, Bodeiro, Bodim, Boléu, Buluca, Burrego, Cabaré, Celado, Chapolim, Cipa, Coceira, Cocorote, Correia Preta, Cofite, Coleza, Frango D'água, Gachelo, João da Lenha, Manbirra, Mané Bocão, Mané Gasolina, Muleque, Paredinha, Paulo Quixabeira, Picnosa, Quelé, Quilé, Raio, Sonrisal, Tatu, Tamanduá, Teita, Tiôca, Tutu, Véi, Vovô, Zé Buraco e Zé do Bode. 

 Escrito por Paulo Martins às 16h47
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



PMDB e PT continuam adversários, no RN, ressalta Fernando Mineiro
O deputado Fernando Mineiro disse, em entrevista ao programa Observador Político, que não há aproximação eleitoral, no Estado, entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Mineiro deixou claro que a aliança entre PMDB e PT acontece em nível nacional, mas, no Rio Grande do Norte, os petistas continuam ligados à governadora Wilma de Faria, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
A imprensa especula, nos últimos dias, sobre uma aproximação dos peemedebistas com o PT, com o objetivo de apoiar uma eventual candidatura da deputado federal Fátima Bezerra à Prefeitura de Natal, em 2008.
O programa Observador Político é veiculado, das 12 às 13 horas, simultaneamente, pela Rádio FM Resistência e a TV Mossoró, canal 7.


 Escrito por Paulo Martins às 12h52
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



O blog publica o conto O DESCANSO DE GODOFREDO, de autoria do advogado Hugo Oliveira, primo de Zenóbio.

      Sobre a velha e surrada esteira de palha, em que costumava deitar-se após o almoço, Godofredo, exausto, descansava. De aparência um tanto frágil seu corpo já não tinha a posição ereta de outras eras, pelo que se apresentava deveras flexionado. O lugar, um piso de chão duro e irregularmente malhado, não sugeria ser dos mais confortáveis. Porém, ante a escassez de ar (nesse horário só se viam redemoinhos) que se abatia no verão, impossível vislumbrar em casa outro igual. 
Era duro viver em clima tão austero. Mesmo porque o corpo tendia a perder água e tornava-se vulnerável à disenteria.  Apesar de tudo - até mesmo do ceticismo que cultivava em determinados momentos - Godofredo era feliz e raramente se queixava do mormaço que diariamente o atormentava. Pior seria, pensava, se não houvesse o rio a correr o ano inteiro e sua casa não contasse na frente com dois tamarineiros gigantes, a protegê-la da tardes quentes, então realmente seria um caos...
Um caos como o que haveria de em pouco tempo se estabelecer no beco, entre o rebanho, no qual bois e vacas iriam disputar, às chifradas, os primeiros lugares no bebedouro. Isso era o que ele podia conjeturar, imaginando o movimento do gado, ao ouvir o prélio e os chocalhos que tocavam freneticamente. 
Só que enquanto se prendia a esses detalhes, esquecia de olhar o tempo que já lhe parecia ligeiramente avançado. Engano! Pela porta da cozinha onde estava, pôde vislumbrar sem sobressaltos que o sol elevara intensamente a temperatura, fazendo assim tremer o ar que parecia flutuar sobre chamas. Era sinal de que a tarde estava apenas começando, até porque o Nordeste nem começara a soprar.
Decidiu prolongar o descanso que alguma ou outra ousada mosca insistia em interromper. Nem sempre resoluto, parecia convencido de que seu corpo ressentia-se de repouso e não valia, por uma única tarde, alquebrá-lo ainda mais. Entretanto, ao mesmo tempo em que desejava por em prática essa sua nova atitude, não sabia como satisfazer tal necessidade, porquanto nunca se acostumara à idéia de ficar deitado por muito tempo. Sabia que precisava dormir, mas como conseguir uma madorna em meio a tantos problemas carentes de resolução? Certamente se tentasse nem conseguiria! Era esterco para bater, vazante para preparar, cabritos para assinar, então como fugir dessas responsabilidades se não contava com ninguém para substituir-lhe? O ideal seria mesmo resolvê-los de alguma forma. Ponderou sobre a mais viável, já pensando em levantar-se. Mas hesitou. Como tivesse sono adormeceu.
A esteira era pequena, de modo que comportava somente o tronco e parte das pernas de Godofredo. Nada mal, no entanto, para quem tinha o hábito de deitar-se com a sola dos pés virada para cima, os cotovelos fincados no chão e as mãos entrelaçadas pelos dedos enrijecidos, postura que não só sugeria a pretensão de abreviar o descanso, mas também de manter inerte o inseparável cigarro que ficava o tempo todo acomodado atrás da orelha.
Para quem não o conhecia, é provável que o vendo mergulhado no sono naquela posição, até pudesse imaginar que Godofredo era um dorminhoco contumaz, desses que sonham caminhando, e só conseguem acordar depois de terem passado por enorme constrangimento. Afinal de contas, para quem carregava nas veias o sangue do sonambulismo, é claro que a madorna empreendida naquelas condições poderia levar alguém a pensar que ele era igual àquele outro homem, sobre o qual se diz que andava dormindo, e que em algumas ocasiões, quando teve de empreender viagem, somente depois de muito andar é que conseguia descobrir que esquecera de vestir as calças. Brincadeiras à parte, a verdade é que em nada se pareciam um com outro, nem mesmo no plano existencial, visto que enquanto o primeiro conseguiu ultrapassar a casa dos oitenta, o segundo, como se afirma, não chegou sequer à dos sessenta.
 A cozinha ia se enchendo de gente, de maneira a expulsar o silêncio que reinava no seu interior. Uma vez de pé, Godofredo já não sabia ao certo por qual daqueles problemas deveria começar, quando então pediu à mulher o obséquio de ferver um café.
O sol continuava quente e uma calmaria de sepulcro tornava abrasador aquele lugar. Paciente, esperou sem sucesso pelo vento que havia horas não dava o ar da graça, pois nem mesmo os assobios de costume o fizeram chegar naquele momento. Foi então que tomado pela fadiga, acentuada em razão da ingestão de largos e sonoros goles de café que Godofredo de novo adormeceu, para então repousar eternamente. 


 Escrito por Paulo Martins às 13h13
(1) Apenas 1 comentário  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Circuito de Exposições Agropecuárias será aberto sexta-feira



Começará em São Paulo do Potengi, na próxima sexta-feira, a XI Exposição de Caprinos e Ovinos do Potengi e do Torneio Leiteiro e Feirão do Pronaf. A secretária da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Larissa Rosado, fará a abertura do evento, ao lado da governadora Wilma de Faria, dentro do calendário oficial de 2007 do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias.
O governo do Estado promove, anualmente, 35 eventos cujo objetivo é contribuir para o melhoramento genético dos rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos. A previsão dos organizadores é que a exposição movimente em torno de R$ 150 milhões. O Estado vai investir cerca de R$ 1,7 milhão.


 Escrito por Paulo Martins às 12h56
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Veja a lista de apelidos, de conterrâneos de Governador Dix-sept Rosado, que Zenóbio Oliveira transformou em versos.

No meu lugar tem apelido pra chuchu,/Pé de urso, Foléu, Zé Pra Que Veio,
Bucobuco, Xoxó e José Feio,/Chico Velho, LQT e Gabiru,/Trisca, Primo, Pissica, Capuxu,/Galo branco, Zanôi, Peba, Capão,/Carapina, Veloz e Chico Pão,
Buá, Buzi, Cigano, Passarim,/Mané Grande, Bringel, Almir Cebim,/
Cassói, Indê, Totó, Bia e Pilão.

Tôin Caminhão, Cabeça, Caritó,/Biba, Come Longe, Zé Buraco,/Gato, Lalau, Tatá, Cassaco,/Luiz Brejeiro, Machado, Mossoró,/Gulum, Priquitinho de Vovó,/Calu, Pelado, Dé e Zé Bundinha,/Carão, O Aleijado de Bobinha,/Chico Brabo, Selado, Véi, Tambor,/Cheque, Batué, Diá, Vovô,/Melado, Zé Gamela e Pinininha.

Paturi, gororoba, Antôin Cotó,/Arame, Bengobengo, Caolhim,/Brizola, Foinhoinhõ, Caôi, Lecrim,/Puti, Baié e O Doido de Coló,/Rolinha, Pacau, Mané Mocó,/Valmir Quininha, Badu, Xacom, Topinho,/Ziziu, Do Amor, Gelé, Cravinho,/Moleque, Tilouro, Pirroleta,/Zuza, Severino Boca Preta,/Bacatela, Zé Côco e Fantiquinho.

Maribone, Maceió, Chico Boré,/Neto Bobeira, Bié, Dió, Correia,/Zé de Panta,/Fussura, Lou, Baleia,/João da Porca, Batera e Marcha Ré,/Cearense, Carpê, Russo, Gegé,/Galo Cego, Tidoca, Bil, Tuzim,/Gafanhoto, Rucana, Bó, Grilim,/Cuca, Toinh Bolota e Pato Rouco,/Raimundo Cachorro, Chico Brôco,/Macaco, Maloqueiro e Bacurim.

João Birrada, Gueguel, Bena, Nozim,/Zôba, Tota, Sula, Carestia,/Lunga, Ganso, Pechico, Milacria,/Gilson Batata, Nêgo e guaxinim,/Chico Cangalha, Cabeção, Pomba, Fiim,/João Cueca, Pé de Boi e Gavetinha,/Prefeito, Cheiroso e Cabecinha,
Catemba, Siricóia, Camelô,/Basto, Babá, Bebé, Bobô,/Baile, Chora, Mazola e Zé Galinha.

Chico Jurema, Juju, Relaxidão,/Barruada, Canapum, Pinto, Chapéu,/Didico, Coveiro, Van, Berel,/Bigode, Bronha e Queixo de Sabão,/Tamborete de Forró e Pajetão,/Simão Tubiba, Coleza, Liu, Chinim,/Antoin Bronze, Zé de Preto, Bel,/Gordim,/Infunque, Tatu, China, Poioca,/Maria Home, Moré, Pitoco e Roca,/Branco, Pé de Quenga e Pneuzim.

Muita gente quando escuta o apelido,/Sai do controle, endoida, briga, apela,
Joga pedra, fala mal, se descabela,/Muitas vezes até perde o sentido,/Jura que vai matar o atrevido,/Que acredita: agrediu-lhe moralmente,/Mas pra mim isso é indiferente,/Até porque eu tenho mais de um,/Pebinha, Negão, Nonon, Bobum,/E atendo a qualquer um, tranquilamente.

 Escrito por Paulo Martins às 09h45
(3) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará vai se apresentar em Recife

 

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, de Mossoró, vai apresentar, no próximo sábado, em Recife (PE) o espetáculo de rua “O Inspetor Geraldo”. No domingo, encenará, no Teatro de Santa Isabel, no centro da capital pernambucana, “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró”.
Segundo a coordenação do Pessoal do Tarará, será a primeira vez que o grupo se apresentará em terras pernambucanas. O Teatro de Santa Isabel é tido como um dos teatros mais bonitos e importantes do País.
A Prefeitura de Municipal de Mossoró e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) apóiam o Pessoal do Tarará.


 Escrito por Paulo Martins às 08h32
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Publicamos texto encaminhado pelo webleitor Sandro Moretti

SÃO PAULO - A Biblioteca Francesa Nacional colocou no ar um protótipo de sua biblioteca digital, a Europeana.
Atualmente com 12 mil títulos digitalizados, a Europeana tem a meta de chegar a 6 bilhões de documentos, entre livros, vídeos e fotografias até 2010, com acesso livre. De acordo com a direção da biblioteca, o objetivo é funcionar como uma alternativa ao segmento de ferramentas de busca, dominado pelos Estados Unidos.
A Europeana surgiu após o governo francês se irritar com o fato de grandes empresas americanas, como Google e Yahoo!, dominarem as buscas de conteúdo do país. Ela terá suporte de outras 23 bibliotecas públicas na Hungria, Itália, Alemanha, Polônia e Espanha.
A European Library, projeto semelhante sob a iniciativa da União Européia, também está em andamento, mas ainda sem data para entrar no ar. Ela terá os mesmos moldes da versão francesa, mas com o texto em inglês.


 Escrito por Paulo Martins às 08h18
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Continuam as matrículas para o primeiro semestre-2007, na Uern
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) matricula, de hoje até quinta-feira, os alunos irregulares para o primeiro semestre-2007.
Na sexta-feira, serão matriculados os alunos especiais (aqueles já graduados), que pagarão disciplinas isoladas.  
Ontem, a Uern fez a matricularam dos alunos regulares.


 Escrito por Paulo Martins às 08h14
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



DIX-SEPT ROSADO
População aguarda início da restauração da Escola Manoel Joaquim
Alunos, professores e servidores da Escola Manoel Joaquim, de Governador Dix-sept Rosado, esperam que sejam iniciadas as obras de restauração da estrutura física daquele estabelecimento de ensino. Há um ano a escola está fechada, em prejuízo principalmente para os alunos.
Atualmente, as aulas da Escola Manoel Joaquim, ensino fundamental e médio, são ministradas no Centro de Formação Profissional São José, de propriedade da Paróquia de São Sebastião.
Para se ter uma idéia dos transtornos causados, no ano passado, mais de 800 alunos assistiram aulas em local improvisado. Além disso, a escola deixou de receber em torno de 200 novos alunos e, muitos deles, foram obrigados a estudar em Mossoró, aumentando as despesas para seus pais, sobretudo com deslocamentos.
A direção da escola – eleita pelo voto direto – não teve condições de implementar novas práticas didático-pedagógicas devido à precariedade do espaço físico em que trabalha.
Há outro aspecto merecedor de análise. Ao invés de a população estar clamando pela restauração da Escola Manoel Joaquim, a luta deveria ser pela construção de pelo menos 6 salas, considerando o crescimento anual do número de alunos. Ou seja: em vez de concentrar energia para o avanço necessário na qualidade do ensino, a batalha é para evitar o retrocesso.
O governo precisa investir na instalação de um laboratório, de uma biblioteca e de equipamentos multimídia como vídeo, computadores e Internet. E contratar servidores para as áreas administrativas, além de mais professores.
Mas, no momento, é urgente que pelo menos se restaure as instalações da única escola de ensino médio do município.
Enfim, uma pergunta: a quem interessa que a Escola Manoel Joaquim permaneça tanto tempo nessa situação?

 Escrito por Paulo Martins às 07h57
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário