18/04/2009 |
Publicamos artigo do professor José Romero Araújo Cardoso
Dix-sept Rosado: Ninguém amou mais São Sebastião do que ele
Tenho que buscar no fundo da memória, nas mais profundas recordações, o que Severino Cruz Cardoso e Jerônimo Vingt-un Rosado Maia me contavam sobre Dix-sept Rosado e a convivência deste no antigo distrito de São Sebastião.
Empresário da exploração de gipsita, seguindo os passos do genitor Jerônimo Rosado, Dix-sept se identificava plenamente com o modus vivendi dos trabalhadores da pedreira, bem como com a própria vida social do antigo distrito mossoroense. Varava noites ouvindo a música-símbolo adotada pelo povo das Vossorocas da Espadilha, intitulada “Juazeiro”, composição de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, sempre atento às conversas interessantes nas inúmeras rodas de amigos que frequentemente eram formadas quando das interrupções das atividades pertinentes às atividades da exploração de gipsita na pedreira.
Dix-sept, conforme depoimentos de papai e de Vingt-un, era homem simples, sem cerimônias, pois respeitava a todos, não distinguindo rico ou pobre, letrado ou analfabeto, todos eram iguais e mereciam a mesma consideração. Adentrava as choupanas dos cassacos da pedreira da mesma forma como freqüentava os salões dos altos circuitos sócio-políticos que se acostumara participar, em razão de sua opção pelas artes administrativa e empresarial.
Era comum encontrar Dix-sept Rosado encostado às banquetas da pedreira tomando café coado, de forma primitiva, com os trabalhadores que varavam as noites em busca de novas jazidas de gipsita. Na companhia de homens simples, Dix-sept se sentia à vontade, era sua gente, compartilhava com eles seus sonhos e anseios.
São Sebastião era uma das grandes razões de vida para ele, possuindo profunda afeição à terra colonizada por Sebastião Machado de Aguiar, participante da vida social de forma ativa, conhecendo todos pelo nome, Dix-sept era parte integrante do antigo distrito, presença obrigatória em tudo.
De surpresa, chegava nos casebres mais humildes avisando que almoçaria ou jantaria naquele ambiente simples. Ninguém achava estranho, pois era costume dele fazer isso, sem se importar se havia feijão na pura água ou algo mais sofisticado. Todos se sentiam lisonjeados quando Dix-sept escolhia aleatoriamente uma casa humilde para visitar.
Indubitavelmente, ninguém amou mais São Sebastião do que Jerônimo Dix-sept Rosado Maia. Pelos depoimentos informais de Severino Cruz Cardoso e Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, cheguei à conclusão que havia da parte de Dix-sept Rosado amor incondicional, calcado em puro telurismo, pelo sagrado chão de ricas jazidas calcárias.
A tragédia aviatória ocorrida no rio do sal, em Aracaju, capital sergipana, no dia 12 de julho de 1951, ceifou, além de 31 vidas, àquele que dedicou muito de sua existência a honrar as tradições sertanejas exponencializadas na terra sagrada protegida pelo mártir São Sebastião.
Não obstante ter sido uma decisão política, acredito e defendo a homenagem ao ilustre mossoroense que teve uma bela história de amor com Sebastianópólis, topônimo do então distrito, quando de seu falecimento. Ainda em julho de 1951 o município passou a se chamar Governador Dix-sept Rosado, sendo que defendo a continuidade da justa homenagem a um dos maiores políticos e empresários brasileiros que deixou marcas indeléveis na terra da qual é patrono.
José Romero Araújo Cardoso é geógrafo e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Mossoró.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Boas notícias no Rádio
![]()
Paulo Martins apresenta A Voz da Assembleia de Deus
Neste domingo, a partir das 8 horas, o programa “A Voz da Assembleia de Deus” vai ao ar na Rádio Tapuyo de Mossoró (1060 KHz), que comanda a Rede Potiguar de Comunicação (RPC).
O programa leva aos ouvintes a boa notícia da salvação através do evangelho do Senhor Jesus Cristo.
E tem mais: informações sobre o trabalho realizado pelas igrejas no Estado e pelas congregações da Assembleia de Deus em Mossoró.
Além disso, “A Voz da Assembléia de Deus” toca hinos sacros de cantores de Mossoró e do país.
O programa é transmitido por uma cadeia de 4 emissoras: Tapuyo, Centenário de Caraúbas, Farol de Alexandria e Ivapanin de Areia Branca.
Os ouvintes têm à disposição os telefones (84) 3312-2265 e 3312-7260 e o MSN/e-mail paulo.martins15@hotmail.com
O programa pode ser ouvido pela Internet, no site www.redepotiguar.com
![]() [ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
17/04/2009 |
Sábado é dia de "Vida..." na TV Ponta Negra
![]()
Apresentadora Danielle Oliveira
A Assembleia de Deus vai levar ao ar o programa “Vida Abundante”, neste sábado, às 8 horas da manhã, na TV Ponta Negra, canal 3.
O programa terá “O Momento de Reflexão”, com a pregadora Aparecida Borges, de Mossoró, “Cidadania Cristã”, com o deputado Antonio Jácome, de Natal, e hinos de louvor a Deus, além de informações sobre o trabalho das igrejas Assembléia de Deus em Mossoró e região.
A apresentação do programa é de Danielle Oliveira, reportagens de Rogério Rodrigues e as imagens de Marcelino Neto e Joaquim Marcelino.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
16/04/2009 |
Homens de Negócio
A Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno (Adhonep) realiza palestra, no próximo dia 24, um sábado, às 8 horas da noite, no Garbos Trade Hotel, em Mossoró. O palestrante é Wagner Ximenes, diretor comercial da Rede Internacional de Televisão (RIT), do pastor RR Soares. A informação é da jornalista Lúcia Rocha. Na ocasião, será servido um jantar aos convidados da noite.
Acari, Mossoró e seu rio
Conversávamos com um seridoense de Acari e percebíamos o amor revelado pela terra natal e pelas coisas a ela inerentes. Chamou a atenção, a quase veneração pelo açude Gargalheira, um patrimônio dos acarienses e do Rio Grande do Norte.
O filho de Acari falou de um movimento em defesa do majestoso reservatório. O objetivo seria evitar os efeitos da poluição pelas águas de um rio que nasce em Currais Novos.
As palavras do acariense em relação ao Gargalheira imediatamente nos remeteram a Mossoró e ao “tratamento” dado ao rio que banha o município. Uma elite política de Mossoró se orgulha do pioneirismo na libertação dos escravos, da resistência ao bando do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, da condição de produtora de sal, petróleo e de frutas tropicais.
As belezas urbanísticas da cidade também são cantadas em prosa e verso. O Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini, praças localizadas no centro, Praça da Criança, Praça da Convivência e o Memorial da Resistência, na Avenida Rio Branco, realmente são equipamentos urbanos que embelezam o visual urbano.
Agora, comparar a admiração dos acarienses com o açude Gargalheira com o “cuidado” dos mossoroenses com o seu rio pode levar qualquer um a admitir que se trata de uma situação oposta. Mossoró maltrata, despreza, cospe, arrota, vomita e despeja dejetos, diariamente, no seu rio.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Asfalto quente
É do tipo Composto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) o asfalto de maior durabilidade. Apesar do custo maior por metro quadrado, seria tecnicamente mais adequado para pavimentar vias de grande fluxo em Mossoró e evitaria o desgaste que ocorre com o surgimento de buracos em ruas e avenidas da cidade.
Pato pagaria
![]()
A atriz Sthefany Brito bem poderia ter pedido ao namorado, jogador e jovem milionário Alexandre Pato, para comprar a passagem para vir a Natal. Não precisava ter "incomodado" o deputado Fábio Faria.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
14/04/2009 |
Record estreia programa de reportagens especiais apresentado por Roberto Cabrini
Redação Portal IMPRENSA
No próximo domingo (19), às 22h, a Record estreia o programa "Repórter Record Especial", apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini. A atração será pautada por matérias investigativas, todas asssinadas pelo próprio Cabrini, com o apoio de vinte profissionais na produção, e direção de Rafael Gomide.De acordo com a emissora, o tema do primeiro programa é o tráfico de seres humanos. O repórter e sua equipe foram até o Suriname, na América Central, onde gravaram imagens de mulheres e crianças em poder dos traficantes, que negociam essas pessoas como escravos. Com uma hora de duração e periodicidade semanal, o "Repórter Record Especial" será exibido após o "Domingo Espetacular". ![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Boa notícia
O governo do Estado anuncia que os principais reservatórios do Estado estão sangrando. Boa notícia, poder-se-ia dizer. Mas, nem sempre, reservatórios com capacidade máxima significam garantia de abastecimento d’água para a população. No ano passado, houve enchentes, açudes e barragens transbordaram, mas populações de cidades que tinham como fontes tais reservatórios sofreram com a falta d’água. Caso de Mossoró, por exemplo.
A volta de Gutemberg
Depois de algum tempo afastado do jornalismo, o repórter Gutemberg Moura está de volta. Em seu blog, ele comenta sobre a polêmica do uso de guincho particular pela Polícia de Trânsito no Estado, particularmente em Mossoró. Leia AQUI.
Vacina no campo
A Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado investe em campanha de vacinação contra a febre aftosa. O município aplicará, através da Secretaria da Agricultura, em torno de 2.500 doses da vacina, sendo 10 por produtor. O benefício da administração alcançará cerca de 300 produtores.
Jubileu de Ouro
Os pastores Martim Alves (Mossoró), Antônio Marrocos (Areia Branca (e José Ribamar (Parnamirim) vão pregar a palavra de Deus nas comemorações dos 50 anos do Círculo de Oração de Mocidade, da congregação Central da Assembleia de Deus em Mossoró. A programação terá início no próximo sábado e terminará na terça-feira, dia 21. Participam da festa, o Coral Beth Shalom e a cantora Leila Praxedes (Cabedelo – PB), Orquestra Verbus e cantores de Mossoró.
Em Mossoró
A fisioterapeuta Gilvaneide Alves retornou a Mossoró, depois de ser submetida a cirurgia num hospital de Fortaleza (CE), na manhã da terça-feira, dia 1º deste mês. O funcionário público Alny Moura, marido de Gilvaneide, e outros familiares, acompanham o tratamento. Alny Moura é dirigente da congregação da Assembleia de Deus, Bairro Alto São Manoel, em Mossoró. Gilvaneide tem retorno à capital cearense previsto para o dia 4 de maio, quando passará por uma avaliação de seu quadro clínico.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
João Onofre Cardoso: Um homem digno e respeitado
José Romero Araújo Cardoso
Nascido no dia 15 de novembro de 1915, natural do município sertanejo de Pombal, localizado no alto sertão paraibano, filho do casal Onofre Benigno Cardoso – Francisca Martinha Cruz Cardoso, João Onofre Cardoso é patrimônio da geografia humana do município potiguar de Governador Dix-sept Rosado/RN.
Ele e Lázaro, residente em Pombal/PB, são os meus únicos tios paternos ainda vivos, irmãos de Severino Cruz Cardoso, meu pai, que era conhecido por todos pelo apelido de Biró.
João Onofre Cardoso é conhecido em Governador Dix-sept Rosado por João Cruz, haja visto ser sobrinho legítimo de Lourenço Menandro da Cruz, prefeito do lugar em meados da década de setenta do século passado (1973/1977), cujo vice, o estimado senhor José Ferreira de Macedo, é o pai da atual prefeita, digníssima senhora Lanice Ferreira de Macedo.
João Cruz saiu de Pombal em meados da década de trinta do século XX, sendo de imediato incorporado à sociedade do antigo termo de São Sebastião. A maioria dos residentes era parente seus, vindos do mesmo lugar de suas origens.
João Cruz consorciou-se com uma filha de João Jacinto da Costa, primeiro sub-prefeito do lugar. Sua esposa, já falecida, chamava-se Maria Leonila Costa Cruz, irmã de dona Ismência Costa Cruz, esposa de Lourenço Menandro da Cruz.
O casal teve os seguintes filhos: Antônio, Gilvan, Genildo, Gilson e Geruza (In memorian).
Outra filha de João Cruz, muito querida e estimada, tem o nome de Irapirema, nossa amada Pirema.
João Cruz conviveu com importantes personalidades, como Dix-sept Rosado, Dix-neuf, Vingt, Vingt-un, entre outros, pois trabalhou anos e anos na extração de gipsita nas Vossorocas da Espadilha.
Homem afeito à vida do campo, João Cruz mantinha com dedicação suas lavouras de alho e cebola nas margens do rio Apodi-Mossoró, além de rebanhos caprinos, ovinos e bovinos. Quando João Cruz residia em Governador Dix-sept Rosado, bem cedo se levantava para ordenhar as vacas e cuidar dos afazeres pertinentes à prática pecuária. Inúmeras vezes, quando criança, eu o acompanhei para tentar ajudá-lo nas tarefas, pensando em copos de leite como recompensas.
Meu tio João Cruz nunca esqueceu Pombal, da mesma forma como nutre amor incondicional a Governador Dix-sept Rosado. Devo-lhe muito, assim como ao meu saudoso pai, pelo profundo sentimento telúrico que trago em meu coração pela velha e heróica terra localizada no Estado do Rio Grande do Norte, firmada sobre jazidas calcárias.
Residindo hoje em Mossoró, João Cruz sempre que pode vem rever amigos, recordar velhas histórias e caminhar antigas veredas, embora condicionado pelo peso da idade.
João Cruz, patrimônio gigantesco da terra colonizada por Sebastião Machado de Aguiar, pai e filho, querida terra protegida por São Sebastião, és a personificação do espírito guerreiro da paraibanidade que se aventurou pelo sertão potiguar a fim de imprimir marca indelével de amor e respeito a mais bela entre todos os recantos do nordeste brasileiro, a terra de Passagem do Pedro, São Sebastião, Sebastianópolis, Governador Dix-sept Rosado, eterno e sublime amor!
José Romero Araújo Cardoso é geógrafo, professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), sobrinho legítimo de João Cruz e sobrinho-neto de Lourenço Menandro da Cruz.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
13/04/2009 |
Volta às aulas
Os professores da rede estadual de ensino voltam às salas de aula nesta segunda-feira, depois de uma greve de 35 dias. Esperam do governo do Estado a realização de promoções de níveis salariais. Se o Estado não cumprir o acordo haverá nova paralisação em agosto. E assim caminha a Educação no Rio Grande do Norte.
Julgamento continua
Está previsto para continuar, na próxima quarta-feira, o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que extingue a Lei de Imprensa. Na mesma sessão, deverá entrar na pauta o julgamento sobre a exigência ou não de diploma para o exercício da profissão de jornalista. A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) requer que se exija a manutenção de uma formação específica para o exercício do jornalismo, em condições semelhantes a outras profissões como medicina, odontologia, advocacia, engenharia e arquitetura, entre outras.
Chuva em Mossoró
A segunda-feira começa com tempo fechado em Mossoró, num prenúncio de mais um dia de muita chuva na cidade. Na semana passada, as chuvas se registraram diariamente. As previsões são de que, pelo menos nos primeiros 15 dias de abril, o período chuvoso continue na região.
Falta ortopedista
A crise na saúde pública em Mossoró continua. O locutor Orlando Perez disse nos microfones da Rádio Tapuyo de Mossoró, da Rede Potiguar de Comunicação (RPC), que a família de um menino, vindo da cidade de Tibau, no último sábado, teve que pagar R$ 3.800,00, num hospital particular de Mossoró, para realizar o atendimento do menor. Ele teria fraturado um antebraço e não havia ortopedista no Hospital Tarcísio Maia nem equipamento para a realização de radiografia.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
12/04/2009 |
Ótima semana
Uma virose atingiu o blogger durante a semana e dificultou a atualização deste espaço.
Passamos esses dias tentando recompor as forças para voltar às atividades do cotidiano.
Desejamos uma ótima semana aos webletores.
Que Deus nos dê saúde.
![]() |
sábado, 18 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário