28/03/2008 |
Gilmar Dantas da Rocha é fera de Direito na Uern
![]()
Os cumprimentos do blog ao servidor público Gilmar Dantas da Rocha, aprovado no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Gilmar vai cursar Direito, na turma do primeiro semestre deste ano, naquela instituição.
![]() [ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Programa Vida Abundante vai ser apresentado na TV Ponta Negra
O programa Vida Abundante, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Mossoró, vai ter alcance estadual. No sábado, 5 de abril, estreará às 7 horas e 30 minutos na TV Ponta Negra de Natal, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
O programa terá uma hora de duração e será captado em Mossoró e cidades da região no canal 3. Notícias, entrevistas, coberturas de atividades das igrejas, a pregação do evangelho e a música sacra são atrações do conteúdo de Vida Abundante.
A apresentação é de Daniel Oliveira e as reportagens são de Rogério Rodrigues e Francisco Vicente de Oliveira.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Pasur, que significa prosperidade, vai ser mais um ponto de encontro em Mossoró
![]() ![]()
Clea Lopes e Linduarte Júnior
Mossoró vai ganhar um novo ponto de encontro. Trata-se do Pasur Lanche, de propriedade dos irmãos Clea Lopes e Linduarte Júnior, que tem inauguração programada para este sábado, às 6 horas.
A proposta do Pasur é oferecer sanduíches, cachorro-quente, sopas, caldos e sorvetes. Segundo Clea Lopes o pastel italiano é o atrativo principal da casa. Massa passada na chapa, com um recheio de vários sabores.
Mas não fica por aí: o Pasur coloca à disposição de seus clientes serviços de acesso à Internet, assegurando conexão de qualidade, de acordo com Linduarte Júnior, sócio proprietário do fast food.
Nos fins de semana, o Pasur programa música ao vivo, com a participação de convidados especiais. Até a dona da casa, a cantora Clea Lopes vai dá uma canja com sua bela voz. Clea atuou como vocalista da banda Feras, de Parelhas e prepara o lançamento de um CD para este ano.
O Pasur – que significa prosperidade em todo lugar - será ponto de encontro para jovens, adultos e a família em geral. Fica localizado à Rua Jerônimo Rosado, próximo ao Colégio Dom Bosco/Curso Convesti, no centro de Mossoró.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
27/03/2008 |
Vidas sem norte
Crônica do professor estadual Raimundo Antônio retrata o quadro preocupante da violência e das drogas na região
rsouzalopes@hotmail.com
Domingo passado abro o jornal e me deparo com as fotos de três ex-alunos meus. Estavam na página policial. Não tinham sido presos. Pior. Estavam mortos. Suas fotos ilustravam o cotidiano daqueles que enveredaram pelos caminhos da marginalidade e das drogas. Jovens ainda, recém saídos da meninice, sequer desfrutaram da mocidade que chegava e que devia ser acompanhadas das coisas boas, das coisas construtivas, dignificantes e duradouras.
Suas histórias de vida não diferem muito das histórias que costumamos ouvir contar, infelizmente. Logo são recrutados pelas maravilhas do mundo; ora por não terem o que fazer; ora porque são obrigados a sair de dentro de suas casas, pois o medo de maus tratos - por parte dos pais ou padrastos - os expulsam do único lugar que ainda é uma fortaleza para as suas seguranças; ora por não terem do que se alimentarem e encontram, no pedir, a melhor alternativa. Isso é o começo de tudo.
Conheço a história de todos. Filhos de pais separados, famílias completamente desestruturadas, sem rendas fixas, passam a catar lixo e vender ferro, cobre e alumínio, nos ferros velhos das redondezas, como meio de sobrevivência. A escola é o paliativo da merenda e o lazer das tardes, embora a sala de aula seja entediante. Praticamente não assistem à aula. Preferem cabulá-la e ficarem de “bobeiras” na quadra da instituição - onde por falta de segurança e de um muro isolador, entre a rua e o domínio da escola - sempre estão em contato direto com o que de pior pode ocorrer em suas já frágeis auto-estimas: os desocupados e os donos da rua.
Daí para serem aliciados não custa muito. A própria curiosidade, e o desejo de também se tornarem “boys”, com prestígio e respeito da malandragem, é um pulo. No início, quando detectado o envolvimento, a equipe de educadores ainda consegue retardar a degradação, porém, não é por muito tempo.
Muitos encontram nessas substâncias proibidas, o sonho de serem senhores de si, capazes de possuírem suas motos, tornarem-se importantes, terem celulares, roupas de marcas, óculos esportivos e mp4. São sonhos e fantasias sem nenhuma ambição maior. Essas ilusões os levam, às vezes, a consumirem seguidamente as pedras malditas e as colas devastadoras, de tal forma, que ficam estáticos no chão, sem forças para se levantarem, num estágio chamado por eles, de “entre o céu e o inferno”.
Esforços são feitos para se resgatar, pelo menos, uma parte mínima desses jovens e reintroduzi-los no convívio escolar. Tentativas são organizadas para seduzi-los, dentre elas, palestras de autoridades e especialistas, testemunhos de ex-viciados, mas não adianta: o poder de sedução é infinitamente inferior ao brilho do transe instantâneo. Entretanto, esse estágio ainda é passível de retorno. Alguns deles encontram na atividade cultural - aula de dança, violão, percussão, teatro e de capoeira - o apoio que necessitam para se afirmarem, elevando suas auto-estimas e os livrando dos malefícios, não só das drogas, mas e principalmente, daqueles que os aliciam e os condenam a uma vida sem futuro.
É triste ver essa degradação, que não ocorre lentamente, mas numa velocidade espantosa, a ponto de cortar qualquer coração calejado. Do incentivo inicial dos distribuidores, eles passam a não terem como adquirir o produto para suas necessidades pessoais. É a fase do aviãozinho. Levam e trazem. E consomem. E se endividam. Aí só tem um jeito de pagar para não serem mortos: subtrair. Nesse ponto a polícia entra
O estágio seguinte é a da violência total. Não importa mais o sentido da vida. Tanto faz tirar uma vida como ser tirado dela. Brigam entre eles, cada um querendo ser o maioral, o “dono do pedaço”. Não existem mais regras sociais, valores morais, respeito pelo próximo: o desrespeito é total e tiram-se vidas como se fosse à coisa mais banal do mundo. Tornam-se blindados em sentimentos de carinho e bondade. Já não enxergam as cores naturais ao seu redor, mas e apenas, o colorido dos seus próprios fantasmas que os atormentam por mais e mais substâncias que os deixam, além disso, lesivos ao contato humano.
Assim aconteceu com os três. Seus anseios de posse e poder; seus sonhos e projetos tiveram um final trágico: foram eliminados pelos próprios companheiros de “parada”, com requintes de crueldades. E a vida? A frase de Rubens Coelho no seu artigo “A vida Sem Valor” resume o conceito: “... a vida perdeu seu o valor, não significa nada para muitas criaturas sem fé e sem Deus, numa sociedade que se diz civilizada, porém, desumanizada”.
![]() [ (4) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Ufersa apoia empresa suíça no cultivo de plantas utilizadas na produção de biocombustíveis
Por Amanda Melo
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) recebeu ontem a visita do suíço Avi Krengel, representante comercial da Empresa Suíça Global Agricultural Resources (Pesquisas Globais sobre Agricultura).
A empresa, que possui sede em Zurich, na Suíça, trabalha especificamente com plantio e colheita de plantas impróprias para o consumo humano e que sejam adequadas à produção de biocombustíveis.
A finalidade da visita foi conhecer a região do Semi-Árido, analisando seu clima e solos com o propósito de desenvolver um projeto de produção de biocombustíveis. O objetivo da Global Agricultural Resources na região do Semi-Árido é cultivar a mamona e o pinhão manso, duas espécies de plantas nativas na região, que servem como matéria-prima na produção de biocombustíveis.
A Ufersa está ajudando a empresa na escolha da área adequada para o cultivo das plantas bem como apoiando a iniciativa.
![]() [ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Deu no The Place
Oposição deve assumir o seu lugar, exigem eleitores
No domínio próprio do The Place (www.wiltonjr.com), Wilton Júnior cede espaço para a expressão do webleitor. Segundo o comentário, não há diferença, para a oposição, entre a formação atual da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado e a anterior, composta com os vereadores afastados dos cargos pela Justiça. Tanto faz como tanto fez. Se somente situação agora há, oposição à altura, antes não houve.
Mas, se a oposição é assim, porque bater em quem não “ofende”? Não estaria se somando ao governismo? Do tipo, “quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”. “Menas a verdade”, diria o saudoso jornalista mossoroense, Dorian Jorge Freire. O webleitor tem direito de questionar. E WJ é intérprete dessa insatisfação.
A verdade, no entanto, é que a oposição saiu ferida na “estratégia de guerra” montada pelo grupo que chegou à Prefeitura em 2005, numa trama que culminou com a perda de mandato de prefeito, vice-prefeito e, depois, vereadores do PMDB e partidos coligados.
(Um plano que começou a ser desenvolvido com menos de 60 dias da posse do prefeito Gilberto Martins, em janeiro de 1997).
Num processo, segundo reclamam os peemedebistas, a eles foram atribuídos todos os erros da campanha. E, ao outro lado, toda lisura. Embora, de acordo com o mesmo ponto de vista, a então oposição, em 2004, houvesse bancado cirurgias de eleitores, distribuído amostra grátis de remédios, doado cestas básicas de alimentos, além de ter vereador com custo de campanha considerado elevado, mas sem qualquer investigação – como ocorreu em relação ao PMDB.
Entretanto, o PMDB agora é oposição e tem que assumir o seu papel, como cobram seus eleitores. Para o bem da democracia.
![]() [ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Ex-vereador Zé Manassés é sepultado em Arapuá depois ser homenageado em Dix-sept Rosado e Felipe Guerra
Depois ser velado ontem nas cidades de Governador Dix-sept Rosado e Felipe Guerra, o corpo do ex-vereador José Manassés foi sepultado em Arapuá, na zona rural daquele município, num clima de emoção.
Zé Manassés era uma pessoa querida em Governador Dix-sept Rosado e admirada em Felipe Guerra onde exerceu mandato de vereador (1997-2000) e presidiu a Câmara Municipal (1997-1998). Tinha uma espécie de dupla cidadania em função de suas raízes familiares e políticas nos dois municípios vizinhos.
Em Dix-sept Rosado, também se destacou no futebol amador. Jogou em times como o Flamengo da localidade de Aguilhadas e Tapuyo, da cidade.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
25/03/2008 |
Zé Manassés vai ser sepultado na localidade de Arapuá
O sepultamento do ex-vereador José Manassés deve ocorrer na tarde desta terça-feira, na localidade de Arapuá, zona rural de Felipe Guerra (nas proximidades de Governador Dix-sept Rosado), onde mora parte de seus familiares.
O corpo de Zé Manassés, como ele era conhecido, está no Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) para a realização da autópsia.
Após a liberação do corpo a família vai confirmar o horário do sepultamento de Manassés.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Irmão encontra corpo do ex-vereador José Manassés, morto por afogamento na localidade de Arapuá, zona rural de Felipe Guerra
O vereador Luiz Agnaldo de Souza encontrou o corpo do irmão, o ex-vereador José Manassés, agora pela manhã, na localidade de Arapuá, na zona rural de Felilpe Guerra. O corpo estava preso numa espécie de bueiro de uma passagem molhada (espécie de ponte).
O ex-vereador foi levado pelas águas do Rio Apodi-Mossoró, na tarde de ontem, em Arapuá.
Soldados do Corpo de Bombeiros de Mossoró se deslocaram para o local para tentar remover corpo do ex-vereador José Manassés.
Manassés foi uma pessoa admirada e querida em Governador Dix-sept Rosado e Felipe Guerra, onde residem seus familiares.
Mais informações em outros posts deste blog.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Voluntários continuam procurando o corpo do ex-vereador José Manassés, que foi levado pelas águas do Rio Apodi-Mossoró
Até as primeiras horas desta terça-feira populares de Governador Dix-sept Rosado ainda não haviam localizado o corpo do ex-vereador José Manassés de Sousa, dado como morto depois de ter sido levado, na tarde de ontem, por correntezas do Rio Apodi-Mossoró.
O clima é de angústia em meio a familiares e amigos de José Manassés, que tentaram mobilizar o Corpo de Bombeiros, em Mossoró, para tentar localizar o corpo do ex-vereador. Os bombeiros não compareceram ao local alegando problemas com a viatura da corporação.
As buscas continuavam sendo feitas por populares e pessoas voluntárias, amigas da família de Manassés, que teria se afogado nas águas do rio, em Arapuá, zona rural de Felipe Guerra.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
24/03/2008 |
Para as pessoas que se inscreveram no concurso público promovido pela Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado, eis o calendário de devolução do dinheiro pago referente à taxa de inscrição.
Dias 11 à 19 de março receberão os inscritos para o cargo de ASD
Dia 20: motorista/fisioterapeuta Dia 24: Pedagogo, farmacêutico, Prof. História, Prof. Geografia, Prof. Ciências, Prof. Matemática. Dia 25: Prof. Educação Física, Nutricionista, Médico, Agrônomo, Odontólogo e Assistente Social. Dia 26: Professor séries iniciais. Dia 27: Prof. Inglês, Prof. Português, Digitador. Dia 28: Assistente Administrativo. Dia 31: Assistente em Administração.
Nota: A Justiça anulou o concurso realizado pela Prefeitura de Dix-sept Rosado, depois receber denúncias sobre irregularidades na elaboração e aplicação das provas.
Para quem se inscreveu, ainda há tempo de receber o dinheiro desembolsado com a taxa de inscrição.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Missionários mossoroenses mantêm 60 crianças em creche no Paraguai
Do Paraguai, a missionária Bernadete Turiano informa que chega a 60 o número de crianças carentes mantidas por seu ministério numa creche, no Paraguai.
Bernadete é mossoroense e se dedica ao lado do marido, o missionário Edson Turiano, às missões evangelísticas e sociais em terras paraguaias.
Nota: Talvez um dia as autoridades e segmentos da sociedade venham entender a importância da pregação do evangelho. Para isso, bastaria tão-somente que fizessem uma reflexão sobre o crescimento da quantidade de crianças, adolescentes e jovens viciados em drogas e envolvidas no submundo do tráfico.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Cenário de violência preocupa população de Mossoró
As atividades universitárias, nos últimos dias, dificultaram a atualização deste espaço com novas informações. Mas contamos com textos como o do professor Raimundo Antônio, que nos levam a uma profunda reflexão sobre os problemas que afetam jovens e adolescentes, notadamente em relação à dependência das drogas.
Nesse meio tempo, tomamos conhecimento de que os tentáculos da violência se espalham em Mossoró. O confronto entre jovens do Bairro Belo Horizonte e da Favela Pantanal tem levado alguns deles à morte.
As execuções de jovens no Bairro Pintos e no Conjunto Vingt Rosado suscitam suspeitas de que um grupo de extermínio estaria atuando em Mossoró.
Por trás do cenário de violência crescente, estaria o tráfego de drogas.
![]() [ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Ex-vereador é levado pelas águas do Rio Mossoró em Governador Dix-sept Rosado
Segundo informações vindas de Governador Dix-sept Rosado, correntezas do Rio Apodi Mossoró levaram o ex-vereador José Manassés de Sousa na tarde hoje, na zona rural daquele município.
Até o começo da noite, populares que se apresentaram como voluntários não haviam encontrado o corpo de Manassés. Familiares do ex-vereador acionaram o Corpo de Bombeiros para ajudar nas buscas, mas estes mostraram dificuldades para se deslocar ao local do possível afogamento devido à viatura da corporação não está funcionando.
Manassés exerceu mandato de vereador no município de Felipe Guerra. Ele é filho do agricultor Agnaldo Sousa (in memoriam) e Joana Sousa, e irmão dos professores Chagas Sousa, Dalvinha, Lineuda e do vereador felipense Luiz Agnaldo.
O clima é de angústia entre familiares e amigos de Manassés.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Acesse www.martins-rn.com.br e conheça a história de Martins
Indicamos aos webleitores o site www.martins-rn.com.br , que mostra a história e as belezas naturais da cidade de Martins, considerado um dos recantos mais belos do Rio grande do Norte.
O site tem como responsável o pesquisador Junior Marcelino.
E-mail:
junior@martins-rn.com.br
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
Vídeo sobre Elizeu Ventania será exibido em Mossoró e em outras cidades do Estado
Aluno de jornalismo, Reuwer Dantas, em Martins
Os alunos do 7º período de Comunicação Social, habilitação em jornalismo, continuam executando a produção de um vídeo documentário sobre a vida do “rei das canções”, Elizeu Ventania.
Depois de gravarem depoimentos de familiares, amigos e admiradores de Elizeu em Mossoró, os estudantes estiveram em Martins, na última quinta-feira. Naquela cidade, entrevistaram seu Francisco das Chagas Silva, sacristão da Igreja Católica local, que conviveu com Elizeu na infância.
O vídeo documentário será exibido em outras cidades do Estado, além de Mossoró, segundo entendimentos mantidos pelo professor Tobias Queiroz com o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.
![]() [ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ link ] |
O jornalista Cezar Alves envia comentário sobre a crônica escrita pelo professor Raimundo Antônio, intitulada A dor de um pai
O sofrimento deste senhor é um, entre muitos. E pior do que a droga oficialmente considerada é a droga oficialmente legalizada. Ou seja, pior do que a cocaína, a maconha, o crack, é o alcool.
Minha família também passa por esse trauma. Temo perder um irmão, que já perdeu emprego, casa, família e por duas vezes já esteve internado no São Camilo.
A droga, em sua forma generalizada, é um inimigo poderoso, invisível, que se aproxima, toma de conta e a gente nem percebe. Aliás, quando percebe já é tarde. Ainda bem que o Raimundo Antônio recebeu a dose certa para abrir os olhos antes de sua aproximação.
Que salve o filho querido. Parabéns pelo texto.
Nota: Cezar Alves é repórter fotográfico do Jornal de Fato e estudante de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
cezar.pedro@gmail.com - www.evanioaraujo.zip.net - em
![]() |
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário