sexta-feira, 17 de novembro de 2017



A “botija” da pedreira

José Romero Araújo Cardoso
  
Figura ímpar e querida da geografia humana dix-septiense, Raimundo Rosado da Costa é um verdadeiro repositório de antigas histórias da pedreira, local onde nasceu e conviveu por longos anos quando a antiga mineração de gipsita representava um dos principais suportes econômicos mossoroenses.

Impossível definir a emoção que é ouvir o fraterno primo Raimundinho contar as façanhas do passado, verdadeiro retorno às emoções de uma vida cheia de encantos que remontam aos relatos de Severino Cruz Cardoso, meu saudoso genitor, quando este trabalhava e morava na pedreira em São Sebastião, hoje município de Governador Dix-sept Rosado.

Na simplicidade bucólica da casa alpendrada do Tirol, Raimundinho fita o horizonte lembrando um passado distante e levando o expectador às aventuras vividas em épocas passadas, como a da “botija” da pedreira.

Seguindo os passos de Lourenço Menandro da Cruz, veio de Pombal, estado da Paraíba, irmão deste de nome Jerônimo Menandro da Cruz, homem destemido e extremamente apegado às coisas materiais. Logo o primo paraibano, assim como o irmão, despertou estima e consideração dos parentes que vieram da terra de Maringá residir na antiga Sebastianópolis.

Certa vez, contaram-lhe que haviam sonhado com uma “botija” nos arredores da cabeça do Eufrásio, abaixo do Tirol, no caminho para a Cajazeira. Jerônimo Menandro da Cruz preparou-se para ir se deleitar com os valores que estavam abaixo do solo. Amolou picareta e todos começaram a interpelá-lo o que estava se preparando para fazer, respondendo que aquilo era para o trabalho diário na extração de gesso.

Munido de Bíblia Sagrada, saiu para o lugar indicado pelos “sonhadores da botija”, parentes que gostavam de persuadi-lo a demonstrar seu apego ao dinheiro, além de atos de bravura, como a facilidade que tinha em retirar mel dos enxames que proliferavam na pedreira.

Preparado de corpo e alma para arrancar a “botija”, Jerônimo Menandro da Cruz não percebeu a presença próxima daqueles que o induziram a buscar em recônditos ermos da mineração uma suposta soma em valores, enterrada em épocas passadas por pessoas que não tinham aonde esconder suas economias, prática comum nos sertões de outrora.

As primeiras picaretadas revelaram um “sinal” da “botija”. Era um papel que assinalava a riqueza enterrada no chão duro da pedreira. Levando-o ao nariz, Jerônimo Menandro da Cruz logo descobriu ter sido ludibriado, pois o odor recente de fumo de rolo despertara sua desconfiança.

Em desabalada carreira, meninos astuciosos da pedreira, entre os quais estava Raimundinho Rosado, não esperaram para conferir a ira do velho parente que acabava de descobrir ter sido “vítima” das artimanhas lúdicas dos familiares, os quais buscavam apenas um pouco de diversão para amenizar o áspero cotidiano da velha pedreira que abrigava a brava gente que desafiava as intempéries a fim de disponibilizar gesso de excelente qualidade que era exportado para todo planeta.
José Romero Araújo Cardoso é geógrafo e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró.


 Escrito por Paulo Martins às 20h46
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Chove em Mossoró
Mais um dia de chuva em Mossoró, a exemplo do que ocorreu durante a semana. No geral, a situação está sob controle. O Rio Mossoró recebeu águas novas, mas sem causar transtorno à população. Até agora, as águas servem para arrastar parte dos dejetos que o rio recebe diariamente e devolvem vida ao rio. Faz o trabalho não realizado pelos poderes governamentais. E as águas correm com vigor. Dão um ar imponente ao Rio Mossoró, diferente do panorama visto no resto do ano. A chuva refrigera o clima na cidade e muda a paisagem nos campos. Para o sertanejo, é a esperança de uma colheita abundante. Água de qualidade mandada por Deus. Pasto revestindo a terra para alimentar os animais. É a glória.

Sobre o cotidiano
Aos webleitores que visitam este espaço, sugiro a leitura da crônica publicada mais abaixo, de autoria do professor e futuro jornalista Raimundo Antonio. É uma interessante reflexão sobre o cotidiano. Vale a pena conferir.

NOVA ESCOLA
A Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado ampliou a Escola Municipal Educandário Dix-septiense. A atual administração construiu mais duas salas de aula. De acordo com o que escreve o administrador Wilton Júnior, no blog THE PLACE, a prefeita Lanice dá um passo com o objetivo de reverter os péssimos indicadores da educação, deixados pela gestão anterior.  


 Escrito por Paulo Martins às 18h27
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



FM 95 esclarece 
O diretor da FM Abolição, 95 MHz, Manoel Ribeiro, informou ao blog que a emissora até agora não abriu espaço em sua programação para nenhuma igreja. Mas ele não desartou que isso aconteça pois a rádio é uma organização comercial. Em mensagem enviada a este espaço, Manoel Ribeiro disse que FM 95 também não está à venda. Em post recente, informamos que a Igreja Universal havia contratado horário para veicular programa na emissora, de acordo com o que assegurou uma fonte do blog. Mas o blog não cogitou a possibilidade de venda da emissora, que segundo informações veiculadas na mídia mossoroense, possui considerável audiência na cidade e na região, entrando bem com a venda de anúncios no mercado local.

FORÇA DA IURD
Em nível nacional, contudo, a IURD continua ampliando a sua rede de emissoras de rádio e televisão, a partir da aproximação com veículos de comunicação em todo o país. O post do blog refere-se apenas  à abertura de espaços na grade de programação da FM e a política de ampliação da IURD em termos de projeção na mídia.

SEGMENTO EVANGÉLICO
Em outras épocas, as emissoras locais somente cediam espaço para igrejas quando havia quedas nas vendas de cotas comerciais. Atualmente, a postura começa a mudar, na medida em que o segmento evangélico é visto pelo seu potencial. Apesar de ser minoria, o meio é evangélico é composto por empresários, comerciantes e profissionais liberais, que também anunciam ações e empreendimentos.


 Escrito por Paulo Martins às 10h14
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Profissão: perigo
A onda de violência que paira sobre Mossoró está causando pânico até em profissionais da área de segurança do Estado. A constatação é de um comerciante do centro da cidade, que testemunhou o momento em que policiais civis deram voz de prisão a um homem devido o mesmo estar se portando com “atitude suspeita”.
 Segundo a testemunha, a autoridade obrigou o suspeito a parar e, em seguida, mandou que os policiais o algemassem e o levassem para a Primeira Delegacia de Polícia. O fato ocorreu no cruzamento das Ruas Santos Dumont e Idalino Oliveira, no centro da cidade.
 O policial, provavelmente um delegado, justificou a prisão ao afirmar que o suspeito “fechara” no trânsito, com seu veículo, o automóvel da autoridade, em comportamento considerado ameaçador.
 Se nada for constatado, o homem que assustou o policial deverá ser liberado.
 NOTA: Se a própria polícia está assustada, imagine o cidadão comum.

 MUSEU LAURO DA ESCÓSSIA
Pouca gente sabe, mas o Museu Municipal Lauro da Escóssia está aberto ao público, de segunda a sexta-feira, nos dois expedientes. No local, os visitantes vão encontrar parte da história de Mossoró.
 A própria sede do museu, é parte da história. Naquele imóvel funcionou no passado a Cadeia Pública de Mossoró. No acervo do museu, está disponível, também, arquivo fotográfico que registra a passagem do bando de Lampião pela cidade.
 Mas, atualmente, são os arquivos de jornais de Mossoró os mais procurados por estudantes e pesquisadores. Não só os jornais que ainda circulam, mas também folhas extintas. Por exemplo, o “Diário de Mossoró”, que teve vida curta e tinha como um dos proprietários o ex-prefeito Dix-huit Rosado.  

ESPAÇO PARA JOVENS
A Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado precisa devolver aos jovens o local para a prática do chamado futebol de campo, tirado deles na administração encerrada em 31 de dezembro do ano passado.
 É a opinião de praticantes do futebol de campo, que esperam uma solução para o assunto através da Secretaria do Esporte e da Juventude, que tem à frente o ex-vereador José Emídio de Oliveira.
 A administrada passada de Dix-sept Rosado tirou o espaço dos jovens, primeiro para a prática de corridas de MotoCross, que, segundo os esportistas, reunia um número pequeno de adeptos enquanto o futebol atraia bem mais gente.
 Depois, a administração anterior à de Lanice Ferreira construiu casas populares no local. De acordo com uma fonte do blog, o correto seria a gestão passada ter adquirido terreno em outro local, já que a área, além de ter sido destinada à prática do esporte, tem um nível de solo baixo, inadequada para a construção de casas.
 O terreno para o futebol association foi adquirido pelo município na gestão do ex-prefeito Gilberto Martins. Conforme o planejamento, o passo seguinte à aquisição seria a realização de serviço de terraplenagem para elevar o nível do solo do campo. Depois o terreno seria murado e estruturado para receber torcedores.
 Com a construção das casas, agora a atual administração vai precisar investir na compra de outro terreno. A limitação de espaços públicos para as práticas esportivas deixa muitos jovens ociosos. Eles ficam expostos a males como o consumo de bebidas alcoólicas e as drogas.
 A administração passada de Dix-sept Rosado praticamente não investiu na aquisição de terrenos para o patrimônio do município. A gestão do ex-prefeito Gilberto Martins adquiriu cerca de 10 hectares de terrenos (100 mil metros quadrados) necessários à expansão e organização da estrutura urbana, destinados à construção de casas populares, do cemitério novo, do campo de futebol e outros equipamentos.
 



 Escrito por Paulo Martins às 20h15
(3) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



José Alves se recupera bem
É considerado bom o estado de saúde do presbítero José Alves, dirigente da congregação da Assembléia de Deus, Conjunto Promorar, em Mossoró. Ele passou por uma cirurgia, no começo da noite de quarta-feira, depois de ser baleado numa tentativa de assalto praticada por um desconhecido.
Ao dar entrada no Hospital Regional Tarcísio Maia, os médicos inicialmente conseguiram conter a hemorragia para depois operar José Alves que, segundo informações obtidas pelo blog, está consciente e se recuperando bem.

A OCORRÊNCIA
O presbítero José Alves deu carona a um desconhecido no Bairro Alameda dos Cajueiros, na tarde de quarta-feira. Em seguida, parou à margem da BR 304 nas proximidades de um posto de combustível e da base da Petrobras, para o passageiro descer. O desconhecido anunciou o assalto e José Alves tentou sair em velocidade na motocicleta, mas foi atingido por um tiro nas costas.
Mesmo ferido, o presbítero conseguiu conduzir a moto por cerca de 800 metros. Então, pediu socorro a pessoas que se encontravam no local. Ainda conseguiu dar os números de telefones de familiares, antes de perder as forças.


 Escrito por Paulo Martins às 19h57
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



A Insignificância do cotidiano 
Raimundo Antonio
Pois é. Rubem Alves escreveu sobre usar seu espaço para falar sobre “o seu insignificante cotidiano”. Cotidiano, como ele diz, falado através da alma, feito de coisas irrelevantes, sem importância, mas que causa e provoca cócegas e o obriga a escrever.  Achei maravilhoso, puro e prazeroso.

Diante dessa confissão, fiquei comparando o cotidiano – de pessoas para pessoas – comum, nosso, particular, para o cotidiano macro, universal, que diz respeito a todos, ao país, ao mundo. Realmente uma grande diferença. Só para fazer uma rápida comparação atual, basta apenas um pequeno esforço para perceber quão insignificante é o nosso cotidiano.

Vamos tomar, por exemplo, um cidadão comum que mora no interior de uma cidadezinha do Brasil, humilde, trabalhador, que ao levantar às 05h00 da manhã, se apronta para mais um dia de labuta. Faz um carinho na esposa e a acorda com um sorriso cheio de esperanças, desejando-lhe um bom dia maravilhoso, cheio de paz e saúde. Vai ao quarto das crianças e as beija, uma por uma, abençoando-as e pedindo ao Senhor Deus proteção para elas. Toma o seu café com pão, arruma a marmita em sua sacola (pronta e guardada na geladeira na noite anterior), abre a porta, beija a esposa que o encaminha para mais uma jornada, desce a soleira da porta, cheira uma flor do pequeno jardim, olha a árvore defronte a sua casinha, apanha de um pequeno recipiente, alpiste, espalha sobre a grama e acena para os passarinhos que cantam o amanhecer de mais um dia e vai para a parada do ônibus.

No pequeno percurso de dois quilômetros até a parada, dá bom dia aos vizinhos, pergunta sobre o dia-a-dia, deseja melhoras para aqueles que sofrem, renova a promessa de no fim de semana fazer o trabalho voluntário no telhado da casa de um deles, ajuda ao ceguinho da esquina a atravessar a rua e ainda encontra tempo para devolver às lixeiras, garrafas vazias, sacos de produtos consumidos e restos de sanduíches jogados pelos jovens que passam em seus carrões e não se preocupam com a limpeza do local.
Em sua espera pelo ônibus, cobre o mendigo que dorme debaixo da marquise, ora em silêncio para os que não conseguem se libertar dos vícios e, ao chegar à condução, propositalmente, puxa conversa com o motorista, para que a senhora do outro quarteirão, tenha tempo de pegar o mesmo coletivo.

No ônibus, cumprimenta a todos, cede o seu lugar para uma senhora em estado interessante, segura a mala de uma outra que vai viajar e, esclarece o melhor caminho para se chegar a determinado local, a outro. Na sua parada, desce, não sem antes se despedir dos que continuam e chega à fábrica. Bate cartão, começa a trabalhar com dedicação e alegria, irradiando bem estar ao ambiente.
No final do expediente é chamado pelo patrão que lhe dá os parabéns e lhe entrega um pequeno presente, por ter sido eleito pelos colegas, o funcionário padrão do ano.

Realmente isso não interessa a ninguém, muito menos é de interesse universal. É apenas um cotidiano correto, nada mais. Agora, aquele que não tem por cotidiano os costumes ordeiros do nosso cidadão, que ao invés de pegar sua marmita e ir trabalhar para sustentar a família, se veste de bombas e as explode no meio da multidão, causando mortes a inocentes e pânico à população, esse sim, é o cotidiano visto, lembrado, divulgado.

Interessante o ser humano! Enquanto um reza para o mesmo Deus, seu cotidiano pela paz, o outro reza para acabar com o cotidiano da paz. Que importa para Bush se o que ele gasta com armamentos e tropas para invadir as nações, por interesses, daria para acabar com a fome e a miséria de todos os cotidianos?

Bem, talvez eu esteja errado, já que os cotidianos preferidos são os das sanguessugas da saúde, ao invés do cotidiano dos que se oferecem, voluntariamente, para ajudar aos necessitados da Etiópia ou, talvez, o cotidiano melhor seja da turma do mensalão, em detrimento do cotidiano do simples zelador que devolve, intacta, a pasta cheia de dólares ao seu verdadeiro dono.
Não sei. Comecei erradamente o texto e me perdi no cotidiano das coisas certas, simples, porém sem valor, ocupando esse espaço com reflexões que não são manchetes ou notícias. Que seja! Uma coisa é certa: se todos começassem a utilizar o seu cotidiano, pensando no bem da sua família e do próximo, sem sombra de dúvidas, não teríamos cotidianos insignificantes.


 Escrito por Paulo Martins às 08h09
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



História de época
 A jornalista Lúcia Rocha, de Mossoró, está finalizando seu livro “História de Uma Época – A Saga de Pedro Alves Cabral”, no qual conta a história de sua família, que teve origem em Pau dos Ferros. O lançamento deverá ocorrer em junho, quando seu avô faria 130 anos, se vivo fosse. (blog trará detalhes a respeito em posts futuros).

 "O amigo" Coxinha


Hiran Delmar apresenta o humor de “Coxinha”, no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, às 8 horas da noite desta quinta-feira. É a oportunidade para rever o personagem do programa “Nas Garras da Patrulha”, da TV Diário, de Fortaleza (CE), cujo sinal saiu da TV aberta por imposição global.

 Homens de negócio

O professor Elias Nunes, atual secretário de Educação do município de Natal, fará palestra nesta sexta-feira, às 8 horas da noite, no Garbos Trade Hotel, em Mossoró. Ele participa de evento promovido pela Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno (Adhonep). A informação é Jansen Nogueira, que representa a entidade em Mossoró.



 Escrito por Paulo Martins às 05h38
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Médicos terminam cirurgia
Os médicos terminaram por volta das 6 horas e 30 minutos, da noite desta quarta-feira, de operar o presbítero José Alves, dirigente da Assembleia de Deus no Conjunto Promorar, em Mossoró. José Alves deu entrada em estado grave no Hospital Regional Tarcísio Maia, depois de sofrer um tiro nas costas, disparado por um assaltante, em torno das três horas da tarde. Segundo informações obtidas pelo blog, diante do quadro em que José Alves chegou no hospital, a cirurgia pode ser considerada satisfatória. Ele trafegava em sua motocicleta, na BR 304, nas proximidades da Petrobras, quando o fato ocorreu. O projétil atingiu a veia aorta do presbítero provocando uma hemorragia, contida pela ação dos médicos do HRTM. Após a operação, José Alves foi transferido do centro cirúrgico para a Unidade de Terapia Intensiva do Tarcísio Maia. O pastor Martim Alves da Silva, presidente da Assembléia de Deus em Mossoró, acompanha as informações sobre o quadro de saúde do presbítero José Alves.  


 Escrito por Paulo Martins às 19h54
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



José Alves está sendo cirurgiado
Os médicos cirurgiões conseguiram conter a hemorragia na veia aorta do presbítero José Alves, dirigente da congregação da Assembleia de Deus no Conjunto Promorar, em Mossoró, vítima de ferimento a bala, na tarde desta quarta-feira (veja post abaixo). Segundo o blog conseguiu apurar, o presbítero José Alves está sendo operado no Hospital Regional Tarcísio Maia. O assalto ocorreu quando ele trafegava de motocicleta na BR 304, nas proximidades da base Petrobras, em Mossoró. Não há informações sobre uma possível reação de Alves no momento da ação do assaltante. Exceto de que ele teria sido atingido pelas costas. Familiares do presbítero estão no HRTM, aguardando a realização da cirurgia. Entre eles, os médicos Liginey Oliveira e Natália Roberta, genro e filha de José Alves.


 Escrito por Paulo Martins às 17h30
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



VIOLÊNCIA EM MOSSORÓ
Assaltante atira em dirigente de congregação da Assembleia de Deus
Presbítero José Alves

O promotor de vendas e dirigente de congregação da Assembleia de Deus em Mossoró, presbítero José Alves, sofreu um tiro de um assaltante, por volta das 3 horas da tarde desta quarta-feira, na BR 304, em Mossoró. José Alves seguia em uma motocicleta, nas proximidades da base da Petrobras, quando ocorreu a tentativa de assalto e recebeu um tiro nas costas. De acordo com informações recebidas pelo blog, um projétil atingiu a veia aorta. O presbítero está internado no Hospital Regional Tarcísio Maia. Seu estado de saúde é considerado grave devido ele ter perdido muito sangue.  


 Escrito por Paulo Martins às 16h38
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Milton Marques é reeleito como reitor da Uern

Reitor reeleito, Milton Marques
O reitor Milton Marques e o vice Aécio Cândido conquistaram o direito de continuarem à frente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) até 2013. Eles obtiveram a maioria dos votos da comunidade universitária, composta pelos professores, servidores e estudantes. Os professores Gilton Sampaio e José Ronaldo foram os candidatos a reitor e a vice, na chapa da oposição.



 Escrito por Paulo Martins às 16h30
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Município vai ter que investir para recuperar estrutura

Entre problemas como a queda das receitas do município, a gestão da prefeita Lanice Ferreira encontrou a estrutura de veículos e máquinas sucateada e terá que investir na sua recuperação. Veja algumas fotos que mostram um pouco do quadro deixado pela gestão anterior. 


Trator foi encontrado sem motor


 Escrito por Paulo Martins às 15h56
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Governo adailista mudou pintura e colocou logomarca com a cor vermelha


Administração de Adail Vale mudou a cor de ônibus escolar aquirido na gestão do ex-prefeito Gilberto Martins


 Escrito por Paulo Martins às 15h37
(4) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Gestão não teve cuidado com parte interior de ônibus escolar



É visível a deterioração de veículo em seu interior



 Escrito por Paulo Martins às 15h32
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Detalhe de assento do ônibus escolar 



Banco precisa de serviço de capotoria


 Escrito por Paulo Martins às 15h26
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 




Lições de Aluízio
 No livro "Lições que Aprendi com Ele e o que a Vida me Ensinou", Aluízio Alves Filho conta fatos da história política do Rio Grande do Norte, especialmente envolvendo a trajetória de seu pai, o ex-deputado federal, ex-governador, ex-ministro de Estado e empresário de Comunicação, Aluízio Alves. Aluizinho, como é conhecido, foi criado no Jardim Botânico/Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Cresceu vendo o pai respirar e transpirar política. Participou dos bastidores de campanhas eleitorais e cuidou dos negócios da família, administrando a “TV Cabugi” e integrando o Jornal “Tribuna do Norte”. No livro, ele fala trajetória do pai, quando este ajudou Carlos Lacerda a fundar, no Rio, o jornal “Tribuna da Imprensa”. Aluizinho relembra instantes de glória, como a conquista do governo do Estado, pelo pai, nos anos 60, e os momentos angustiantes da cassação dos direitos políticos de Aluízio Alves, pela Ditadura Militar. Escreve também sobre a participação de Aluízio na luta que culminou com a vitória de Tancredo Neves, eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral. Aluzinho fala da ascensão de Aluízio ao cargo de ministro de Estado, a conquista da concessão da TV Cabugi e a venda da emissora. Aluízio Filho exalta as virtudes do pai e da mãe, dona Ivone, dos quais diz ter muita saudade. Ele se abre e fala de dificuldades financeiras e divisões na família. Mas, apesar de tratar de fatos e dramas pessoais, o livro tem importância por trazer à tona revelações de um filho de Aluízio Alves, um dos maiores líderes populares do Rio Grande do Norte em todos os tempos. (A publicação está disponível na livraria Siciliano, no Mossoró West Shopping).  


R$ 12 bilhões para habitação
 A Folha Online informa: O pacote habitacional de construção de 1 milhão de casas do governo Lula terá R$ 12 bilhões de recursos do FGTS. A destinação desse dinheiro foi aprovada hoje pelo Conselho Curador do Fundo. O detalhamento do pacote será feito nesta quarta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 Desse valor, R$ 4 bilhões serão utilizados neste ano, para subsídio. Nem todo esse dinheiro é novo. O orçamento do FGTS já previa R$ 1,6 bilhão que seriam utilizados para subsídio. Os outros R$ 8 bilhões ficam para 2010.

 Decisão sensata
Devido às dificuldades enfrentadas pelo município, a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado não realizará as comemorações dos 46 anos de emancipação política. 
A decisão se baseia na situação em que a prefeita Lanice Ferreira encontrou a Prefeitura. A gestão passada deixou dívidas com fornecedores, prestadores de serviços, órgãos do governo e uma estrutura sucateada. Principalmente em se tratando de veículos, transportes, equipamentos e prédios públicos.
Acrescentam-se ao quadro de adversidades as constantes quedas da receita do município, com destaque para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os estragos causados pelas intensas chuvas ocorridas em Dix-sept Rosado.

Descontos no IPTU
Os contribuintes do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), em Mossoró, têm até o dia 31 deste mês para pagar o tributo com descontos. Quem estiver com os anos anteriores a 2009 em dia vai ter desconto de até 55 por cento, caso pague o IPTU deste ano de uma só vez. Aqueles que optarem pelo parcelamento obterão redução de 35 por cento. Os carnês são entregues pelos Correios. Os contribuintes que ainda não receberam o documento devem solicitar a emissão de segunda via na Secretaria de Tributação do Município (SEMUT) ou imprimir através do site da PREFEITURA DE MOSSORÓ. Quem pagar o IPTU também vai concorrer a prêmios. Mais informações pelos telefones (84) 3315-4896 e 3315-4909.


 Escrito por Paulo Martins às 05h33
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Universal na FM 95
A Rádio FM Abolição, de Mossoró, abre espaço para programa evangélico em sua programação. A Igreja Universal do Reino do Deus contratou horário na FM 95, depois de anos na Rádio Libertadora AM (1430 KHz). Historicamente, a Iurd contrata horário no rádio com expectativa de compra das emissoras. Assim tem sido ao longo dos anos em outras regiões do país. Em Mossoró, as emissoras raramente cedem para programas evangélicos. Isso ocorre mais quando as vendas de anúncios no mercado não correspondem.  

Ponte sobre o rio
A ponte sobre um dos canais do Rio Apodi-Mossoró, ligando a Rua Benício Filho a outras áreas da cidade somente sairá quando o Bairro Ilha de Santa Luzia tiver um representante na Câmara Muncipal para defender os interesses da comunidade. O então candidato a vereador, Adriano Gesso, fez a afirmação em setembro do ano passado, quando participava de movimentação denominada "Debate com o Povo", da coligação que apoiava a prefeita Fafá Rosado, à época candidata à reeleição.

Pastor cirurgiado
Operado na última quinta-feira em Natal, passa bem o secretário executivo da Assembleia de Deus em Mossoró, pastor Francisco Vicente de Oliveira.

Gilvaneide Alves
A fisioterapeuta mossoroense Gilvaneide Alves será cirurgiada no dia 1º de abril, num hospital de Fortaleza, no Ceará. Ela é casada com o servidor público Alny Moura, também dirigente da congregação da Assembleia de Deus no Bairro Alto São Manoel.

Diplomação em Patu
A prefeita eleita Evilásia Gildênia, de Patu, e sua vice, Gorete Dantas, tem posse marcada para as 11 horas desta terça-feira, no Forum Municipal daquela cidade. Elas venceram a eleição suplementar do dia 1º de março.

Eleição na Uern
Professores, alunos e servidores elegem nesta terça-feira o reitor e o vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para o exercício de mandato até 2013. O atual reitor, Milton Marques, e o vice, Aécio Cândido, são candidatos à reeleição. Os professores Gilton Sampaio e José Ronaldo são os candidatos a reitor e a vice, na chapa da oposição.

Violência cresce
Os índices de violência em Mossoró são crescentes e vão se cristalizando em níveis altos. Mais um crime. Rápidas palavras, tiros e morte no Bairro Belo Horizonte. O interessante é que a maioria dessas tragédias começa em mesa de bar.  


 Escrito por Paulo Martins às 05h49
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Dezenove aprovados
Em Governador Dix-sept Rosado, pelas informações passadas ao blog, até aqui são 19 os aprovados no vestibular da Uern. Se tiver conhecimento de mais alguém classificado, envie para o e-mail paulo.martins15@hotmail.com o nome do estudante aprovado, com foto, que publicaremos. Confira a lista.

Aline Vieira de Andrade – Pedagogia



Anna Christina Martins do Nascimento – Pedagogia

 Laís Cristina de Oliveira Vale - Pedagogia

 Sarita Cavalcante Rodrigues – Pedagogia



Diana Ester Morais Paula – Jornalismo



Carlos Franklin de Meneses Sousa – Matemática

 Géssica Gabriele Freire do Rego - Ciências Biológicas
Antonio Denilson de Souza Oliveira - Química
 Hudny Costa do Vale – Química



 Itamir Vieira – Administração


 Gleydson Emanuel Rodrigues de Freitas - Administração
 Kadidja Florêncio do Rego – Matemática
 Levi Leal de Morais – Economia
Mayara Aline de Oliveira Moraes – Economia
 Nara Diana de Souza Morais - Economia
 Lucas Borges da Silva - Educação Física
 Wellke Maurício Rodrigues Araújo - Educação Física
Rubenê Rodrigues Araújo - Ciências Sociais
 Valdirene de Melo Rodrigues - Ciências Sociais


 Escrito por Paulo Martins às 14h14
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Bom senso
De acordo com uma fonte do blog, na situação atual a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado deveria evitar a contratação de artistas ou atração de nome nacional para as comemorações da emancipação política do município.

A decisão, em sendo adotada, teria a compreensão da população levando-se em conta as condições em que a atual gestão encontrou o município, os reflexos da crise econômica em suas receitas e a preocupação com a intensidade das chuvas na região.

Segundo tal concepção, como se trata das comemorações da emancipação política, a Prefeitura poderia realizar eventos com um cantor como Genildo Costa, o poeta Antonio Francisco, ambos com base em Mossoró, além bandas, cantores e artistas de teatros dix-septienses.

O município poderia ainda reunir atletas locais em competições, organizar palestras com educadores e outros profissionais.

Ainda segundo o mesmo raciocínio, pagaria a todos eles e valorizaria seus talentos a um custo bem menor, com o dinheiro circulando na economia local.
Uma questão de bom senso.


 Escrito por Paulo Martins às 14h00
(2) Vários Comentários  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Programa de acolhimento
Procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos bairros de Mossoró, em vez de ir direto para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em determinadas situações, coloca em risco a saúde de algumas pessoas, assegurou um profissional da saúde ao blog. Nos últimos dias, inibidas pela seleção do chamado "Programa de Acolhimento e Classificação de Risco", uma pessoa ficou penando nas UPAs do Bairro Alto São Manoel e Santo Antônio, que não ofereciam tratamento para a necessidade. Como achavam que o caso não seria classificado como "urgência", familiares evitaram procurar o atendimento do HRTM. O quadro era de dengue hemorrágica e pneumonia e culminou com a morte do paciente. A demora no tratamento necessário pode ter contribuído para o desfecho do caso. Sobre o assunto, não saiu vírgula na mídia.

50 anos
O pastor Martim Alves da Silva abriu, neste domingo, às 7 horas da noite, a programação comemorativa dos 50 anos da Assembleia de Deus no  Bairro Boa Vista. A solenidade começou com pioneiros entrando na nave do templo com a Bíblia Sagrada, bandeiras e estandarte. Além do pastor Martim, presidente da Assembleia de Deus em Mossoró e região, o atual dirigente da congregação, Antonio Valney Faustino esteve presente. Também compareceram os ex-dirigentes da AD Boa Vista, pastores Bernardo José de Souza, Deocleciano Ferreira e Elumar Pereira da Silva. Cantores e grupos locais participaram da solenidade de abertura. A programação continuará até o próximo domingo.

Questão de tempo
Com perseverança, a prefeita de Governador Dix-sept Rosado, Lanice Ferreira, vai superar a "oposição radical" à sua administração, disse um militante peemedebista. Segundo, o aliado de Lanice, o mesmo ocorreu com o ex-prefeito Gilberto Martins, mas sua administração venceu as adversidades. Para se ter uma idéia das dificuldades enfrentadas por Gilberto, à época, em menos de 60 dias o grupo do ex-prefeito Adail Vale já articulava a instalação de uma Comissão Especial de Investigação contra a gestão do PMDB. A administração enfrentou o quadro com a realização de obras. Com Lanice, a história vai se repetir. "É apenas uma questão de tempo", ressaltou a fonte do blog. E completou: "A população aprovou as gestões peemedebistas, que venceu as eleições de 1996, 2000, 2004 e 2008, e reprovou os governos de seus adversários".

Emanuele passou
Parabenizamos a cantora evangélica, Emanuele Camila Gomes Ferreira, aprovada no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande de Norte (Uern). Ela congrega na Assembleia de Deus, Bairro Boa Vista, e vai cursar Letras, com a habilitação em Língua Portuguesa.


 Escrito por Paulo Martins às 05h49
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Evangelho na Internet
Às 8 horas deste domingo, o site www.redepotiguar.com transmite o programa "A Voz da Assembleia de Deus" para o mundo cibernético. A apresentação é do jornalista Paulo Martins. No programa de hoje, o jovem Gildemberto Rodrigues da Assembleia de Deus do Bairro Boa Vista, em Mossoró, vai pregar a palavra de Deus. A Voz traz informações sobre o trabalho das igrejas e ainda a música evangélica. Os ouvintes podem participar pelos telefones (84) 3312-2265 e 3312-7260, ou ainda pelo MSN: paulo.martins15@hotmail.com  O programa "A Voz da Assembleia de Deus" é gerado pela Rádio Tapuyo de Mossoró, emissora da Rede Potiguar de Comunicação (RPC), composta pelas rádios Centenário de Caraúbas, Farol de Alexandria e Ivipanin de Areia Branca.


 Escrito por Paulo Martins às 07h00
(0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [  ] 



Mossoroense morre em acidente em Natal
O lojista Carlos Alexandre Queiroz morreu num acidente, anteontem, na via costeira, em Natal. Segundo uma fonte do blog, Carlos Queiroz é mossoroense, irmão do ex-vereador e ex-diretor do Instituto de Previdência do Estado (IPE), em Mossoró, Almeida Sobrinho.
Veja mais informações sobre o acidente que vitimou Carlos Queiroz, no DN ONLINE.


 Escrito por Paulo Martins às 23h47

Nenhum comentário:

Postar um comentário